domingo, novembro 17, 2024
22.7 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Estudo aberto sobre a história do cinema brasileiro aborda clássico de Zé do Caixão

 
Desde agosto o curso Uma História do Cinema Brasileiro tem sido realizado com aulas periódicas sobre a trajetória do cinema nacional. As aulas são ministradas pelo professor Fabio Camarneiro, do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). E, além de gratuitas, elas são abertas e acessíveis não só à comunidade acadêmica, mas também a qualquer pessoas que tiver interesse em participar. As aulas são realizadas no Cine Metrópolis, em Goiabeiras. 
 
Em cada aula um tema é abordado. Para isso, além de exibir filmes na íntegra, Fabio Camarneiro segue com discussões entre os participantes para apresentar os contextos das obras e seguir as transições que os filmes brasileiros escolhidos apresentam de forma a contar a história do cinema brasileiro.  O curso é realizado com apoio da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) e segue os estudos de autores como Paulo Emilio Salles Gomes, Jean-Claude Bernardet, Ismail Xavier, entre outros.
 
O filme desta quinta-feira (19) será Esta noite encarnarei no teu cadáver, longa de 1987, dirigido pelo também ator José Mojica Marins, o famoso Zé do Caixão (foto de capa e acima). A sessão será às 9h. No filme, Zé do Caixão ainda está em busca da mulher perfeita para dar a luz ao seu filho, e, com a ficha limpa pelos crimes cometidos no passado no primeiro filme (À Meia-Noite Levarei Tua Alma, de 1964, que também já foi tema de uma aula do curso no último dia 12), continua aterrorizando a população de uma pequena cidade com suas sádicas e iconoclastas práticas.
 
No trailer de Esta noite encarnarei no teu cadáver (vídeo abaixo) é possível perceber que o gênero do filme é o terror, entretanto no 'estilo' baixo orçamento e beirando inclusive o cômico, o que fez muito sucesso na década de 1980 e contribuiu para que o personagem Zé do Caixão caísse nas graças do povo.
 
 
O curso já exibiu, até então, 12 filmes de diversos diretores. A primeira aula foi com a obra São Paulo Sociedade Anônima (1965), de Luís Sergio Person; as aulas seguintes abrangeram os longas A grande cidade (1966), de Carlos Diegues; Todas as mulheres do mundo (1967), de Domingos Oliveira; O desafio (1965), de Paulo Cesar Saraceni; o clássico Terra em transe (1967), de Glauber Rocha; O bravo guerreiro (1969), de Gustavo Dahl; entre diversos outros. A última aula será no próximo dia 26, com mais um filme de Zé do Caixão, O despertar da besta – O ritual dos sádicos, de 1970. 
 
Cada aula segue com discussões independentes, dessa forma é possível participar dos encontros independentemente do acompanhamento do curso inteiro. 
 
 
Serviço
 
A próxima aula do curso Uma História do Cinema Brasileiro, com Fabio Camarneiro, será na quinta-feira (19), às 9h, no Cine Metrópolis –  avenida Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória. A participação é livre. 

Mais Lidas