O Congo é uma das expressões culturais mais importantes do Espírito Santo. A música, a dança, com uma coreografia própria e o caráter participativo dos cortejos, que contam com a interação do público, refletem uma das mais tradicionais manifestações da cultura popular local e uma das mais importantes contribuições da cultura negra do Estado.
Para celebrar o ritmo tipicamente capixaba, acontece no próximo sábado (12), a partir das 16h, na Escadaria Ranulpho Gianordo, na Fonte Grande, em Vitória, uma festa em comemoração aos 420 anos de Congada, com a participação da banda de Congo do Centro Histórico de Vitória.
A festa também será palco para o X Prêmio Bienal São Benedito, que tem como objetivo homenagear a cultura negra. A honraria é entregue a personalidades e instituições que promovem e divulgam a arte e cultura afrodescendente no Espirito Santo.
Na ocasião haverá ainda o relançamento do DVD Fonte da Folia ao Vivo, que borda os 420 anos da cultura afrodescendente, através da tradição musical do Morro da Fonte Grande/Piedade, passando por diversos gêneros, como o congado e o samba produzidos na cidade de Vitória.
Gravado em 2005, no Teatro do Sesi, durante a apresentação do espetáculo Fonte de Folia, o DVD conta com a participação de Mestre Mario Ramos (primeiro compositor de samba-enredo de Vitória); e Aloízio Abreu, o Mestre Paru, primeiro mestre de bateria do Espírito Santo.
As vendas do DVD serão revertidas para os preparativos da Festa de São Benedito de 2015, que acontece no dia 27 deste mês, com a procissão de São Benedito pelas ruas do Centro Histórico de Vitória, com concentração na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a partir das 17h.
A organização do evento é da Banda de Congo Vira Mundo, do Morro da Fonte Grande.
Serviço
A Festa dos 420 Anos de Congada terá realização no próximo sábado (12), a partir das 17h, na Escadaria Ranulpho Gianordo, na Fonte Grande, Centro de Vitória. A participação é livre.