Interpretado por um casal, o espetáculo A Noite em que Blanche Dubois Chorou sobre minha pobre alma conta a história de uma ex-atriz solitária que encontra cumplicidade e amizade com um garoto de programa. A atriz Maria Alice faz o papel da protagonista Estela, uma atriz frustrada por nunca ter interpretado a personagem Blanche Dubois, personagem da peça Um bonde chamado desejo, de Tennessee Williams.
O sonho não realizado faz com que Estela encarne a personagem em sua vida real e passa a enfrentar crises emocionais, além da carência afetiva e a da solidão que levam Estela ao alcoolismo. Para lhe fazer companhia, ela contrata os serviços de um garoto de programa. Neste encontro, eles acabam por compartilhar vivências, decepções e a infelicidade de estar só, e formam uma relação de cumplicidade e grande identificação.
O espetáculo é dirigido por Nieve Matos e traz no elenco, além de Maria Alice Costa, Othoniel Cibien no papel do garoto de programa. O casal irá se apresentar em duas ocasiões neste final de semana no Espaço Má Companhia, no sábado (9), às 20h, e no domingo (10), às 19h.
Maria Alice conta que a diretora Nieve Matos apresentou uma proposta muito irreverente para os atores, que precisaram trabalhar muito para se adaptar a ideia da diretora. “Nieve trabalha com o teatro contemporâneo e essa foi uma das minhas primeiras experiências com um projeto desse estilo”, diz Maria Alice. A atriz explica que o espetáculo exige intensidade da dupla para contrapor o cenário minimalista ao redor.
O texto de A Noite em que Blanche Dubois Chorou sobre Minha Pobre Alma é do paulista Jarbas Capusso Filho. O texto é uma atualização de Um Bonde Chamado Desejo, de Tennessee Williams, além disso, o autor também conseguiu traduzir a peça dos anos 40 para o contexto da realidade brasileira. O texto de Jarbas Capusso ganhou o Prêmio Funarte de Dramaturgia na Categoria Teatro Adulto 2003 – Região Sudeste.
Serviço
A Noite Em Que Blanche Dubois Chorou Sobre Minha Pobre Alma será apresentado neste sábado (9), às 20h, e no domingo (10), no Espaço Má Companhia. Rua Professor Baltazar, 152, Centro de Vitória (na ladeira de acesso à Catedral). Ingresso: R$ 20,00 (inteira)