Aberta no início deste mês, na Galeria Homero Massena, a exposição Teatro Estúdio receberá a performance Decanto, até quando for preciso esquecer (Parte I), de Rubiane Maia, na próxima terça-feira (27), às 19 horas. Na apresentação, que tem duração de cerca de uma hora e acontecerá no andar do Edifício das Fundações onde funcionou o Teatro Estúdio, a artista irá recitar, ininterruptamente, o verbo esquecer em todos os modos e tempos verbais.
Aberta à visitação até o próximo dia 7 de março, a exposição Teatro Estúdio é de autoria de Herbert Baioco e tem como proposta reconstruir um espaço que já não existe a partir da atualização de memórias sobre esse lugar. A entrada é livre para o público.
Rubiane Maia é uma artista e pesquisadora que desenvolve trabalhos relacionados ao corpo e, assim, realiza o cruzamento entre a performance, a instalação, a fotografia e o vídeo. Em seu processo de criação e pesquisa ela flerta com o cinema e a literatura; também escreve ensaios, poesias e textos livres. Em comum, a performance e a exposição têm a memória como temática e material poético.
Apresentada em 2013 em Vila Nova de Gaia (Portugal), Decanto, até quando for preciso esquecer busca expor como as lembranças e os esquecimentos definem a presença humana no mundo. “É uma ação que fala sobre lembrar e esquecer – tenho trabalhado bastante com a temática da memória, como nos relacionamos com as coisas que lembramos e esquecemos. Na verdade não somente coisas, mas tudo. A construção do que somos para e pela memória”, explica Rubiane.
A exposição Teatro Estúdio é um trabalho de Herbert Baioco que propõe permear as questões da memória e do pertencimento, por meio das percepções entre o corpo e a arquitetura enquanto ruínas urbanas na contemporaneidade. Para isso, a instalação conta com a reconstrução da caixa cênica do Teatro Estúdio e com uma paisagem sonora carregada de temporalidade capaz de gerar uma abordagem crítica da história do espaço. O trabalho está aberto ao público desde o dia 7 de janeiro e seguirá até 7 de março, com visitações de segunda à sexta-feira, das 9 às 18h. A entrada é franca.
Serviço
A performance Decanto, até quando for preciso esquecer (Parte I), de Rubiane Maia será realizada no dia 27, das 19 às 20h, na exposição Teatro Estúdio – Galeria Homero Massena, rua Pedro Palácios, 99,Cidade Alta, Vitória. A visitação da exposição pode ser feita até o dia 7 de março, de segunda à sexta-feira, ds 9 às 18h. A entrada é franca.