Em sua 16ª edição, Fenatevi terá início no dia 27 com peças, homenagem, oficinas e debates
Evento tradicional nas artes cênicas capixabas, o Festival Nacional de Teatro de Vitória (Fenatevi) caminha para sua 16ª edição em 2020, desta vez numa versão diferenciada, com atividades totalmente online por conta da pandemia da Covid-19. O evento ocorrerá entre os dias 27 de outubro e 4 de novembro, com programação diária, incluindo espetáculos gravados e ao vivo, mesas de debate, oficinas e homenagens a importantes profissionais do teatro do Espírito Santo.
Ao todo serão 25 espetáculos, alguns deles encenados a partir da pandemia ou trazendo ela como tema. Uma delas é “Huis Clos Pandèmie”, adaptação online do Coletivo Arteé, do Espírito Santo, para peça de Jean-Paul Sartre, Em análise, da Cia Magnólia Cultural, do Ceará, que se passa num futuro próximo e num país ainda em estado de pandemia, e Parece loucura, mas há método, do grupo Armazém Companhia de Teatro (RJ), um teatro de jogo no qual o espectador participa numa “tentativa de resposta criativa aos palcos vazios destes tempos de pandemia”.
Além de obras do Espírito Santo e de outros estados do Brasil, a programação também conta com duas peças estrangeiras, da França e República Tcheca, exibidas em gravações legendadas.
A abertura do Fenatevi será no dia 27, uma terça-feira, às 19h30, com transmissão ao vivo contando com a presença de artistas, técnicos e trabalhadores da cultura. Em seguida, como é tradição a cada ano, ocorrerá a apresentação do espetáculo inaugural, que será Nós, do Grupo Galpão, de Belo Horizonte (MG), que será apresentado por meio de gravação.
Pensando nos tempos pandêmicos e nas novas possibilidades para o teatro, uma das oficinas terá como tema “Teatro e Zoom – Processos criativos com a plataforma”, ministrado pelo professor Juracy de Oliveira, do Rio de Janeiro, discutindo novas formas de abordagem criativas a partir da plataforma online. Outras oficinas são “Teatro do Oprimido, direitos humanos e ancestralidades”, com Wiliam Berger (ES), e “Brecht e Stanislavski: experimentações e interpretações”, conduzido pelos professores Luiz Paixão e Mariana Bizzotto (MG).
As mesas de debate incluídas na programação têm como tema “O trabalho artístico e técnico e as políticas públicas de Cultura” e “Teatros – Espaços Culturais”
A homenageada deste ano é a autora, diretora, diretora de produção e iluminadora Vera Viana, falecida em abril de 2020, que teve atuação marcante no teatro capixaba por décadas como artista e gestora cultural. Além de Vera Viana, outras homenagens realizadas nos anos anteriores do festival serão apresentadas em versão gravada nas redes sociais.
“A Cultura foi protagonista nessa pandemia, acalmando, trazendo alegria e felicidade. Sim, está sendo o bálsamo para milhões de pessoas. Sua importância é inquestionável. Já o teatro nunca deixou de intervir no mundo. Gravado, ao vivo ou online, ele está aqui e agora anunciando o novo normal e as inquietações em relação ao mundo em que vivemos”, diz Beth Caser, coordenadora e curadora do Fenatevi. “O Festival Nacional de Teatro, exercitando a sua resistência e a arte do encantamento, continua primando pela diversidade de estética e regional, atingindo não só os adolescentes, mas também todo tipo de público”, afirma.
Confira abaixo a programação completas e os links para participar.
PROGRAMAÇÃO
Dia: 27 de outubro de 2020 – Terça
19h30 – Live de Abertura do FENATEVI – ONLINE – Transmissão via Zoom AO VIVO
Artistas, Técnicos, trabalhadores da cultura e público em geral: as cortinas vão ser abertas e a magia do Teatro vai começar, mas este ano de uma forma diferente no novo normal.
Acessibilidade: Interpretação em Libras.
Onde assistir:
Plataforma de vídeo Zoom
Clique no link e reserve o seu convite
https://www.sympla.com.br/abertura-do-fenatevi-2020-online—-espetaculo-nos—mg__1017697
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
20h30 – Espetáculo: “NÓS”
Mostra Oficial GRAVADO
Grupo: Galpão – Belo Horizonte – MG
Direção: Marcio Abreu
Duração: 90 minutos
Classificação: 16 anos.
