23.3 C
Vitória
sábado, setembro 7, 2024

Leia Também:

Escritora lança audiolivros infantis disponibilizados gratuitamente

Mais: sinopses dos audiolivros; mostra do Cineclube Colorado; programação do Cine Paredão

A escritora Lilian Menenguci disponibilizou gratuitamente três audiolivros no Youtube em comemoração do Dia do Escritor, comemorado nessa quinta-feira (25). Os audiolivros contam com histórias infantis voltadas para a faixa etária de três a seis anos de idade, com efeitos e trilhas sonoras, além de Audiodescrição e Língua Brasileira de Sinais (Libras). As obras têm os mesmos personagens, sendo o jovem Guto o principal deles. 

Divulgação

As obras são Álbum de família, narrativa que trata da relação intergeracional e da ancestralidade; Guto e o grande portal, que aborda as questões da internet, das tecnologias e o uso das telas pelas crianças; e O que você vai ser quando crescer?, proposta que trata das ideias das crianças sobre as atividades profissionais.

Sinopses

Apesar das três histórias terem os mesmos personagens, em cada uma delas são abordados temas distintos, como memória, tecnologia e futuro. Álbum de família conta a história de Guto, que, durante as férias escolares, adora viajar para a casa dos bisavós. Num final de tarde, o menino é surpreendido com um álbum que reúne fotografias de parte da família. Com a ajuda dos bisavós, o menino revira as páginas e se surpreende com um passado que, até então, não conhecia.

Sinopses II

Em Guto e o grande portal, o personagem principal, insatisfeito por não conseguir achar o carregador do seu celular, não vê graça em nada à volta. Largado no sofá, se afunda em desânimo. O bisavô Léo, percebendo o comportamento do menino, convida o pequeno para conhecer um baú. Ao revirar o que vai lá dentro, Guto descobre um grande portal para o passado e para o futuro. Em O que você vai ser quando crescer?, Guto tem um sonho. Nele, uma voz o encarrega de descobrir a profissão mais importante do mundo e escolher o que quer ser quando crescesse. Ao acordar, o menino permanece com aquela ideia na cabeça. 

Cineclube Colorado 

O Cineclube Colorado realiza, na próxima quinta-feira (1), a exibição de quatro curtas-metragens produzidos nas oficinas Stop Motion na Escola, um projeto de animação. O evento será às 19h, no Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto, em Campo Grande, Cariacica, na Grande Vitória. Os curtas a serem apresentados são O Mundo Invertido, O Gato Abandonado, A Caçadora e a Flor e O Monstro do ArmárioAs oficinas foram realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Talma Sarmento de Miranda, em Campo Grande. Os curtas foram criados por alunos do sexto e sétimo anos, com idade entre 11 e 13 anos. .

Os curtas 

Divulgação

O Mundo Invertido conta a história de um garoto que sentia medo o tempo todo, até o momento em que é arrastado para dentro do espelho pelo seu “eu” refletido e percebe que está no mundo invertido. O Gato Abandonado tem como personagem principal um filhote de gato que foi abandonado pelo seu tutor em uma rua deserta, mas que tem seu destino mudado por meio do amor de outra pessoa.

Os curtas II

Divulgação

Em A Caçadora e a Flor, uma caçadora entra acidentalmente no Jardim das Borboletas, onde encontra uma linda flor. No entanto, ela não entende que a beleza existe para ser admirada e não possuída, então, tenta arrancá-la da terra, mas terá uma surpresa. No curta O Monstro do Armário, uma menina descobre que alguns monstros são construídos por nós mesmos.

Cine Paredão

De 31 de julho a 22 de agosto, será realizado o Projeto Cine Paredão, com exibição gratuita de filmes em escolas da rede pública de ensino, projetos sociais e espaços culturais da Grande Vitória. A proposta busca promover sessões de cineclubismo voltadas para adolescentes e jovens periféricos a partir de filmes protagonizados por mulheres negras. A iniciativa é uma realização da Casa Urbana (CASU) e da YuP! Produções.

Cine Paredão II

Os filmes selecionados propõem uma reflexão sobre o corpo feminino e as danças afrourbanas, com foco na cultura do hip-hop e nas danças criadas pelas comunidades negras de Nova York, na década de 1980. O projeto vai contemplar cinco exibições de filmes seguidas por debates com as artistas convidadas, que são Bárbara Maia, Negana, Sarita Faustino, Gal Martins e Sayuki Mizrahi.

Programação

Na abertura do Cine Paredão, no dia 31 de julho, das 10h às 12h, no Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo I, na Serra, haverá apresentação do filme NoirBLUE – Deslocamentos de uma Dança. Nesse mesmo dia, das 19h às 21h, na Casa Urbana, em Maruípe, Vitória, acontecerá a exibição da série documental Move – Quando o Corpo Coreográfico Fala pela Humanidade. A série The Beat Diáspora – Funk Paulista será exibida no dia 2 de agosto, na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Irmã Maria Horta, na Praia do Canto, em Vitória, das 7h às 11h. Por fim, no dia 22 de agosto, o Espaço Ladeira, no Centro de Vitória, irá receber o público para assistir Paris Is Burning, das 18h às 22h. Todas as apresentações serão gratuitas e seguidas de debate.

Até a próxima coluna!

E-mail: [email protected]

Mais Lidas