Uma das expressões folclóricas mais tradicionais de Cachoeiro de Itapemirim – o ciclo de festas de São Sebastião – prossegue, até o dia 20 de janeiro, com diversas festividades e peregrinação no município. No próximo domingo (15) será realizado o rito de entrega da bandeira de São Sebastião, das 8h às 16h, na comunidade de Jacu, no distrito de Burarama. Além do grupo local de Charola de São Sebastião, participam do evento grupos de Folias de Reis e de Bate Flechas de vários municípios do sul do Estado.
Durante este período, os grupos saem em jornada, a pé, batendo na porta das casas e estabelecimentos da cidade aos sons de instrumentos musicais e apresentam a bandeira do santo ao som de cantos e versos tradicionais.
Considerado um dos pontos altos do ciclo de festas de São Sebastião, a entrega da bandeira se caracteriza – segundos alguns estudiosos – como uma cerimônia de síntese cultural, pois reverencia os dogmas católicos de traços europeus, vindos de Portugal, com elementos de matriz africana, também bem presentes na região.
A Charola de São Sebastião é um dos grupos integrantes do Ponto de Cultura do Folclore, da Associação De Folclore Cachoeiro. Ele é formado por 16 componentes, divididos em mestre, contramestre, bandeireira, foliões e dançarinas.
Serviço
A entrega da bandeira de São Sebastião tem realização no próximo domingo (15), das 8h às 16h, na comunidade de Jacu, no distrito de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim. A participação é livre.