A professora Maria Bernadette Cunha de Lyra será homenageada, nesta sexta-feira (26), com o título honorífico de professora emérita da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O título será concedido em sessão solene realizada às 14 horas, na sala dos Conselhos Superiores, no prédio da Reitoria.
O título é a maior honraria existente no meio acadêmico e é concedido de forma rigorosa, àqueles profissionais que se destacaram em sua área de atuação, pela relevância e magnitude de sua produção e atividade científica, desfrutando de grande reconhecimento pela comunidade acadêmica.
Bernadette Lyra fez graduação no curso de Letras da Ufes, tem mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutorado em Cinema pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado na Université René Descartes/Sorbonne (Paris V).
A homenageada atuou como professora no Departamento de Línguas e Letras da Ufes entre os anos de 1976 e 1997 e é autora de inúmeros livros e artigos sobre cinema e audiovisual, bem como de obras premiadas de ficção publicadas no Brasil e no exterior. Entre seus livros mais conhecidos estão A panelinha de breu, Aqui começa a dança e A capitoa.
Nascida em Conceição da Barra, a escritora ocupa desde 2016, a cadeira número 1 da Academia Espírito-Santense de Letras. Ela é a quinta escritora a ocupar a cadeira que tem como patrono o historiador Afonso Cláudio de Freitas Rosa. Lyra substituiu o ex-professor de Direito da Ufes, escritor e ex-prefeito de Vitória Ferdinand Berredo de Menezes, falecido em 4 de setembro de 2015.
Obras: As Contas no Canto (contos), 1981; O Jardim das Delícias (contos), 1983; Corações de Cristal ou A Vida secreta das Enceradeiras (contos), 1984; Aqui começa a dança (novela), 1985; A Panelinha de Breu (romance), 1992; Memória das Ruínas de Creta, 1997; Tormentos Ocasionais, 1998; Tradução de Aden, Arábia, de Paul Nizan; A Nave Extraviada (não-ficção), 1995; O Parque das Felicidades (contos), 2009; A Capitoa (romance). 2014 e Fotogramas do Brasil; As chanchadas (não-ficção) 2014.