quarta-feira, janeiro 8, 2025
24.9 C
Vitória
quarta-feira, janeiro 8, 2025
quarta-feira, janeiro 8, 2025

Leia Também:

Espaço LGBTQIAPN+ de Vitória tem programação cultural em janeiro

Atividades na casa de acolhimento da Associação Gold incluem slam, ballroom e samba

Redes Sociais

Com o objetivo de promover o lazer, valorizar a juventude e aproximar a comunidade dos serviços de acolhimento que oferece, a Associação Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade (Gold), voltada ao público LGBTQIAPN+, dará início a uma série de sete eventos culturais neste mês de janeiro, na casa de acolhimento para pessoas em vulnerabilidade que está em construção ao lado da sua sede, no Centro de Vitória. As atividades incluem competições de slam e ballroom, apresentação de samba e grito de carnaval.

A iniciativa terá início com o Slam Gold, uma competição de poesia falada que acontecerá em todas as quatro sextas-feiras do mês, sempre a partir das 20h, reunindo coletivos de quatro cidades da Grande Vitória. A competição distribuirá prêmios de R$ 250 para os três primeiros colocados de cada edição, e as inscrições são gratuitas, realizadas no momento do evento.

Nesta sexta-feira (10), a abertura será com o coletivo Slam Forte, de Vitória. Em seguida, o Slam Quimera, de Vila Velha, se apresentará no dia 17, seguido pelo Slam Cinco, de Cariacica, no dia 24. A competição encerrando com o Slam Cria, da Serra, no dia 31.  

Para a coordenadora de Ações e Projetos da Associação Gold, Deborah Sabará o slam é uma forma de aproximar mais pessoas da associação, além de promover o empoderamento e a valorização dessa expressão cultural. “Os jovens que vêm aqui para o slam também passam a conhecer o serviço social, o trabalho das psicólogas e outras atividades da Gold. Queremos que eles enxerguem este espaço como uma referência para suas necessidades e como ponto de cultura”, explica. 

Além do slam, a programação inclui competição de ballroom comandada pelo grupo Casa Lacraia Cunty, marcada para o dia 18. Inspirado na cultura ballroom, que une arte, dança e performance, o evento celebra a diversidade e resistência cultural, com competições performáticas e também com premiações de R$ 250 para os três primeiros colocados.

No dia 19, o Samba das Travestis trará apresentações musicais de artistas drag e performances de travestis, celebrando a cultura LGBTQIAPN+ com muita alegria e resistência. Segundo Deborah Sabará, o evento é uma forma de destacar o talento e a representatividade dessas artistas. 

Deborah Sabará. Foto: Redes Sociais

Já o Grito de Carnaval, com data ainda a definir, marcará o início da temporada carnavalesca com uma banda de axé e um ambiente de celebração coletiva. “Queremos trazer a energia do Carnaval para reforçar que este espaço é de acolhimento, mas também de festa, cultura e união”, ressaltou a coordenadora da Gold. 

Deborah Sabará explica que o intuito da programação é consolidar um espaço de convivência e expressão cultural, além de um centro de apoio para a população LGBTQIAPN+ e outros grupos sociais, sempre dialogando com diversos públicos. “Queremos que todos se sintam confortáveis aqui, não apenas pessoas LGBTs. Este é um lugar para todos”, reforçou.

Nesse sentido, a intenção é fazer do local um ponto de encontro e oportunidades para os jovens da Grande Vitória, tanto para a população LGBTQIAPN+ como para outras pessoas que busquem lazer, integração e acolhimento. “A Gold é uma instituição que demorou muito para conseguir uma sede. Mas esse espaço não é apenas nosso. Ele é para todos os coletivos e grupos que ainda não têm CNPJ ou lugar para se organizar”, explica.

Nova casa de acolhimento

A Casa Gold, localizada ao lado da sede da associação, no Centro de Vitória, foi adquirida com o objetivo de se tornar a primeira casa de acolhimento para pessoas em vulnerabilidade na região e oferecer apoio e serviços integrados. Atualmente em obras, o espaço será entregue por etapas, ainda sem previsão de conclusão total, mas já começa a ser utilizado para eventos culturais, com objetivo de gerar visibilidade e arrecadar recursos para o projeto.

“Estamos reformando por etapas. A primeira obra será a cozinha solidária, uma estrutura industrial e comunitária, que ficará pronta nos próximos meses. Ela permitirá a produção de até mil marmitas em situações de emergência climática e dará suporte a eventos comunitários”, explicou Deborah Sabará. Além disso, a cozinha será utilizada para cursos de panificação e culinária saudável, promovendo capacitação e geração de renda para a comunidade. 

Ao promover esses eventos, a Gold busca furar a bolha de seus usuários habituais e atrair pessoas que ainda não conhecem os serviços da instituição. O objetivo é criar uma ponte entre a juventude, a cultura e as redes de apoio social. “Fazer com que as pessoas conheçam a Gold é fundamental. Assim, elas podem indicar para amigos e familiares que precisam de acolhimento”, destaca Deborah. 

Serviço: 

Programação cultural da Associação Gold
Quando: 10 a 31 de janeiro (sextas-feiras), a partir das 20h
Onde: Casa Gold – Av. Presidente Florentino Avidos, 492, Centro, Vitória-ES, CEP 29010-240, 1º andar (ao lado da sede da Gold)
Entrada: gratuita

Atividades: 

  • 10/01: Slam Forte 
  • 17/01: Slam Quimera 
  • 18/01: Ballroom com Casa Lacraia Cunty 
  • 19/01: Samba das Travestis 
  • 24/01: Slam Cinco 
  • 31/01: Slam Cria 

Mais Lidas