segunda-feira, novembro 18, 2024
21.9 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

Extintor Coletivo traz a nacional ‘Mostra do Filme Livre’ para Vitória

 
Neste sábado (8), o Centro de Vitória vai receber uma edição local da maior mostra brasileira de filmes independentes do Brasil, a “Mostra do Filme Livre”. Com atuação desde 2007, a MFL além de promover sessões com mais de 200 filmes em cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, seleciona cineclubes de todo o país para, mediante seleção, realizar sessões locais com filmes da mostra. Um dos cineclubes selecionados, em meio a 100 grupos, foi o “Extintor Coletivo”, de Vitória. 
 
A sessão do “Extintor Coletivo” será realizada no Guanaaní Hostel, no Centro de Vitória, a partir das 18h, com entrada franca. Serão 82 minutos de exibição de obras vindas do Rio de Janeiro, Ceará, Santa Catarina, São Paulo e Pernambuco. No total são seis filmes, de gêneros e formatos diversos, que integram a edição 2015 da mostra e foram premiados pela curadoria. 
 
“Nós já tínhamos um diálogo com o  Guanaaní Hostel sobre fazer uma parceria com o “Extintor Coletivo”. Quando fomos contemplados pelo edital da MFL, fizemos uma reunião para definir o melhor formato da realização. O Hostel promove muitas atividades culturais em seu espaço e realmente acredita nas potencialidades da cidade de Vitória para a cultura, inclusive de cinema e audiovisual. A parceria com eles tem sido muito interessante para nós; e esperamos que também seja para o público”, detalha Luana Cabral, uma das integrantes do “Extintor Coletivo”. 
 
O “Extintor” é novo, iniciou suas atividades no início do ano na Grande Vitória, após ser articulado dentro Curso de Cinema e Audiovisual, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A principal motivação de criação do grupo é a promoção e circulação da produção artística, com vazão as obras de artistas que não circulam nos espaços tradicionais de exibição, como explica Luana. “Nosso foco é a articulação e produção de mostras, debates e eventos ligados à arte, ao cinema e à cultura audiovisual e digital. Não possuímos restrições quanto ao formato das obras, justamente porque nosso objetivo é expandir o alcance delas, criando novos espaços de exibição e aumentando o contato delas com o público, através de formas de exibição alternativas”.
 
A idealização do coletivo surgiu de uma demanda dos próprios integrantes, por serem consumidores e, agora, também por estarem todos envolvidos com o meio audiovisual. Luana Cabral afirma o grupo estruturou-se muito por sentir necessidade de promover uma iniciativa que valorize o cineclubismo e promova o apoio ao audiovisual. 
 
Filmes da Mostra
 
Vindo do Rio de Janeiro, o “Pequeno Objeto A”, de Daniel Abib, é um dos filmes que será exibido em Vitória. Em 15 minutos, a obra apresenta, Shiro Ishio, um cientista que ajudou a desenvolver uma bomba e agora tenta entender as consequências dela. 
 
Outro filme a ser exibido na mostra é o carioca “Vistos em volta”, de Thiago Zamprogno. Ao longo de dez minutos, a obra acompanha uma mulher que é seguida pela câmera. A mulher percorre uma série de planos da existência e acaba se confundindo com seu principal objeto de atenção.
 
Alem desses dois, os outros curtas que compõe “Mostra do Livre – Extintor Coletivo”, são “Vailamideus”, de Ticiana Augusto Lima; “Time gap”, de Cláudia Cárdenas e Rafael Schlichting; “E”, de Alexandre Wahrhaftig, Helena Ungaretti e Miguel Antunes Ramo; e “De profundis”, de Isabela Cribari. 
 
 
Serviço 
A “Mostra do Filme Livre”, trazida pelo “Extintor Coletivo”, será realizada neste sábado (8), a partir das 18h, no Guanaaní Hostel – Rua Coronel Monjardim, 49, Centro de Vitória. A entrada é livre e a classificação indicativo dos filmes é de 14 anos. 

Mais Lidas