Festival Zacimba Gaba terá dança, batalha de rap, contação de histórias, exposição e artesanato
Neste sábado (25), das 16h às 22h, o Espaço Cultural Casa Roxa, em Marataízes, no litoral sul do Espírito Santo, receberá o Festival Cultural Zacimba Gaba, que busca fortalecer a luta antirracista no Mês da Consciência Negra. O evento terá atrações culturais diversas, contando com a contribuição de artistas e grupos culturais comunitários do município e região.
O projeto foi idealizado por Juciane de Souza, produtora e agente cultural, em parceria com Guilherme Nascimento, presidente da Casa Roxa e ativista dos direitos humanos, e contou com a colaboração de todos os envolvidos na elaboração da programação do festival.
Uma das atrações será a apresentação cênica “Yzis em Pindorama”, da artista de origem indígena Thamilles Rodrigues. A performance será centrada em um conto sobre a história de Marataízes e da colonização do Brasil, trazendo em cena também, de forma lúdica, o universo da coruja buraqueira, um pássaro que pode ser encontrado nas praias da região.
Já o grupo infantil “Dai Graças” apresentará o espetáculo de dança “Ciclo da Vida”, relacionado ao tema do filme “Rei Leão”. As ações do grupo compõem um projeto de dança da Casa Roxa na comunidade de Nossa Senhora dos Navegantes.
A programação terá ainda uma edição do Marata Rap, um movimento de batalha de rap que acontece periodicamente em Marataízes. Também haverá apresentações da MC Minanai e dos MC’s SD, Opulence Uni e PHbeatzz, que atuam no litoral sul.
Haverá espaço ainda para as obras dos artistas Endilly Nascimento, Vinícius Martins e Maicon T’Xangô, através da exposição Raízes, Cultura e Protagonismo, que, neste mês de novembro, já passou por Cachoeiro de Itapemirim e Itapemirim. A exposição celebra a cultura negra capixaba por meio de ilustrações, fotografias e instalação artística.
Guilherme Nascimento também ficará responsável por contar histórias de seu livro infantojuvenil Amadé Ayé, que apresenta 12 contos dos orixás mais cultivados no Espírito Santo.
Além dessas atrações, artesãs negras do sul do Estado comercializarão seus produtos durante o festival.
Zacimba Gaba
O festival, realizado com recursos do edital Raul Sampaio do Fundo a Fundo Cultural, homenageia a história da princesa angolana Zacimba Gaba, que, escravizada em território capixaba, liderou seu povo contra as opressões dos contrabandistas de escravos, fundando um quilombo no século XVII.
“Zacimba Gaba não é apenas um festival. É um grito coletivo pela preservação, valorização e respeito à diversidade em meio ao preconceito, racismo e intolerância religiosa. Vai além de um evento cultural, sendo um convite para construirmos juntos um futuro sem injustiça racial, onde cada nota e cada dança são pontes para um entendimento mais profundo. É a expressão do nosso compromisso com a mudança e uma celebração autêntica da riqueza da cultura afrobrasileira”, afirma Juciane de Souza.
Serviço
Festival Cultural Zacimba Gaba
Quando: 25/11 (sábado), das 16 às 22h
Onde: Espaço Cultural Casa Roxa – Rua Simões, nº 55, Cidade Nova, Marataízes (ES)
Programação
16h – Exposição Raízes, Cultura e Protagonismo: mostra especial do projeto itinerante de artes visuais.
16h30 – O Ciclo da Vida: espetáculo de dança pelo grupo Dai Graças da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes.
17h – Crianças da Terra: Contação de histórias de Amadé Ayé por Guilherme Nascimento.
17:30h – Yzis em Pindorama: Apresentação cênica por Thamilles Rodrigues.
18h – MC Minanai
18h30 – Batalha MARATA RAP: Edição Resistência.
19h30 – MC SD
20h30 – Opulence Uni
21h30 – PHbeatzz.