A cidade de Vitória vai ficar mais colorida com os traços marcantes que são os destaques da exposição A Magia de Miró – desenhos e gravuras, assinada pelo artista catalão mundialmente conhecido, Joan Miró. A mostra foi aberta à visitação no Espaço Cultural do Palácio Anchieta, no Centro de Vitória, nessa terça-feira (22). O público terá a oportunidade de conhecer um pouco mais do ícone do surrealismo. A mostra vai até o dia 15 de novembro, quando retorna a Madri, na Espanha.
Vitória será a oitava capital brasileira a receber a exposição, que já foi vista por mais de 60 mil pessoas no Brasil. Com entrada gratuita, exposição é composta por 69 obras do pintor, além de fotografias que mostram um pouco da vida de Miró pelas lentes de Alfredo Melgar.
As ilustrações de A magia de Miró correspondem a diferentes épocas, entre 1962 e 1983, e remetem ao processo criativo do artista, que pintava e desenhava sobre qualquer superfície que permitisse exibir sua criatividade e conhecimento. O resultado é o traço colorido e inconfundível do gênio do surrealismo, que buscava a máxima intensidade com o mínimo de esforço e, assim, explicava a presença relevante dos espaços vazios em suas telas.
Alguns dos desenhos expostos são esboços ou notas, peças únicas, muitas delas realizadas em papel, com desenhos em várias superfícies, como lixa e papelão, feitos com lápis e giz de cera ao longo dos últimos cinco anos de sua vida. Já nas fotografias feitas por Alfredo Melgar, fotógrafo de Paris, responsável pela curadoria da exposição, além de ser amigo de Miró, o pintor aparece em diversos momentos de criação e de descontração em seu ateliê, revelando um plano mais íntimo e pessoal do catalão.
Nascido em Barcelona, na Espanha, em abril de 1893, Miró é um dos mais renomados artistas da História da Arte Moderna. Em suas pinturas e desenhos, tentou descobrir signos que representassem conceitos da natureza em um sentido poético e transcendental, revelando os aspectos em comum com dadaístas e surrealistas e sendo influenciado, principalmente, pelo pintor e poeta Paul Klee. Miró faleceu em 25 de dezembro de 1983, em Palma de Maiorca, na Espanha.
Serviço
A exposição A Magia de Miró – desenhos e gravuras, fica aberta ao público até o dia 15 de novembro, no Palácio Anchieta – Praça João Clímaco, s/n, Cidade alta, Centro de Vitória. As visitações podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; e sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h.