sábado, novembro 16, 2024
26.6 C
Vitória
sábado, novembro 16, 2024
sábado, novembro 16, 2024

Leia Também:

Exposição ‘Memórias da Dança’ destaca trajetória das apresentações nos palcos capixabas

A mostra Memórias da Dança, aberta pelo Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APPES) na última segunda-feira (19), apresenta fotografias, cartazes e programas de espetáculos que relembram a trajetória de grupos de dança em suas apresentações nos palcos capixabas, além de homenagear Consuelo Rios, Carlos Lowzada, Magno Godoy e Maria Lúcia Calmon, importantes nomes da dança clássica e contemporânea no Estado.

Inserida no projeto Acervo em Exposição, que tem por objetivo apresentar os variados tipos de documentos disponíveis para pesquisa na instituição, a atividade revela que a capital do Estado estava em sintonia com o crescente movimento da dança clássica e contemporânea nacional. O lançamento contou com uma palestra do bailarino e coreógrafo Paulo Fernandes.

A ampla e consistente movimentação cultural das décadas de 1970, 1980 e 1990, período abarcado pela Mostra, também teve força e representatividade na dança do Espírito Santo. Nos anos da ditadura civil-militar, marcados pelo cerceamento das liberdades políticas e artísticas, diversos grupos, de estilos variados, deixaram um legado dos mais produtivos e transformadores.

Inicialmente com o apoio da formação técnica proveniente do Ballet Studio de Lenira Borges; e do curso de Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – em suas disciplinas voltadas para a dança, o folclore e a expressão corporal – foram abertos os caminhos para a profissionalização dos grupos e o surgimento de talentos que projetaram o Estado, uma vez que, por esses espaços, passaram bailarinos que se tornaram coreógrafos e diretores de companhias.

A exposição, que fica aberta ao público até o dia 25 de outubro, busca registrar a atuação dos grupos locais e de outros estados e países em suas performances em Vitória. Ações estas que contribuíram para consolidar a dança capixaba como expressão artística respeitada e admirada por suas criações e pela originalidade dos seus idealizadores. A entrada é franca.

Serviço

A exposição Memórias da Dança está aberta a visitações até o dia 25 de outubro na sede do Arquivo Público – rua Sete de Setembro, Centro, Vitória. O público pode ir de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h30. A entrada é franca. 

Mais Lidas