Discutir como os personagens lésbicos, gays, bissexuais, travestis e transexuais são representados pelo cinema da década de 70 até os dias de hoje. Essa é a proposta da “Oficina de Cinema LGBT Pós-Stonewall”, que será realizada pelo jornalista Christian Petermann (foto), entre os dias 11 e 15 de setembro, no Hotel Senac Ilha do Boi, dentro da programação do Festival de Cinema de Vitória.
Por meio da exibição de cenas selecionadas, a oficina apresentará um panorama histórico dos principais filmes que marcaram época e redefiniram a imagem LGBT a partir da década de 70.
Os inscritos poderão conhecer e analisar trechos de filmes de grandes cineastas de várias partes do mundo, como os longas-metragens politizados de Pier Paolo Pasolini; o mundo pop de John Waters; a força do inglês com Stephen Frears; o início da carreira do espanhol Pedro Almodóvar; além de Hector Babenco e Sergio Bianchi; e dos contemporâneos Christophe Honoré, Xavier Dolan (foto de capa com o filme “Eu matei minha mãe”), Karim Aïnouz, entre outros.
As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de agosto. Para se inscrever, é preciso doar 12 litros de leite na sede da Galpão Produções, realizadora do Festival, localizada na rua Professora Maria Cândida da Silva, 115, Bairro República. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Todas as caixas de leite arrecadadas serão doadas para o Hospital Santa Rita.
O jornalista Christian Petermann é colaborador regular da revista “Rolling Stone“, curador do festival semestral “Cine Vitrine Independente”, consultor da ONG “CineMaterna” e sócio-fundador da Abraccine (Associação Brasileira dos Críticos de Cinema).
O “Festival de Cinema de Vitória – 22º Vitória Cine Vídeo” (VCV) vai acontecer entre os dias 11 e 16 de setembro, no Theatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória.
Serviço
As inscrições para a “Oficina de Cinema LGBT Pós-Stonewall”, com o jornalista Christian Petermann, seguem abertas até o dia 28 de agosto. Os interessados devem doar 12 litros de leite na sede da Galpão Produções – Rua Professora Maria Cândida da Silva, 115, Bairro República, Vitória. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.