Onde assistir:
Plataforma de vídeo Zoom – Clique no link e reserve o seu convite
https://www.sympla.com.br/abertura-do-fenatevi-2020-online—-espetaculo-nos—mg__1017697
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
RELEASE
Enquanto preparam a última sopa, sete pessoas partilham angústias, algumas esperanças e muitos nós. A 23º montagem do Grupo Galpão debate questões atuais, como violência e intolerância, a partir de uma dimensão política. No espetáculo, a plateia é convidada a presenciar situações de opressão e de convívio com a diferença, provocadas pelas relações de proximidade entre artista e espectador, ator e personagem, cena e plateia, público e privado, realidade e ficção. O espetáculo foi gerado a partir de um mergulho radical na experiência do grupo, criado em 1982.
DIA: 28 de outubro de 2020 – Quarta
17h – Espetáculo: “UMA VELA PRA DEUS, E OUTRA PRO DIABO”
Mostra Paralela Vera Viana GRAVADO
Grupo: Turma II do Curso Técnico de Teatro da FAFI – Vitória – ES
Direção: Nieve Matos
Duração: 55 minutos / Classificação: 12 anos
Onde assistir:
Plataforma de vídeo Zoom
Clique no link e reserve o seu ingresso: https://www.sympla.com.br/fenatevi-2020-online—espetaculo-uma-vela-para-deus-e-outra-para-o-diabo—es__1020927
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
RELEASE
Acende uma vela pra Deus outra pro diabo agradeço, você não se interessa mais por mim Interesse Ney Matogrosso Porque todos nós não nos envolvemos apenas com um, mas com todos. Nelson Rodrigues se mantém vivo no decorrer do tempo através de seus olhares complexos e, muitas horas, divergentes de seus personagens. Criado de forma remota, é um conjunto de solos inspirados nos personagens das dramaturgias de Nelson Rodrigues. Sinta-se convidado a sentir as emoções desgarradas de cada personagem apresentado, que por momentos são tão próximas da realidade, por segundos são tão reais… ou são verdadeiras? Descubra “Uma Vela pra Deus, e outra pro Diabo”.
18h30 – Cine Em Cena – Homenageados 2015 / 2016 – Mauricio Silva e Milton Neves. GRAVADO
Onde assistir:
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
20h – Espetáculo: “HUIS CLOS PANDÈMIE”
Mostra Oficial AO VIVO
Grupo: Coletivo Arteé – Serra – ES
Direção: Vanessa Frisso
Duração: 1h30
Classificação: 16 anos
Onde assistir:
Plataforma de vídeo Zoom
Clique no link e reserve o seu convite
https://www.sympla.com.br/fenatevi-2020-online—espetaculo-huis-clos-pandemie—es__1020974
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
21:30 – após o espetáculo um bate papo sobre a nova experiência artística, ao trazer um texto clássico para o formato virtual.
RELEASE
Três desconhecidos são condenados a viver eternamente conectados. Surpresas, conflitos e revelações estão presentes nesta adaptação do clássico “Entre Quatro Paredes”, que Jean Paul Sartre escreveu há mais de 75 anos e que continua cada vez mais atual.
Houis Clos Pandémie revive a máxima existencialista “o inferno são os outros” mostrando que telas e conexões são mais do que suficientes uma “convivência” infernal.
21h – Espetáculo: “A TÍMIDA LUZ DE VELA DAS ÚLTIMAS ESPERANÇAS”
Mostra Oficial. GRAVADO
Grupo: Grupo ELA de Teatro – Cachoeiro de Itapemirim – ES
Direção: Lucimar Costa
Duração: 60 minutos / Classificação: livre
Onde assistir:
Plataforma de vídeo Google meet
Clique no link Sympla e reserve o seu ingresso (O link ainda será disponibilizado)
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
RELEASE
Recria as vidas de duas pobres mulheres. Duas? Diríamos que à força do convívio, Zizi e Antonieta são uma só pessoa. Pobres? Diria que se enriquecem, dia após dia, com a lembrança de um passado longínquo, mas nem por isso menos atual, duas velhas solitárias uma pobre e de boa formação e uma empregada negra e analfabeta, que por várias décadas dividem o mesmo teto, as mesmas mágoas, angústias e fantasmas do passado. São cúmplices de uma vida mal vivida e de um futuro feito de lembranças e desesperanças, combinando nuances dramáticas, com uma boa dose de humor.
DIA: 29 de outubro de 2020 – Quinta
14h as 17h – OFICINA “TEATRO E ZOOM – Processos Criativos com a Plataforma” AO VIVO
Oficina: Através do compartilhamento das experiências adquiridas com o Pandêmica Coletivo Temporário de Criação, o diretor Juracy de Oliveira discute novos modos de abordagens criativas a partir de possibilidades e ferramentas da plataforma ZOOM, assim como, novos modos de produção remota trocando sobre formas de arrecadação, ferramentas para ensaios remotos, sympla, planos e extensões, entre outros.
