segunda-feira, novembro 18, 2024
27.1 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

Evento resgata movimento cultural da Barra do Jucu

 
Thiago Vescovi trabalha como contador, tem 35 anos, e é também poeta. Sendo artista e morador da Barra do Jucu, em Vila Velha, foi um dos artistas que se mobilizou para resgatar a cultura local em um novo movimento, a Culturada Viral. O evento, que envolve manifestações culturais, ambientais e esportivas, terá sua estreia nesta quarta-feira (13), a partir das 19h, e segue até domingo (17), inteiramente gratuito ao público. 
 
O objetivo principal e que fez com que os moradores da Barra do Jucu se unissem para estruturar em conjunto a Culturada, foi a falta de políticas culturais para o público local. A história do evento está bem ligada a Thiago e sua vivência na Barra do Jucu, como conta ele. “Comecei a participar culturalmente na Barra do Jucu por meio de um sarau de poesia. Esse sarau aconteceu entre os anos de 2005 e 2009, depois acabou devido à mudança de prefeito e à transformação da Casa da Cultura em um ponto para outros fins. Com isso, as pessoas que frequentavam o sarau mantiveram contato, até por sermos moradores do mesmo ambiente, e foram se conectando com artistas locais de outras manifestações culturais. A ideia era que nós mesmo resgatássemos a visibilidade da cultura daqui”. 
 
Surgiu, então, a Culturada Viral, uma iniciativa dos próprios artistas da Barra para dar voz a um novo movimento. Foram 60 dias desde a primeira reunião para que se montasse toda a programação. “Tivemos 20 pessoas envolvidas diretamente na montagem. No nosso primeiro encontro, feito em primeiro de abril, foi uma tempestade de ideias e daí em diante fomos trabalhando nas propostas. Muitas coisas tiveram de ficar de fora, pois não tínhamos pernas para conseguir viabilizar tudo. O que fizemos foi destacar e priorizar a cultura presente na Barra”, explica Thiago. 
 
A Culturada agrega numa só programação poesia, música, folclore, meio ambiente, saúde, fotografia, surfe, gastronomia, teatro, artes plásticas, capoeira, cinema, brincadeiras de rua, entre outras atividades. Para viabilizar tudo isso sem verba, foi preciso a união de cada um dos artistas participantes. “Tudo foi firmado com a boa vontade dos envolvidos, nos conhecemos como artistas e moradores, e fomos nos articulando. Nenhuma atividade envolve dinheiro, todas as apresentações são gratuitas, as estruturas e espaços foram cedidos, algumas bandas disponibilizaram seus aparatos técnicos e, assim, o evento foi se firmando”.  
 
Entre as atrações do evento estão as bandas Casaca (foto de capa) e Kalifa; além das apresentações dos grupos de Congo da Barra do Jucu. A pentacampeã de bodyboard Neymara Carvalho também está entre as participações especiais, com um aulão de bodyboard na Praia do Barrão. A data de abertura do evento foi escolhida por um motivo certeiro: em 13 de maio, até cerca de 20 anos atrás, era realizada a Festa do Morro da Concha, tradicional entre os moradores.
 
E, apesar da Culturada Viral nascer como um grito de alerta para a cultura local, o evento foi estruturado com muita animação pela comunidade e trouxe bons resultados antes mesmo de ser realizado, como conta Thiago. “A experiencia foi muito gratificante. Como artista, pude ver uma aproximação clara entre nossa classe. O movimento serviu para nos conhecermos melhor”. 
 
 
Serviço
A programação do Culturada Viral se inicia nesta quarta-feira (13), a partir das 19h, e segue até domingo (17). Todas as atividades são realizadas na Barra do Jucu, em Vila Velha, e a participação é livre. 

Mais Lidas