segunda-feira, novembro 18, 2024
21.9 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

Feminutude, o ser feminino em evidência

“Durante o mês de março promovemos encontros para exaltar o ser feminino. Encontros para nos unirmos enquanto mulheres e valorizarmos umas às outras, provocando o sentimento de comunhão e parceria. O objetivo é deixar de lado essa questão da disputa que a sociedade  provoca nas mulheres”. Assim, com esses objetivos muito bem traçados, foram os eventos realizados pela Casa da Stael, no Centro de Vitória, ao longo do mês de março como detalhou Stael Magesck, artista e produtora cultural que articulou os diversos eventos neste mês da mulher, intitulado como Março Feminino
 
Dentro do Março Feminino foram promovidas festas como a Láb(i)a (foto à esq.) – em parceria com o coletivo Femenina – palestras, bate-papos, sessões de cinema, exposição e, agora, será a vez do encerramento, como o encontro Feminitude, no próximo sábado (28), das 9h às 12h, na Casa da Stael, Centro de Vitória. “Pensei em um evento mais delicado, que trabalhe o interior de cada uma de nós. A ideia é provocar o sentimento do feminino e suas belezas, exaltando a conquista das mulheres no sociedade, mas frisando nela seu feminino, sua força”, elucida Stael. 
 
Todo esse trabalho de voltar-se ao ser feminino será possibilitado por meio de atividades como café da manhã coletivo, dança do ventre, dança circular, entre muitos outros momentos que Stael mesmo apresenta. “A ideia do café coletivo é para unirmos as pessoas em um momento para se conhecerem; depois vamos começar as apresentações com a dança do ventre; e logo em seguida a dança circular, que evidencia uma tradição milenar unindo costumes das raízes mineira e capixaba. São atividades que buscam pelo alinhamento de todos os presentes, será muito bonito”. 
 
O Feminitude é um evento que trabalha o feminino, mas não por isso ele é restrito à mulher. “O homem também pode participar, pois ele carrega em si um pouco do feminino também. Dessa forma, as mulheres podem levar seus companheiros que tiverem interesse”, acrescentou Stael. E já que o evento só existe devido ao mês da mulher, março, Stael falou sobre seu objetivo em promover eventos voltados para discussões sobre a mulher. “É importante lembrar sempre das lutas que ainda temos como mulheres, pois ainda vai levar muito tempo para conquistarmos a total valorização da mulher na sociedade. Mas usarmos esse mês como forma de celebrarmos o evento de ser mulher também é importante, pois somos fortes e únicas”, finalizou a artista.
 
Exposição 
 
Durante o o evento, o público terá acesso a uma axposição fotográfica que explora a temática da violência contra a mulher, ela chama-se Gramofone e tem fotos de Taís Valle. “Esse e um trabalho muito sensível que explora as diversas formas de violência contra a mulher, desde a violência moral até física”, explica Stael. Os ensaios fotográficos foram realizados com alunos da Universidade de Vila Velha (UVV) e, a exposição fica aberta gratuitamente a todo o público. 
 
 
Serviço
 
O Feminitude será realizado no próximo sábado (28), das 9h às 12h, na Casa da Stael – Rua Sete de Setembro, 263, Centro de Vitória. A participação é livre. 

Mais Lidas