segunda-feira, março 31, 2025
25.9 C
Vitória
segunda-feira, março 31, 2025
segunda-feira, março 31, 2025

Leia Também:

Ferraço promete construir sambódromo em Cachoeiro de Itapemirim

Manutenção de espaços culturais é destaque nos planos de prefeitos eleitos do sul do Estado

Leonardo Sá

A criação e a manutenção de espaços culturais é um dos itens destacados nas propostas para Cultura de prefeitos eleitos no sul do Estado, conforme os planos de governo registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No caso de Theodorico Ferraço (PP), de Cachoeiro de Itapemirim, uma proposta se destaca pela grandiosidade: a construção de um sambódromo na altura do Museu Ferroviário Domingos Lage, na região central do município, “voltado para shows, desfiles, carnaval e afins”.

Tombado como patrimônio histórico desde 2004, o prédio do Museu Ferroviário Domingos Lage recebe, atualmente, obras de restauração, orçadas em quase R$ 1,2 milhão, com recursos do governo estadual. Sua entrada principal fica na Linha Vermelha, uma das principais vias públicas do município. Entre a Linha Vermelha e a rua Reinaldo Machado, via que serve de subida para o bairro Recanto, há um barranco com vegetação e algumas árvores.

É nesse espaço do barranco que o novo prefeito propõe erguer uma arquibancada para cinco mil pessoas. A proposta está em sintonia com o estilo que marcou as quatro gestões anteriores de Ferraço, de priorização de grandes obras de impacto. O exemplo mais mal-afamado é o da “Torre que fazia chover”, que despejava jatos de água na região central com o intuito de refrescar a população.

Não há menções à manutenção e preservação de espaços culturais e patrimônio histórico no plano de governo ferracista – o próprio Museu Ferroviário é identificado apenas como “Estação Ferroviária”. Outras propostas do prefeito eleito de Cachoeiro incluem criação de uma Política Municipal de Turismo e Cultura e de Fundo Municipal de Turismo e Cultura – já existe em Cachoeiro um Fundo Municipal de Cultura, sem atribuições sobre turismo.

Também foram colocadas propostas para criação de eventos, como o Festival de Música Sérgio Sampaio, e impulsionamento de festas e festivais existentes, como CineEma e Bienal Rubem Braga – a nona edição da bienal acontece até este domingo (27), no Sesc de Cachoeiro, com participação da Prefeitura de Cachoeiro na organização, e não no financiamento.

Ferraço propôs, ainda, criar programa de incentivo e valorização de grupos e artistas do município, desenvolver programação artística diversificada e estimular o turismo em áreas rurais e urbanas, dentre outros pontos.

Propostas com data marcada

Em Itapemirim, município com o maior número de eleitores do litoral sul do Estado, Geninho (PDT) iniciará seu primeiro mandato como prefeito em 2025. O que mais chama a atenção em seu plano de governo são propostas para Cultura com cronograma já previsto de implantação.

O plano inclui a criação de centros culturais nos bairros, com início da implantação no primeiro ano de governo. A proposta deverá ser acompanhada de campanhas de engajamento comunitário, começando no primeiro semestre.

O programa prevê ainda a implantação de centros culturais em áreas periféricas, oferecendo cursos, oficinas e apresentações artísticas, com previsão de inauguração no segundo ano. Outra proposta é a instalação de lonas culturais desmontáveis em pontos estratégicos da cidade para abrigar eventos temporários, como shows, peças de teatro e festivais.

O plano de governo propõe ainda a expansão de eventos culturais tradicionais, organização de festivais temáticos e programas de valorização de artistas locais, com promoção de exposições e apoio financeiro.

Apoio ao setor

Em Alegre, o prefeito Nirrô (PP) foi reeleito com mais de 80% dos votos. Suas propostas para a Cultura também abrangem a criação e revitalização de espaços culturais e a realização de ações comunitárias.

Uma das propostas é a implantação do projeto “Educa-Som”, voltado à musicalização nas escolas. Outro projeto proposto é o “Meu Bairro + Alegre”, com pequenos shows mensais de bandas locais, num circuito envolvendo as praças dos bairros. Existe ainda a ideia de colocar o Teatro Municipal Virgínia Santos no roteiro das peças teatrais e concertos sinfônicos estaduais, e criar a “série das estações”, com uma nova peça a cada estação do ano.

Também está previsto o aprimoramento do incentivo financeiro à cultura e o cadastramento das manifestações artísticas do município, para a construção de um plano operacional de ajustes de documentação, deixando os fazedores de cultura aptos à captação de recursos de leis de incentivo. Educação patrimonial e fortalecimento dos conselhos de Cultura e Patrimônio Cultural são outros tópicos contemplados.

Mais Lidas