Nesta sexta (20) e sábado (21), o Centro de Vitória vai ser palco do espetáculo Joanas, fruto de uma parceria entre o Grupo Z de Teatro e Isso não é Flamenco. As apresentações começam às 19h30 nos dois dias, na rua Sete de Setembro, e são gratuitas ao público.
Joanas é uma releitura livre da famosa peça Gota D’água, de Chico Buarque e Paulo Pontes, a partir da utilização da linguagem da dança-teatro e do flamenco como suporte para a performance.
“Essa é a primeira vez que o espetáculo é apresentado na rua, isso é interessante porque amplia o acesso da população à cultura e à arte. Quem estiver passando pelo local vai poder acompanhar a apresentação”, explicou a bailarina Ivna Messina, criadora do projeto Isso não é flamenco e integrante do Grupo Z de Teatro.
O projeto Isso não é flamenco foi criado em 2012 pela bailarina Ivna Messina e parte da dança flamenca, de sua desconstrução e seu contato com outras vertentes artísticas, com o objetivo de extrapolar os limites já estabelecidos do domínio e uso da dança flamenca. Ao convidar outros artistas para dialogar com a linguagem da dança, o projeto possibilita a experimentação e a criação de diferentes trabalhos poéticos.
Já o Grupo Z de Teatro foi criado em 1996, e faz uso de três eixos em seu trabalho: o desenvolvimento de dramaturgia própria; a criação a partir do corpo e a utilização de espaços diversos; e as relações entre cena e plateia advindas desse contato. Entre os trabalhos, destacam-se Insone, O Grande Circo Ínfimo, Dom Casmurro, Olhos de Ver e Zorra. Em sua trajetória, o grupo participou de festivais e eventos como Palco Giratório; Festival ES de Dança; Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória; e Festival Vitória Brasil de Dança Contemporânea. Em 2013, o Grupo Z lançou um livro sobre os primeiros 15 anos de sua trajetória.
Serviço
O espetáculo Joanas será apresentado na sexta-feira (20) e sábado (21), às 19h30 na rua Sete de Setembro, no Centro de Vitória. A participação é livre.