segunda-feira, novembro 18, 2024
27.7 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

Exposições ampliam prazos de visitação em Vitória

Uma boa notícia para os apreciadores da fotografia, da história e da pintura. As mostras Mão Única, Orisun Asa, Caieiras: do poente à maré e Modos de Usar  tiveram suas datas de visitação prorrogadas. Atualmente em cartaz no Memorial da Paz, no Museu do Negro (Mucane), no Museu do Pescador e no Museu de Arte do Espírito Santo (MAES), respectivamente, as exposições são uma oportunidade de conhecer a produção cultural local.
 
A exposição Mão Única, de Andreia Falqueto, fica em cartaz até o dia 3 de abril. Já a mostra filatélica Orisun Asa e a seleção fotográfica Caieiras, de Yuri Barichivich, poderão ser visitadas até o dia primeiro de maio. Por fim, Modos de Usar, trabalhos de uma reunião de artistas, fica aberta ao público até o dia 31 de maio. A entrada para as visitações de cada um dos trabalhos é totalmente é gratuita.
 
Mão Única
 
A artista Andreia Falqueto apresenta um olhar sobre o cotidiano e, a partir daí, a intenção de tirar o espectador do lugar comum na exposição Mão Única (foto à esq.). A mostra reúne 16 pinturas com dimensões e elementos variados, como tela, papel, guache, óleo e vinílica, que retratam desde pessoas até objetos do dia a dia, como sacolas de lixo, ou então, belas paisagens comuns para quem transita pelas ruas.
 
 
Orisun Asa
 
A mostra apresenta a história da cultura afro no Brasil a partir de uma reunião de selos, montada em parceria com o Museu Nacional dos Correios e Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Governo Federal (Seppir); Ela contém 19 painéis divididos em três módulos temáticos, são eles: Personalidades; Saberes e Fazeres; e Política e Social.  
 
Caieiras, do poente à maré
 
A tradição gastronômica e a beleza da Ilha das Caieiras fazem do local um dos cartões-postais de Vitória. A região, conhecida pelos restaurantes que servem a tradicional moqueca capixaba, serviu de inspiração para o fotógrafo Yuri Barichivich realizar a exposição Caieiras, do poente à maré (foto à esq). As 16 fotos que fazem parte da mostra são fruto de dois anos de trabalho do fotógrafo e apresentem as belezas naturais do local, como o mar, o cair do sol no ambiente, e a relação das pessoas com o a Ilha. 
 
Modos de Usar
 
Nessa mostra, os artistas Daniela Zorzal, Gabriel Borem, Ludmila Cayres, Piatan Lube, Rubiane Maia e Thiago Arruda apresentam alguns dos trabalhos que resultaram das pesquisas desenvolvidas ao longo da Bolsa Ateliê. Mais do que exibir resultados acabados, o objetivo é tornar acessíveis e evidenciar os processos, interesses e experimentos realizados pelos artistas. Todos os projetos expressam alguma noção ampliada de “uso”: seja na proposição de usos alternativos da lógica do museu, seja na ambição crítica em relação às normatizações técnicas e de linguagem, seja nas exigências que endereçam à percepção. Os trabalhos elaboram instâncias em aberto, inconclusas, que convidam o espectador a se envolver nas experiências. 
 
Serviço:
 
– A exposição Mão Única fica aberta a visitação até o dia 3 de abril, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; e sábados e domingos, das 12h às 16h; no Memorial da Paz – Praça do Papa, Enseada do Suá, Vitória. Entrada livre. 
 
– A exposição Orisun Asa fica aberta a visitação até o dia primeiro de maio, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; e sábados e domingos, das 12h às 16h; no Museu Capixaba do Negro Veronica da Pas (Mucane) – Avenida República, 121, Centro de Vitória. Entrada livre. 
 
– A exposição Caieiras, do poente à maré fica aberta a visitação até o dia primeiro de maio, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; e sábados, domingos e feriados, das 12h às 16h; no Museu Histórico da Ilha das Caieiras Manoel Passos Lyrio (Museu do Pescador) – Rua Felicidade Correia dos Santos, 1095, Ilha das Caieiras, Vitória. Entrada livre. 
 
– A exposição Modos de Usar fica aberta a visitação até o dia 31 de maio, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h; e sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h; no Museu de Arte do Espírito Santo (Maes) – Avenida Jerônimo Monteiro, 631, Centro de Vitória. 

Mais Lidas