Professor: Juracy de Oliveira – RJ
Link da Inscrição: Google Docs
30 vagas
Público Alvo: Artistas em Geral que desejem conhecer a plataforma Zoom.
Carga Horária: 06h
Onde assistir:
Plataforma de vídeo Zoom
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
18h30 – Mesa: Live: “O trabalho artístico e técnico e as políticas públicas de Cultura” AO VIVO
Teatro, música, dança, circo, cinema, artes visuais entre outras manifestações: aspectos do trabalho artístico em discussão, nos convida a pensar a arte como objeto de política pública no campo da cultura.
Acessibilidade: Interprete de Libras
Mediadora: Beth Caser
Pietro de Marco – Presidente SATED-ES
Madalena Rodrigues – Presidente do SATED-MG
Representante do SATED- RJ
Onde assistir:
Plataforma de vídeo Zoom
Clique no link e reserve o seu ingresso
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
20h – Espetáculo: “SERTÃO DE ROSA – COSTURA CÊNICA”
Mostra Oficial GRAVADO
Grupo: Sertão Teatro Infinito – Goiás
Direção: Guido Campos
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
Onde assistir:
Plataforma de vídeo Zoom
Clique no link e reserve o seu convite
https://www.sympla.com.br/fenatevi-2020-online—espetaculo-sertao-de-rosa—costura-cenica—go__1020991
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
RELEASE
O sertão é infinito. Pessoas simples, relatam suas histórias de Fé, alegrias e tristezas. O sertão, sua paisagem e sua gente…Mãe que cuida do filho, filho que cuida do boi, boi que mergulha no rio, rio que navega canoa, canoa que levou o pai… rio abaixo, rio acima… o rio. A espera… Uma mãe religiosa, senhora rezadeira, um filho que convive com bois e uma espera permanente na beirada do rio, o pai partiu numa canoa. A espera sem fim e a mudança do tempo no devagar depressa dos tempos.
21h- Espetáculo: “PAS DE FEMMES DANS LES VILLES” (Passos de mulheres na cidade – Sem mulheres na cidade)
Mostra Oficial GRAVADO e LEGENDADO
Grupo: Femmes Enscène (Mulheres em Cena) – França.
Direção: Nathalie Moreau
Duração: 55 mim
Classificação: 14 anos
Onde assistir:
Plataforma de vídeo Zoom
Clique no link e reserve o seu ingresso https://www.sympla.com.br/fenatevi-2020-online—espetaculo-pas-de-femmes-dans-les-villes—franca__1020994
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
RELEASE
As mulheres andam pelas cidades, quase sempre apressadas, felizes ou inquietas, às vezes vestidas sem se expor, outras vezes expostas embora vestidas. Sobrecarregadas sempre, as mulheres percorrem a cidade. Nós seguiremos o caminho interior de uma delas, seu despertar, seus primeiros passos com os sapatos de salto alto, sob o olhar de uma mãe implacável e terna, figuram emblemática para a identificação ao feminino. A acompanharemos durante a sua dilapidação pelas violências da cidade, mas também durante a sua lapidação como uma pedra preciosa. A cidade não se construirá sem a participação delas : As MULHERES!
A mulher vai cantar, vai dançar e desenhar os contornos da cidade, a silhueta da mulher aparece questionando pungentemente o lugar do corpo feminino nos espaços urbanos.
DIA: 30 de outubro de 2020 – Sexta-feira
14h as 17h – OFICINA “TEATRO E ZOOM – Processos Criativos com a Plataforma”
Aulas ao vivo: pela plataforma Zoom AO VIVO
Oficina: Através do compartilhamento das experiências adquiridas com o Pandêmica Coletivo Temporário de Criação, o diretor Juracy de Oliveira discute novos modos de abordagens criativas a partir de possibilidades e ferramentas da plataforma ZOOM, assim como, novos modos de produção remota trocando sobre formas de arrecadação, ferramentas para ensaios remotos, sympla, planos e extensões, entre outros.
Professor: Juracy de Oliveira – RJ
Período de inscrições: Google Docs
30 vagas
Público Alvo: Artistas em Geral que desejem conhecer a plataforma Zoom.
