sábado, novembro 16, 2024
26.6 C
Vitória
sábado, novembro 16, 2024
sábado, novembro 16, 2024

Leia Também:

Feriado no meio da semana abre programação de teatro na Grande Vitória

Em semana de feriado, quem ficar em Vitória terá boas opções nos palcos. Dois grandes eventos que envolvem teatro, dança e discussões sobre artes cênicas começam a partir de quarta-feira (12). O primeiro a iniciar as atividades é a Mostra Off de Teatro de Grupo, que segue com apresentações até o domingo (16) no Centro de Vitória e, em Anchieta, no sábado.  A segunda opção é o Festival Nacional de Teatro da Cidade de Vitória, que começa na quinta-feira (13), e circula pela Grande Vitória.

Com atuação há cinco anos na cidade de Vitória, a Mostra Off iniciou as atividades no intuito de gerar um espaço integrado entre grupos de teatro. Contudo, o tempo foi passando e a receptividade do evento abriu espaço também para diversas outras vertentes das artes cênicas, das manifestações culturais, das performances e de áreas afins. Hoje, a mostra integra um pouco de cada e apresenta ao público uma diversidade artística ímpar.

Nesta edição, o tema da Mostra Off é Resistir é Preciso, uma referência à situação política do país, e, em particular, às perspectivas para as artes cênicas neste contexto. Na abertura, quarta (12), a recente peça Pentagrama, do Grupo Z de Teatro e Agregados (foto dir. acima), faz apresentação às 19h na sede da Má Companhia, que fica próxima à Catedral, no Centro de Vitória. Na trama, cinco personagens relacionam-se entre si por entre encontros e desencontros que vão construindo uma teia de descaminhos em direção ao outro. Os ingressos, como sempre na Mostra Off, custam o que cada espectador achar que vale, os preços são espontâneos.

A programação do dia seguinte, quinta (13), já começa às 13h com a intervenção Família Doriana, do grupo Poéticas do Corpo, pelas ruas do Centro de Vitória.  Às 19h é a vez do ensaio aberto da peça Otelo, do grupo de pesquisa Poéticas da cena contemporânea, também na Má Companhia. E na sexta (14) as atividades seguem com a peça Mulheres em Fuga (foto, dir. abaixo), da Repertório Artes Cênicas e Cia, às 13h, por ruas do  Centro; Oficina de Teatro de Sombras, com Dudu Guimarães, às 14h, na Escadaria do Rosário; e a peça Os últimos dias de Paupéria, do grupo Tarahumaras, ás 19h, também na escadaria.

No sábado (15), é a vez da mesa de discussão As performances de resistência que transpassam os momentos de rupturas democráticas no Brasil, com os convidados Nícolas Corres, Fernando Marques e Nieve Matos, também na Má Companhia, às 16h. A programação no sábado se divide então para Anchieta e, até domingo (16), o Centro ainda recebe a peça Bom Sujeito (foto à esq.), da Isso não é Flamenco; A cidade que nos atravessa, da Confraria de Teatro; e o espetáculo Eles.

 

Festival de Teatro por Vitória e Cariacica

Quase se integrando às atividades da Mostra Off, o Festival Nacional de Teatro da Cidade de Vitória, que entra em sua 12° edição, começa as atividades na quinta (13), com abertura de homenagem ao ator de Milton Neves, às 20h, no Theatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória – seguida da peça A descoberta da Américas. Neste ano o festival segue com programação até o dia 21, com atividades que passarão pelos teatros Carlos Gomes, Teatro Universitário e Centro Cultural Civitella Del Tronto (Cariacica). A entrada em todos os espetáculos é gratuita.

Mais de dez espetáculos foram selecionados para integrar o festival – que contará ainda com sarau literário e momento de lançamento de livros. Entre os selecionados estão grupos vindos do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará e muitos representantes capixabas.

Entre os destaques estão as peças Vaga Carne, com apresentação no dia 18, às 20h, no Teatro Universitário, de Goiabeiras. Estrelando a atriz Grace Passô, a peça é um solo em que o corpo de uma mulher vive a urgência de discurso junto à procura de suas identidades. Mesmo com estreia neste ano, por onde tem passado o espetáculo tem conquistado público e crítica.

Já no âmbito local, outro destaque é a apresentação do espetáculo Todas as Ruas Têm Nome de Homem, do grupo Confraria de Teatro, que teve estreia neste ano e alcançou um considerável público por sua inovação em ocupar as ruas do Centro de Vitória com cenas, além de discutir um tema bem recorrente na atualidade, a violência contra a mulher. A peça tem apresentação no sábado (15), às 19h, em frente à Galeria Homero Massena, Centro.

O Festival também inclui eixo infantil, com espetáculos como Dona Baratinha Quer Casar e o clássico Os Três Porquinhos. A lista de selecionados inclui ainda a Trupe Iá Pocô, com a peça Couro de Cabra e a Promessa; o Paiol de Teatro, com Anônima; o Teatro Du Beco, com O Mistério da Casa Amarela; e Tarahumaras, com Os Últimos dias de Paupéria, entre diversos outros.

Acompanhe a programação com detalhes dos dois eventos no blog Cena Capixaba

Serviço

A Mostra Off de Teatro de Grupo terá realização entre os dias 12 e 16 deste mês em espaços do Centro de Vitória. A entrada em todos os espetáculos é espontânea.

– A 12ª edição do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória terá realização entre os dias 13 e 21 de outubro em palcos e praças das cidades de Vitória e Cariacica. A entrada em todos os espetáculos é gratuita.

Mais Lidas