sábado, novembro 23, 2024
23.9 C
Vitória
sábado, novembro 23, 2024
sábado, novembro 23, 2024

Leia Também:

Escritora capixaba é selecionada no Prêmio Carolina Maria de Jesus

Mais na coluna: Adeus, Viana!; Lei João Bananeira; Galo de Belém; e Congo da Barra do Jucu

A escritora capixaba Andreia Delmaschio foi uma das selecionadas no Prêmio Carolina Maria de Jesus. Lançada no início deste ano, a premiação, realizada pelo Ministério da Cultura (Minc), recebeu inscrições de mulheres de todo o Brasil, autoras de livros inéditos dos mais diversos gêneros literários. Inicialmente, somente as 40 primeiras colocadas seriam premiadas com o valor de R$ 50 mil. Contudo, diante do grande número de participantes, que chegou a quase 2 mil, a quantidade aumentou para 60.

Tati Beling

Andreia Delmaschio é natural de Vitória e tem 13 livros publicados. A obra selecionada no Prêmio Carolina Maria de Jesus foi Urupema, um romance no qual conta a saga de uma família do interior do Espírito Santo que vai para a capital. No decorrer da estória, são mostrados os caminhos que cada um foi percorrendo, como o exílio, a política e a adesão ao fascismo.

Dívida histórica 

Para Andreia, o Prêmio Carolina Maria de Jesus é uma forma de reparação histórica com as mulheres, pois, para a mulher chegar a escrever e publicar um livro, “é bem mais difícil do que um homem”. A escritora, com toda razão, atribui isso à divisão sexual do trabalho, fazendo com que a mulher tenha sobrecarga de funções. “Na sociedade patriarcal, cabe a nós tarefas que os homens acham que não são deles”, diz. O homem, conclui a artista, “tem muito mais tempo para escrever”.

Prêmio Ufes de Literatura

Este ano foi de bons ventos para a escritora. Andreia também foi vencedora do Prêmio Ufes de Literatura, com o livro Ai de Ti, Camburi, na categoria romance. O fato de ter sido a única mulher vencedora é uma prova da afirmação de Andreia de que os homens têm muito mais possibilidades de escrever, e consequentemente, de publicar, do que as mulheres. O Prêmio Ufes de Literatura é realizado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por intermédio da Editora Universitária (Edufes), com o objetivo de incentivar e divulgar a produção de obras literárias em língua portuguesa. Ai de Ti, Camburi será lançado pela Edufes em 2024, mas ainda não há previsão de data.

Adeus, Viana!

Divulgação

Renata Weixter anunciou nas redes sociais sua despedida da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Viana (Secult) para assumir o gerenciamento cultural da Rede Sesc Espírito Santo, que abarca o Teatro Sesc Glória, no Centro de Vitória, e outras 16 unidades de norte a sul do Espírito Santo. À coluna, Renata informa que o propósito será descentralizar a cultura, uma vez que essas unidades têm espaços diversos, como auditórios, que podem também cumprir o papel de teatro, por exemplo, além de outras iniciativas que podem ser colocadas em prática. 

‘Coração apertado’

Renata também afirmou à coluna que sai de Viana “com o coração apertado”, mas acredita que “já cumpri o que tinha que cumprir”. De fato, o município teve muitos avanços na área da cultura em sua gestão, como a criação da Lei Municipal de Cultura, do Fundo Municipal de Cultura, a execução do Lei Paulo Gustavo, sendo um dos primeiros municípios a publicar edital. Foi também a primeira cidade capixaba a realizar a Conferência Municipal de Cultura este ano, com debate com a classe artística, tempo adequado para inscrições, realização organizada e em espaço apropriado.

Quem assume?

Renata informa que ainda não se sabe quem assumirá a pasta em Viana. Sua subsecretária, Josiana Galina, está no cargo interinamente. A ex-gestora pública diz, ainda, que poderá contribuir com a escolha de um novo nome para assumir a secretaria, o que pode ser um fator tranquilizador para os munícipes, uma vez que a contribuição vinda de alguém que fez um bom trabalho faz crer que as chances de haver um novo gestor que dará continuidade ao que foi feito são maiores. Renata também afirma que fará um período de transição de três meses.

Presidenta de honra

Renata também deixa de presidir o Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura do Espírito Santo (Forcult-ES), cuja presidência será assumida agora por Francislei da Rocha, o Duda, de Nova Venécia. Contudo, foi proposto que ela assuma a presidência de honra, iniciativa que diz tê-la emocionado muito. “É um reconhecimento do meu trabalho”, destaca orgulhosa. A proposta será discutida em reunião na próxima quinta (21). 

Prorrogação na Lei João Bananeira

Claudio Postay/PMC

Depois de dar um prazo curtíssimo, de penas 15 dias, para inscrições na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Cariacica João Bananeira, a gestão de Euclério Sampaio (MDB) prorrogou o prazo para 27 de dezembro. A forma de fazer a inscrição repetiu erros de editais passados, como a necessidade de ir pessoalmente ao protocolo da prefeitura entregar a documentação em pen drive ou impressa, para que seja digitalizada. Como a coluna já falou em editais anteriores, tem plataformas como o Mapa Cultural e o Prosas por meio das quais os artistas podem fazer suas inscrições sem sair de casa.

O Galo de Belém

Neste sábado (16), às 20h, será encenado no Parque Municipal Manolo Cabral, em Barro Vermelho, Vitória, a peça O Galo de Belém. A dramaturgia conta a história de um galo que é perseguido para completar o banquete de Natal, sendo que ele é o responsável por anunciar a chegada da festa natalina. A partir daí, várias situações engraçadas criadas pelo autor, Walmir Ayala, vão sendo inseridas no contexto. Os personagens passeiam entre a comédia Del’Arte e o teatro realista. Antes da apresentação da peça, às 19h, terá a apresentação da Cantata de Natal, com o Coro Santa Luzia, sob a regência do Maestro Max Carvalho.

Congo na Barra do Jucu

Dezembro é época de festa natalina, mas no Espírito Santo também é época de congo em diversos municípios. Neste domingo (17), às 15h, haverá a Fincada do Mastro de São Benedito, na Barra do Jucu, em Vila Velha., com a banda Raízes da Barra. A concentração será na rua Reginaldo Leão, perto do Campo do Barrense.

Até a próxima coluna!

Email: [email protected]

Mais Lidas