Carga Horária: 06h
Período do curso: 29 e 30 outubro
Onde assistir:
Plataforma de vídeo Zoom
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
16h – Cine Em Cena – Homenageada 2011 – Paulo de Paula e Ana Hortelã. GRAVADO
Onde assistir:
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
19h – Espetáculo: “PIEDADE, A SEU DISPÔ”
Mostra Oficial GRAVADO
Grupo: Dicuri Produções – Aracaju – Sergipe
Direção: Rita Maia
Duração: 45 minutos
Classificação: 14 anos
Onde assistir:
Plataforma de vídeo Zoom
Clique no link e reserve o seu ingresso
https://www.sympla.com.br/fenatevi-2020-online—espetaculo-piedade-a-seu-dispo—se__1020995
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
RELEASE
Em “Piedade, a seu dispô” temos a história de uma empregada doméstica que é abordada no meio da noite enquanto volta para casa, cansada do seu trabalho. Piedade é interrogada e revistada no meio da rua, e devolve tamanha grosseria com a sua verdade. Na narrativa de Piedade, ela expõe toda a sua luta para criar os filhos, educá-los e mantê-los vivos, abordando temas como a violência, direitos humanos, sustentabilidade, negligência, feminismos, maternidade e desigualdade social. Esse espetáculo faz parte da parceria entre o dramaturgo Euler Lopes e a atriz Isabel Santos
20h – Espetáculo: “EM ANÁLISE”
Mostra Oficial AO VIVO
Grupo: CIA Magnólia Cultural – Fortaleza – CE
Direção geral: O Grupo
Duração: 50 minutos
Classificação: 14 anos
Onde assistir:
Plataforma de vídeo Zoom
Clique no link e reserve o seu ingresso
https://www.sympla.com.br/fenatevi-2020-online—espetaculo-em-analise—ce__1020996
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
RELEASE
A peça se passa em um futuro próximo e apresenta um país ainda em estado de pandemia. As personagens Joy, Miguel, Tarcísio e Telma trabalham no fictício prédio de contas do Auxílio Emergencial do governo – uma central de atendimento ao cidadão com dificuldades em receber o benefício. Em meio ao caos no número de ligações e de beneficiários que reclamam estar com sua situação “em análise” há meses, todos os funcionários da instituição são surpreendidos com uma decisão da chefia: eles são obrigados a ficar em confinamento dentro da repartição, já que um funcionário está com suspeita de contaminação por um vírus desconhecido. De forma satírica, a comédia apresenta personagens espelhados na realidade de um país em crise política em diversas áreas, sobretudo na saúde, guiada pela polarização extrema. Um modelo de sistema já falido, sustentado nas relações de poder e abuso.
21h – Espetáculo: “CAPITÃO FRACASSO – UM CANTO DE AMOR AO TEATRO”
Mostra Oficial GRAVADO
Grupo: Companhia de Teatro – MG
Direção: Luiz Paixão
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Onde assistir:
Plataforma de vídeo Zoom
Clique no link e reserve o seu convite
https://www.sympla.com.br/fenatevi-2020-online—espetaculo-capitao-fracasso—um-canto-de-amor-ao-teatro—mg__1020997
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook – https://bit.ly/3lKzVmS
RELEASE
O espetáculo homenageia a abnegação, a generosidade e a luta dos artistas cênicos e a todos que fazem do palco profissão, espaço de emoção, prazer e conhecimento.
Tendo como tema central os percalços enfrentados por uma trupe de teatro mambembe, o espetáculo discute a função do teatro; reflete sobre a situação do artista e as relações sociais a que está submetido; e propõe uma discussão sobre a necessidade da resistência e superação das adversidades que a vida nos impõe, encontrando na união do grupo o seu principal suporte para o enfrentamento. O teatro sempre foi, e continuará sendo, uma trincheira de inquietação e contestação. Sua luta interna é um reflexo da própria realidade e de seus movimentos, arte e realidade se confrontam e se completam, num processo dialético de mútua determinação. Dessa luta, travada por todo artista que assume um compromisso com o teatro e com a vida.
Não é apenas uma homenagem ao teatro, é o chamamento por um teatro comprometido, por um teatro que acredita na transformação social, e no trabalho como manifestação superior do ser humano.
DIA: 31 de outubro de 2020 – Sábado
10h – Espetáculo: “NÃO CONTA PARA OS MEUS PAIS”
Mostra Paralela Vera Viana GRAVADO
Grupo: Trupe Trabalhe Essa Ideia – Brasília – DF
Direção: Renata Bittencourt
Duração: 54 minutos
Classificação: Livre
Onde assistir:
Plataforma de vídeo Zoom
Clique no link e reserve o seu ingresso
https://www.sympla.com.br/fenatevi-2020-online—espetaculo-nao-conta-para-os-meus-pais—df__1020998
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
RELEASE
Mudanças, dúvidas, oscilações de humor e descobertas, o espetáculo mostra essa fase da vida de uma perspectiva ainda pouco explorada: a neurociência aplicada ao cérebro adolescente. O espetáculo brasiliense é adaptado com histórias pessoais dos atores, para dar o tom ainda mais real à discussão. Sempre querem nos encaixar em modelos pré-determinados, como a patricinha ou o nerd. Na vida real, somos muito mais que isso, somos, na verdade, um pouco disso tudo”. E o bacana é isso, o texto é deles, o assunto é deles, as demandas são deles, é tudo muito real. Tenho certeza que não só outros adolescentes, mas muito pais vão se identificar com o enredo”. O texto original é da peça inglesa “Brainstorm” do famoso TED Talk “O misterioso funcionamento do cérebro adolescente”.
