A escadaria do Rosário, no Centro de Vitória, é um espaço de boa movimentação artística, principalmente quando se fala em hip hop. Por lá encontros locais com grupos de rap são feitos e, em época de carnaval e eventos de rua, a escadaria é também ocupada como uma espécie de ponto cultural.
E, a partir deste sábado (16), às 19h, a escadaria do Rosário ganha um espaço que será sede do Raiz Forte, um projeto que iniciou atividades abordando o universo negro feminino por meio dos cabelos em um web-documentário disponibilizado gratuitamente na internet.
A proposta do Raiz Forte Espaço de Criação é agregar iniciativas artístico-culturais que dialoguem com as discussões sobre africanismo, negritude e feminismo, funcionando como um pequeno centro cultural destinado a exposições, ensaios, escritório, além de cantina.
E para a noite de inauguração do espaço, será promovido um pocket show da cantora, dançarina e atriz Uana Mahin, de Pernambuco. Uana é uma das entrevistadas dos próximos vídeos do Raiz Forte e desenvolve um trabalho inspirado em ritmos africanos, como o afro beat, o blues e o jazz. No show, a cantora apresentará interpretações de canções de Itamar Assumpção, Elza Soares e Moacir Santos. O episódio do Raiz Forte com Uana Mahin também será exibido ao público na noite. Todas as atividades são gratuitas.
Os vídeos fazem parte da seção Mulheres de Raiz Forte, que destaca do perfis de mulheres de diferentes estados brasileiros que apresentam de forma bem particular como cada uma se mostra na sociedade enquanto mulheres negras. Além de Uana Mahin, já foram divulgados os perfis da musicista e educadora Xis Makeda, da artista plástica e recreadora Priscila Rezende e de Rejane Bicalho dos Santos.
Ao longo da ocupação da sede, o espaço apresentará as atividades do local e os projetos que funcionarão por lá. Já para conhecer melhor as atividades do Raiz Forte basta acessar o site do projeto.
Serviço
A inauguração do Raiz Forte Espaço de Criação, com pocket show de Uana Mahin, será realizado na noite deste sábado (16), a partir das 19h, na escadaria do Rosário. A participação é aberta ao público.