quinta-feira, novembro 21, 2024
26 C
Vitória
quinta-feira, novembro 21, 2024
quinta-feira, novembro 21, 2024

Leia Também:

Exposição mostra cultura e natureza de Conceição da Barra

Bruno Gustavo exibe na Casa da Barra sua obra com películas fotográficas aplicadas em pedras portuguesas

Nascido em Brasília e tendo estudado fotografia e audiovisual na Central Única das Favelas (CUFA), Bruno Gustavo encontrou em Conceição da Barra, no litoral norte do Espírito Santo, um refúgio. “É onde encontro minha paz espiritual e qualidade de vida. Uma cidade com uma luz natural maravilhosa , com uma paisagem exuberante”, diz sobre o local onde morou por dois anos e registrou inúmeras fotos. Algumas delas farão parte da exposição Fragmentos Visuais: Um olhar sobre a cultura e a natureza de Conceição da Barra, na qual usa uma técnica e suporte especiais: finas películas fotográficas aplicadas em pedras portuguesas.

A exposição fica em exibição entre 6 e 27 de janeiro na Casa da Barra, espaço cultural localizado na região central de Conceição da Barra, próximo à Praça do Cais. As visitas poderão ser feitas nas sextas-feiras, sábados e domingos, das 14h às 18h. A inauguração, que será às 17h desta sexta-feira (6), contará com a presença do fotógrafo, que vai conversar com o público presente sobre sua trajetória artística e profissional e sobre a exposição.

“As imagens são demonstrações artísticas com uma perspectiva diferente do cotidiano de Conceição da Barra, tanto de suas belezas naturais e patrimoniais como das paisagens fascinantes e das construções históricas, bem como da história de vida do povo tradicional que habita a região, oriundos dos quilombos e das demais heranças culturais que constituem o nosso povo negro”, diz Bruno, que tem uma trajetória profissional que inclui a documentação dos povos indígenas e afrodescendentes em suas questões sociais, políticas, culturais e econômicas.

O artista Thiago Balbino é o curador de Fragmentos Visuais. Ele conta que conheceu Bruno quando este morava no município e veio acompanhar a primeira exposição que era realizada no centro cultural. A partir dos diálogos, Thiago se surpreendeu com a quantidade de material trazida pelo fotógrafo, que ele espera que ainda seja desdobrado em outras exposições, utilizando novas plataformas. “Quando fui observar o trabalho dele, vi que tinha uma espécie de trajetória, uma linha de diálogo. São cenas e fragmentos do cotidiano de Conceição da Barra. Nesses fragmentos aparecem registros da cultura, do viver, da natureza”, relata.

Inaugurada em 1º de janeiro de 2020, a Casa da Barra funciona em uma casa de 1935 que encontrava-se deteriorada e foi reformada para servir como espaço cultural, comandado pela psicóloga Sônia Rodrigues e seu filho, o artista e produtor cultural Thiago Balbino. O local recebe exposições, debates, rodas de conversas, residências artísticas e outras atividades. Em anexo ao espaço está também o Casa da Barra Hostel Cultural, que oferece hospedagem a preços acessíveis e vivências culturais.

Mais Lidas