14h as 17h – “TEATRO DO OPRIMIDO, DIREITOS HUMANOS E ANCESTRALIDADES” – AO VIVO
A oficina baseada na Estética do Oprimido, desenvolvida pelo diretor e teatrólogo brasileiro Augusto Boal, apresentará conceitos de Estética do Oprimido, Invasão dos Cérebros, Direitos Humanos e Ancestralidades e as etapas da metodologia do Teatro do Oprimido.
Professor: William Berger – ES
Link da Inscrição: Google Docs
30 vagas
Público Alvo: Profissionais e estudantes da área de Artes, Sociais e demais interessados, a partir dos 18 anos, interessados em desenvolver projetos e apreender sobre a metodologia do Teatro do Oprimido e a linguagem dos Direitos Humanos.
Carga Horária: 06h
Período do curso: 31 outubro e 1 novembro
Onde assistir:
Plataforma de vídeo Zoom
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
16h – Espetáculo: “O JOGO DO LIXO OU O JOGO DA RECICLAGEM” Mostra Oficial AO VIVO
Grupo: Grupo HB de Teatro – Cariacica – ES
Direção: Hudson Braga
Duração: 50 Minutos
Classificação: Livre para todos os públicos
Onde assistir:
Plataforma de vídeo Zoom
Clique no link Sympla e reserve o seu ingresso
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
RELEASE
Se passa no quintal do Seu Tetéo e de seu filho Juquinha. Seu Tetéo deixa acumular bastante lixo, esse lixo atrai os insetos e Dom Ratão e Dona Dengosa fazem a maior festa revirando tudo. Juquinha aparece e os “Insetos” tramam uma maneira de seduzi-lo a “chafurdar no lixo” com eles. O Menino, inocente, aceita e acaba se dando mal. É aí que entra o Seu Corujão e propõe então a brincadeira do “Jogo da Reciclagem”. Dividem-se em duplas: Juquinha e Seu Corujão X Dom Ratão e Dona Dengosa. “Quem recolher mais Lixo, GANHA O JOGO”. Imaginando que vão ganhar o jogo, Dom Ratão faz a proposta de apanhar Papel e Plástico. No final, o quintal volta a ficar limpinho e os “Insetos” recebem que “LUGAR DE LIXO É NA LIXEIRA”.
18h30 – Cine Em Cena – Homenageada 2012 – Sebastião Xoxo, Milson Henriques, Maria Pulcélia e Edith Bulhões. GRAVADO
Onde assistir:
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
20h – Espetáculo: “A SAGA AMOROSA DOS AMANTES PÍRAMO E TISBE” Mostra Oficial AO VIVO
Grupo: Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira -Guaçuí – ES
Direção: Carlos Olá e Romualdo Freitas
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Onde assistir:
Plataforma de vídeo Zoom
Clique no link e reserve o seu convite
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
RELEASE
Uma Cia de teatro tem a incumbência de apresentar para o rei e a rainha uma peça de teatro que reúna amor e comédia. Por isso, encena um amor impossível entre Píramo e Tisbe, de famílias rivais, que combinam uma fuga para viver seu amor. O decorrer dos fatos, entretanto, resulta num mal-entendido cômico. Em cena os atores mostram o dia a dia de uma companhia, repassando os ensaios com seus erros e acertos. Na peça encenada para o rei, os personagens Piramo e Tisbe vivem uma intensa paixão, no entanto são obrigados a se encontrarem clandestinamente, e sempre conversando pelo buraco de um muro. Cheia de desencontros, o casal acaba enfrentando a “fúria” de um leão. A tragédia é contada de forma cômica e entrecortada pela realidade dos ensaios desastrosos.
21h – Espetáculo: “A ÚLTIMA INVENÇÃO “
Mostra Oficial GRAVADO
Grupo: Grupo de Pernas ProAr – RS
Direção: Luciano Wieser
Duração: 45 min
Classificação: livre
Onde assistir:
Plataforma de vídeo Zoom
Clique no link Sympla e reserve o seu ingresso
https://www.sympla.com.br/fenatevi-2020-online—espetaculo-a-ultima-invencao—rs__1021004
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
RELEASE
É um prazer receber vocês para demonstração dos inventos de Luciano Wieser. Já estou percebendo aqui muitos curiosos. Todos apreciadores das artes das maquinarias! …Ele mesmo costumava receber seus convidados, mas, com o passar dos anos, não recorda mais as serventias de suas invenções e prefere vagar por aí… deixando escapar memórias e vontades adormecidas. Quiçá as memórias evocadas por estas máquinas em vocês, não sejam as mesmas deste inventor que já não se reconhece. Ele inventou algo inusitado para sua velhice, expõe sua criação animando cada máquina, criando imagens amorosas e situações cotidianas improváveis que traz algo a mais para a sua vida que é completada com as memórias evocadas no público.
