Reunindo fotografias que transmitem e contam histórias da relação de cada um com o cicloativismo, a 5ª edição do Festival de Cinema e TV do Interior (Fecin) realiza a exposição Ciclo de Memória. O projeto é uma homenagem à cicloativista Detinha Son, parceira do Fecin e da Caju Produções. Detinha morreu tragicamente em julho último, em acidente envolvendo de trânsito.
De acordo com a coordenadora do projeto, Dora Moreira, a exposição é uma forma de reviver momentos. “Evocar as experiências com bicicletas é uma forma de reviver um dos momentos mais lúdicos da nossa infância. Além disso, serve para fortalecer o modal como solução para o caos urbano e mais importante que isso, ajuda a ressignificar a relação das pessoas com as cidades”, disse.
A exposição fotográfica acontece durante o festival, na sexta (9) e sábado (10), ao longo de todo o dia, e será realizada na casa Dr. Poty Formel, localizado na Avenida Vieira Machado, próximo à praça principal da cidade de Muqui.
A ação é o start para o passeio de bicicleta à moda antiga, realizado pela terceira vez no festival. O passeio acompanhará o cortejo da Fanfarra Avides Fraga em um circuito pela avenida principal de Muqui, finalizando na Antiga Estação Ferroviária. O evento é uma mobilização coletiva com a artista Dora Moreira, em parceria com a Caju Produções e comunidade de Muqui.
Os organizadores convidam ainda que o público compartilhe também suas imagens que resgate as memórias afetivas a partir do uso da bicicleta na relação com a cidade. Para participar, basta que o interessado publique no evento do facebook a foto desejada com as hastags #ciclodememoria #fecin2016. As fotografias vão integrar a exposição e entrarão para a memória do Fecin.
Conheça o evento em rede social
O Festival
Neste ano, o Fecin completa cinco anos de história e propõe refletir e promover o intercâmbio entre o Espírito Santo e outros estados brasileiros a partir do olhar cinematográfico, através de trocas de conhecimentos, linguagens, formas e conteúdos entendidos sob pontos de vistas diferentes, e refletidos em encontros de reflexão entre seus produtores e diretores. Nos encontros de bate-papo do Festival, cineastas do Espírito Santo e de outros estados irão refletir sobre temas em comum (ou não) de suas obras, com interação do público.
Serviço
A 5ª edição do Fecin tem realização na sexta (9) e sábado (10), na Antiga Estação Ferroviária de Muqui. A participação é livre.