segunda-feira, novembro 18, 2024
27.1 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

Escritores da Grande Vitória discutem literatura em São Mateus

 
Na próxima sexta-feira (24), a partir das 20h, o campus de São Mateus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) receberá o Circuito Ufes de Leituras promovido pela Edufes, a editora da universidade. Essa será a primeira edição do projeto que tem por objetivo divulgar, discutir e apresentar escritores capixabas e suas produções. O evento literário integra a programação do Ufes no Porto, um projeto multicultural da Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes. 
 
O intercâmbio literário entre autores, público e editores será realizado nos quatro campi da Universidade, começando por São Mateus. Nessa edição os escritores a estrear o projeto são autores de quatro editoras, duas atuantes na Grande Vitória, Cousa e Pedregulho; e uma de São Paulo, a Patuá; além de um representante da própria Edufes.  Os escritores de cada editora são: Waldo Motta (Patuá e Edufes), João Albani Chagas (Edufes), Aline Dias (Cousa e Pedregulho) e Caê Guimarães (Cousa). Já a mediação será de Saulo Ribeiro, escritor e editor da Cousa.
 
O Circuito Ufes de Leituras marca os 20 anos de atuação da Edufes e faz parte de uma das ações que a editora tem promovido nos últimos meses. O encontro com cada escritor será realizado no Restaurante Espaço Cultural Samburá, no Porto de São Mateus, onde a participação será livre. Os livros das editoras estarão disponíveis tanto para sorteio quanto para  compra. 
 
Escritores e suas obras
 
Além de leituras e saraus com os escritores, o evento aposta em um formato mais intimista em que os quatro escritores realizarão leituras de trechos de suas obras para o público presente, com a mediação de Saulo Ribeiro, editor na Cousa.  Em conjunto com as leituras, os participantes serão convidados a participarem do Sarau Selvagem, um momento de declamação de escritos ou textos de obras diversas.
 
Waldo Motta, poeta capixaba de renome, irá apresentar no evento a obra Terra Sem Mal, lançada recentemente pela editoria Patuá. A reunião de poemas constrói um recorte de textos narrativos, descritivos, argumentativos, monólogos e diálogos, caracterizado pela editora como “uma espécie de transgênero literário, poético”. Waldo é autor de livros como Eis o homem (1987); Poiezen (1990); Bundo e outros poemas (1996); e Transpaixão (2009), entre outros. 
 
Outro escritor que integra o evento literário é Caê Guimarães, nascido no Rio de Janeiro, mas capixaba de vivência. Caê já caminhou pelas áreas dos poemas, do jornalismo e do roteiro. Entre as obras que já publicou estão Por Baixo da Pele Fria (1997), Quando o Dia Nasce Sujo (2006), De Quando Minha Rua Tinha Borboletas (2010) e  seu atual trabalho Vácuo (2014), uma reunião de poesias lançado pela Cousa.
 
Como parte da geração mais recente de escritores capixabas estão João Chagas e Aline Dias. João é um escritor de Vila Velha que lançou o romance A Paz dos Vagabundos, pela Edufes – livro que versa sobre o assassinato de diversos moradores em situação de rua em Vitória. A obra foi vencedora do Prêmio Ufes de Literatura na categoria romance. 
 
Já Aline Dias chega ao evento com seu recém-lançado livro Além das Pernas, pela Pedregulho. A escritora é de Cachoeiro de Itapemirim e já lançou também o livro Vermelho, em 2012, pela Cousa. Já participou das coletâneas Prêmio Ufes de Literatura e Histórias Liliputianas. Além de livros publica também na revista Cachoeiro Cult e no site Samba pra Moças.
 
Serviço
A primeira edição do Circuito Ufes de leituras será realizada na próxima sexta-feira (24), a partir das 20h, no Restaurante Espaço Cultural Samburá, em Porto de São Mateus. O evento é aberto ao público. 

Mais Lidas