21:40 – após o espetáculo um bate papo sobre a dramaturgia das máquinas no espetáculo “A última invenção”
Onde assistir:
Plataforma de vídeo Zoom
https://www.sympla.com.br/fenatevi-2020-online—espetaculo-a-ultima-invencao—rs__1021004
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
DIA: 01 de novembro de 2020 – Domingo
10h – Espetáculo Infantil “A BELA E A FERA – O Musical Que Fala Com o Coração”
Mostra Paralela Vera Viana. GRAVADO
Grupo: Terceiro Sinal – RJ
Direção: João Sabará
Duração: 95 min. / Classificação: Livre
Onde assistir:
Plataforma de vídeo Zoom
Clique no link e reserve o seu ingresso
https://www.sympla.com.br/fenatevi-2020-online—espetaculo-a-bela-e-a-fera—rj__1021009
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
RELEASE
Em uma pequena aldeia da França, Bela, uma jovem inteligente e sonhadora, e seu pai Maurice, um inventor que é visto como um louco. Bela é cortejada por Gaston, o bonitão da aldeia que quer casar com ela, mais Bela não o aceita. Quando o pai de Bela vai para o concurso de Lyon demonstrar sua nova invenção, ele acaba se perdendo na floresta e é atacado por lobos. Desesperado, procura abrigo em um castelo, e acaba se tornando prisioneiro da Fera, o senhor do castelo, que é um príncipe que foi amaldiçoado por uma feiticeira. Quando Bela sente que algo aconteceu ao seu pai vai à sua procura. O que parecia impossível, enfim acontece. Bela consegue enxergar além das aparências e o ensina o verdadeiro significado do amor.
14h às 17h – “TEATRO DO OPRIMIDO, DIREITOS HUMANOS E ANCESTRALIDADES”
Aulas pela plataforma Zoom AO VIVO
A oficina baseada na Estética do Oprimido, desenvolvida pelo diretor e teatrólogo brasileiro Augusto Boal, apresentará conceitos de Estética do Oprimido, Invasão dos Cérebros, Direitos Humanos e Ancestralidades e as etapas da metodologia do Teatro do Oprimido.
Professor: William Berger – ES
Link da Inscrição: Google Docs
30 vagas
Público Alvo: Profissionais e estudantes da área de Artes, Sociais e demais interessados, a partir dos 18 anos, interessados em desenvolver projetos e apreender sobre a metodologia do Teatro do Oprimido e a linguagem dos Direitos Humanos.
Carga Horária: 06h
Período do curso: 31outubro e 01novembro
Onde assistir:
Plataforma de vídeo Zoom
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
16h- Espetáculo: “A CIGARRA E A FORMIGA”
Mostra Oficial GRAVADO
Grupo: Grupo de Teatro Campaneli – Vitória – ES
Direção: Alexandre Campaneli
Duração: 45 minutos
Classificação: livre
Onde assistir:
Plataforma de vídeo Zoom
Clique no link e reserve o seu convite
https://www.sympla.com.br/fenatevi-20020-online—espetaculo-a-cigarra-e-a-formiga—es__1021020
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
RELEASE
A história da Formiga, que só pensava em trabalhar e da Cigarra, que passava o ano inteiro cantarolando, é o maior clássico da literatura infantil de La Fontaine. A adaptação teatral da Campaneli passa mensagens do valor da amizade e meio ambiente além do tema central do autor francês.
18h – Espetáculo: “AH, VITÓRIA QUE SAUDADE!!”
Mostra Oficial GRAVADO
Grupo: Teatro Du Beco – Vitória – ES
Direção: Verônica Gomes
Duração: 43 minutos
Classificação: 16 anos
Onde assistir:
Plataforma de vídeo Zoom
Clique no link e reserve o seu convite
https://www.sympla.com.br/fenatevi-2020-online—espetaculo-ah-vitoria-que-saudade—es__1021021
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
RELEASE
O espetáculo traz personagens populares que viveram a partir da década de 50 na cidade de Vitória/ ES, resgatando a memória social coletiva, dos célebres personagens das ruas da cidade, revivendo suas memórias, refletindo suas contribuições, suas crendices e suas sabedorias. São trabalhados aspectos históricos, intercalando seus trejeitos com a subjetividade do outro.
