As lutas e anseios que sacudiram a sociedade capixaba nos últimos 75 anos também permearam a trajetória da Rádio Espírito Santo, pioneira na comunicação radiofônica do Estado. Esta história, contada por documentos e fotografias, chega ao público na próxima quinta-feira (20), às 19h, com a exposição Rádio Espírito Santo: 75 anos no ar, que será lançada na sede do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES).
Serão exibidas as diferentes fases da rádio, desde sua criação, na década de 1930, até a atualidade, revelando uma emissora ligada à produção regional e aos grandes momentos do país. No evento será apresentado um pocket show com o cantor Matheus Oliveira, junto com o violinista Daniel Macarine, interpretando clássicos da música popular brasileira e francesa.
Criada por um grupo de amigos, em plena ditadura Vargas, a Rádio Clube do Espírito Santo, como era inicialmente chamada, venceu desafios, desvendou fronteiras e se expandiu. O primeiro transmissor foi adquirido em abril de 1937 pelo Interventor federal João Punaro Bley. Dois anos depois foi entregue a sede, que funcionava no antigo Mercado da Capixaba, no Centro de Vitória.
A partir de então, as atividades se intensificaram com a realização de audições, testes, concursos e ensaios para a contratação do elenco. Com o prefixo PRI-9 entrou no ar, oficialmente, em 14 de janeiro de 1940. Na fase mais popular dos anos de 1950, a chamada Era de Ouro, os programas de auditório, voltados ao público infantil e adulto, revelaram muitos talentos locais. Artistas nacionais e internacionais também passaram pelos palcos e as suas radionovelas fizeram muito sucesso.
A ditadura militar (1964-1985) empreendeu a contínua censura e o rígido controle da informação, mas com a redemocratização do país, em 1985, a programação foi ampliada e a prestação de serviços se somou ao tripé música, esporte e jornalismo. Em 2015 foi inaugurado um estúdio digital e encontra-se em finalização a instalação do novo transmissor, de 50 Kilowatts, que irá inserir a emissora no cotidiano dos ouvintes de todo o Estado e de grande parte do território nacional.
Serviço
O lançamento da exposição Rádio Espírito Santo: 75 anos no Ar será realizado na quinta-feira (20), às 19h, na sede do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo – Rua Sete de Setembro, 414, Centro de Vitória. A entrada é livre.