Dentro das ações da exposição Amensal, de Nicolas Soares, acontece, na próxima terça-feira (24), às 19h, na Casa Porto das Artes Plásticas, Centro de Vitória, o bate-papo Esta Aporia – uma análise poética e teórica do processo, que vai contar com a participação do próprio artista e do psicanalista Luís Moura, do Centro de Estudos Psicanalíticos de São Paulo.
O encontro propõe reflexões a partir das referências poéticas e teóricas que compõem a pesquisa do projeto Esta Aporia, e será pautado nos processos da pesquisa por meio das exposições Uma liturgia do desejo, que aconteceu na Galeria Homero Massena, em 2015, e Amensal, em cartaz na Casa Porto das Artes Plásticas.
A dupla irá analisar as possibilidades discursivas sobre o encontro com o outro, os redemoinhos do desejo, os percalços do amor e as dinâmicas do afeto, tendo como base pontos do livro Fragmentos de um Discurso Amoroso, de Roland Barthes, além da exibição dos vídeos Uma liturgia do desejo e Amensal.
Amensal, de Nicolas Soares, usa a fotografia para unir os conceitos do amensalismo – definição biológica de certo tipo de relação prejudicial entre espécies – e dos teóricos Roland Barthes e Gaston Bachelard para abordar questões em que não existe conectividade entre os seres, mas sim um sentir-se só, com suas expectativas e idealizações e, por fim, desventuras. A mostra não é recomendada para menores de 14 anos e fica em cartaz até o dia 4 de junho.
Serviço
O Bate-papo Esta Aporia – uma análise poética e teórica do processo, com Nicolas Soares e Luís Moura, será realizado na terça-feira (24), às 19h, na Casa Porto das Artes Plásticas – praça Manoel Silvino Monjardim, 66, Centro de Vitória. O evento é aberto ao público.