18h30 – Cine Em Cena –Homenageados 2013 – Luiz Tadeu Teixeira e Silvia Maria Ramos GRAVADO
Onde assistir:
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
20h – Espetáculo: “INSANOS”
Mostra Oficial AO VIVO
Grupo: Grupo de Teatro Insanos – Cariacica – ES
Direção: José Celso Cavaliéri
Duração: 50 minutos
Classificação: 12 anos
Onde assistir:
Plataforma de vídeo Zoom
Clique no link e reserve o seu convite
https://www.sympla.com.br/fenatevi-2020-online—espetaculo-insanos—es__1021022
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
RELEASE
Os devaneios de uma pessoa que sofre dos males da esquizofrenia. Suas ânsias de morte e seu desejo de ser Deus para salvar todo o mundo! Um ensaio sobre a esquizofrenia com nuances de um terror vampiresco. Um ser “no sense” que em suas alucinações acredita que Deus o escolheu para ficar em seu lugar… Psicopata assassino e paranoico passeia por seus delírios regados de sangue e morte e escreve um novo livro de Leis espirituais baseada em suas teorias de certo e errado. As sombras que o perseguem e as vozes que ecoam em sua mente o direcionam em sua jornada de sublimação divina. A crença do personagem de que tudo que ele faz está autorizado por um Deus que ele “ilusiona”.
21h – Espetáculo “PEDRINHO, O LOCO”
Mostra Oficial GRAVADO E LEGENDADO.
Grupo: Next Pictures – República Checa
Direção: Peter Serger
Duração: 110 minutos
Classificação: 12 anos
Onde assistir:
Plataforma de vídeo Zoom
Clique no link e reserve o seu convite
https://www.sympla.com.br/fenatevi-2020-online—espetaculo-pedro-o-louco—rep-tcheca__1021023
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
RELEASE
Após Pedro e sua esposa brigarem, Pedro abandona a mulher e os filhos para fugir de uma vida entediante com uma desconhecida, ao longo do caminho a relação com Marianne acontece e desenvolve-se. Depois de passarem a noite juntos, são acordados pelo sogro que acaba assassinado. Eles fogem, mas outras mortes acontecem pelo caminho. Ao longo da estrada experimentam a essência do amor e as emoções que vivem em cada um, mesmo a breve separação entre os dois sendo necessária o amor que nutrem um pelo outro é forte o suficiente para suportar – lá, Mas Marianne tem mais uma vida da qual ele não sabe nada. Ela funciona como uma assassina, mais por amos a ele, concorda em realizar mais um “trabalho”, o último, para se libertar desse mundo e poder viver com ele num lugar longínquo onde seja possível viverem o sonho comum. Quando se desloca para o local, Marianne adormece. Ele julga estar no meio de um jogo embora suspeitando que o que está a viver possa ser realidade. Uma explosão, no meio de gritos “isto é um jogo estúpido”, parece determinar a sorte das personagens. No entanto, ouve-se um “Pare! ” Vigoroso do diretor do teatro e os atores surgem entre os aplausos do público.
DIA: 02 de novembro de 2020 – Segunda
14h as 17h – OFICINA BRECHT E STANISLAVSKI: EXPERIMENTAÇÕES E INTERPRETAÇÕES.
Transmitido pela plataforma de vídeo Zoom AO VIVO
Professores: Luiz Paixão e Mariana Bizzotto – MG
A oficina virtual BRECHT E STANISLAVSKI: EXPERIMENTAÇÕES E
INTERPRETAÇÕES pretende preencher parte de uma grande lacuna que existe no estudo dos dois grandes encenadores e pedagogos do século XX. Através de uma orientação teórica e pratica, propõe ao aluno uma revisão de opiniões e preconceitos arraigados às duas teorias.
Link da Inscrição: Google Docs https://bit.ly/354c5f7
30 vagas
Público Alvo: Acima de 16, experiência em teatro e conhecimento mínimo em Brecht e Stanislavski.
E obrigatório ler e estudar o artigo do professor segue link.
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/dramaturgiaemfoco/article/view/391
Onde assistir:
Plataforma de vídeo Zoom
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
16h – Espetáculo: “SARAU DE POESIA MARGINAL PERIFÉRICA”
Mostra Paralela Vera Viana GRAVADO
Grupo: Cia Do Gueto – Vila Velha ES
Direção: Mery Silva
Duração: 40 minutos
Classificação: Livre
Onde assistir:
Plataforma de vídeo Zoom
Clique no link e reserve o seu convite
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
RELEASE
Roda de performance, de interpretação poética, com poesias autorais dentro do padrão marginal Periférico, formada por poetas que recusa o padrão de modelo literário. Dessa forma, o significado de marginal está ligado a escritores considerados à margem da produção editorial, um grito da própria sociedade para o mundo, alguns autores que mostraram a voz e a força da periferia usando a Poesia como ferramentas sócio educativa e ativistas.
