A Galeria Mirante – Espaço de Arte a Céu Aberto tem movimentado o visual urbano da avenida Vitória há algum tempo. As exposições artísticas que tomam conta das paredes do projeto – na fachada externa do prédio da Obra Social Nossa Senhora das Graças – continuam no objetivo de ressignificar a paisagem urbana, assim como gerar discussões e reflexões à quem passa despretensiosamente por lá.
E nesta semana mais uma exposição será colocada no espaço. É a mostra Porografia, da fotógrafa Luara Monteiro. O projeto é fruto de estudos iniciados pela artista lá no ano de 2008, quando Luara passou a unir a técnica da macrofotografia para produzir imagens que relacionam a pele com a memória. Neste trabalho atual, a relação da macrofotografia com a pele chega para dar voz a muitas mulheres.
A mostra reúne as marcas, cicatrizes, sinais, manchas e vivências impressas na pele de 16 mulheres moradoras de cidades capixabas com alto índice de violência contra a mulher. Algumas delas já são conhecidas da fotógrafa, outras foram aparecendo e o projeto continua a fotografar mulheres, basta entrar em contato por meio da página oficial em rede social.
“Tenho aprendido e refletido muito a cada encontro, são conversas e trocas com cada pessoa que tenho fotografado. Tenho me dedicado mais às mulheres. São muitas as questões, as dores e as dúvidas de como abordar conversas tão íntimas, de como dividi-las, de como dar voz a essas marcas e essas mulheres guerreiras que me cercam sem constrangimentos, sem rótulos, esteriótipos ou super exposição”, detalha Luara no site criado para expor as experiências e apresentar o projeto em seus detalhes.
E é a partir de detalhes que Porografia se forma, ampliando as marcas cutâneas dessas mulheres como forma de evidenciar suas experiências com o mundo e consigo mesmas. O projeto se propõe, através das imagens de marcas, rugas e cicatrizes, a reconhecer o protagonismo feminino, destacar essas mulheres como porta-vozes de suas vivências, resgatando suas histórias a partir de suas peles.
No site oficial do projeto é possível ter contato com algumas fotos e depoimentos de Luara Monteiro. A fotógrafa também usa o espaço para relatar os encontros com algumas das mulheres fotografadas, numa sensibilidade ímpar em destrinchar suas personagens. Dentre esses relatos, está a apresentação de Dona Maria, ou Dona Branca (foto acima), uma senhora prestes a completar seus 90 anos e que conta um pouco de sua história a partir de rugas, marcas e muitas experiências impressas na pele.
O resultado completo da mostra Porografia será exposto na Galeria Mirante na próxima sexta-feira (20), a partir das 10h. O trabalho ficará em exposição até 23 de junho.
Serviço
A mostra Porografia, de Luara Monteiro, será aberta na próxima sexta-feira (20), a partir das 10h, na Galeria Mirante – Espaço de Arte a Céu Aberto – Avenida Vitória, 1376, Jucutuquara, Vitória. A exposição é aberta ao público.