No município de Serra tem surgido recentemente algumas iniciativas culturais de cunho independente que promovem eventos em bairros da periferia. O intuito, geralmente, é tentar impulsionar a movimentação cultural de tais locais, na proposta de destacar artistas e coletivos de Serra e, assim, despertar o interesse da população e dos artistas em manter essa movimentação cultural em seus bairros e comunidades – inclusive como combate à violência.
Um desses exemplos recentes é o I Festival de Graffiti, que será realizado no sábado (27) e domingo (28) no bairro Jardim Tropical – uma iniciativa de caráter comunitário impulsionada pelo grupo Equipe Botocudos. E neste mesmo fim de semana, outro bairro de Serra promove mais um evento cultural nos mesmos moldes do Festival citado.
O evento em questão é o Rap Como Poesia apresenta: Somos o Caos da nova era, um encontro que reunirá uma série de atividades culturais no bairro de Novo Horizonte – outro ponto do município bastante destacado pela violência nas abordagens da mídia local. Por lá o evento será realizado no sábado (27), a partir das 18h, e com programação aberta ao público.
Os destaques do evento são as manifestações do movimento hip hop, a começar pelo sarau e pelas apresentações de cantores, MC's e Dj's, como Naira Valente, Prymoo, Derick Riadla e Luciano MC – além de microfone aberto para quem quiser se apresentar. Haverá também o lançamento do zine, que dá nome ao evento, Rap Como Poesia: Somos o caos da nova era. Naira Valente também volta a figurar no encontro com o lançamento de seu zine Particularidade.
Outra atração será a realização da primeira edição da Mostra Audiovisual CêNAtiva, que reúne a diretora Gisele Bernardes – responsável pelo curta-metragem Irmã de Cena (foto de capa), um retrato de dois grupos de rap locais formados unicamente por mulheres, o Preta Root's e o Melanina MC's. A diretora Lorhana Vitor também participa do evento para apresentar o curta Nós (vídeo acima), uma produção que aborda em 20 minutos o cotidiano de Ray e Gabriel, jovens negros e LGBTs na cidade de Vitória.
Além do debate com Gisele e Lorhana acerca das duas produções, a mostra conta ainda com os curtas Os muros gritam o silêncio, Violência, Anônima, entre outros.
Acompanhe o evento em rede social
Serviço
O evento o Rap Como Poesia apresenta: Somos o Caos da nova era tem realização no sábado (27), a partir das 10h, na praça central de Novo Horizonte, em Serra. A participação é livre.