18h30- Cine Em Cena – Homenageada 2014 – Alcione Dias, Antônio Guerra, Jose do Egito. GRAVADO
Onde assistir:
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
20h – Espetáculo: “ORAÇÃO”
Mostra Oficial AO VIVO
Grupo: Grupo Tarahumaras -Vila Velha – ES
Direção: Wilson Coelho
Duração: 55 minutos
Classificação: 14 anos
Transmitido pela plataforma de vídeo Zoom
Onde assistir:
Plataforma de vídeo Zoom
Clique no link e reserve o seu convite
https://www.sympla.com.br/fenatevi-2020-online—espetaculo-oracao—es__1021027
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
RELEASE
Nesta obra, a partir de Fídio e Lilbe, Fernando Arrabal faz com que os personagens recorram ao caminho que os levaria à bondade, depois de terem assassinado, por pura brincadeira e para preencher o tempo, ao filho recém-nascido. Daí, tendo como base alguns trechos da Bíblia, de Gênesis à vida de Cristo, onde Deus também promove a morte do próprio filho, estamos diante de uma ambientação cênica cerimonial, onde Fídio faz um maravilhoso relato como nos contos de fada para emocionar com ternura sua devoção à sua amada Lilbe.
21h – Espetáculo: “FAHRENHEIT, 451”
Mostra Oficial GRAVADO
Grupo: Cia Teatro Urgente – Vila Velha -ES
Direção: Marcelo Ferreira
Duração: 45 minutos
Classificação: 14 anos
Onde assistir:
Plataforma de vídeo Zoom
Clique no link e reserve o seu convite
https://www.sympla.com.br/fenatevi-2020-online—espetaculo-fahrenheit-451—es__1021028
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
RELEASE
Teatro performativo gravado em vídeo, com texto original, a partir do romance homônimo do escritor americano Ray Bradbury e da versão para o cinema de François Truffaut, um futuro sombrio, Livros são proibidos e queimados, O pensamento está proibido, * Fahrenheit, 451 é o grau em que o papel entra em combustão.
DIA: 03 de novembro de 2020 – Terça
14h as 17h – OFICINA BRECHT E STANISLAVSKI: EXPERIMENTAÇÕES E INTERPRETAÇÕES.
Transmitido pela plataforma de vídeo Zoom AO VIVO
Professor: Luiz Paixão – MG
Link da Inscrição: Google Docs https://bit.ly/354c5f7
30 vagas
A oficina virtual pretende preencher parte de uma grande lacuna que existe no estudo dos dois grandes encenadores e pedagogos do século XX. Através de uma orientação teórica e pratica, propõe ao aluno uma revisão de opiniões e preconceitos arraigados às duas teorias.
Carga Horária: 06h
Público Alvo: Acima de 16, experiência em teatro e conhecimento mínimo em Brecht e Stanislavski.
E obrigatório ler e estudar o artigo do professor segue link.
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/dramaturgiaemfoco/article/view/391
Onde assistir:
Plataforma de vídeo Zoom
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
16h – Espetáculo: “O MÁGICO DE OZ
Mostra Paralela Vera Viana GRAVADO
Grupo: Trupe Trabalhe Essa Ideia – Brasília – DF
Direção: Paula Hesketh
Duração: 47 minutos
Classificação: Livre
Onde assistir:
Plataforma de vídeo Zoom
Clique no link e reserve o seu convite
https://www.sympla.com.br/fenatevi-2020-online—espetaculo-o-magico-de-oz—df__1021031
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
RELEASE
A peça conta a história de Dorothy e seu cachorro, que são carregados por uma ventania e aterrissam nas terras de Oz, um poderoso mágico que mora na Cidade das Esmeraldas.
18h30 – Cine Em Cena – Homenageada 2010 – Maria Lucia Calmon, Ednardo Pinheiro e Jose Augusto Loureiro GRAVADO
Onde assistir:
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
20h – Espetáculo: “A ETERNA EX-PRINCESA DA ZONA SUL”
Mostra Oficial AO VIVO
Grupo: Cia Laranja Seleta Produções – São Mateus – ES
Direção: Marcelo Cruz
Duração: 45 minutos
Classificação: Livre
Acessibilidade: Interpretação em Libras.
Onde assistir:
Plataforma de vídeo Zoom
Clique no link e reserve o seu convite
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
RELEASE
Uma personagem um tanto alegórica, sozinha, num ponto de ônibus de alguma cidade, divaga em sua solidão sobre questões do cotidiano e como tudo afeta (ou não!) no seu comportamento.
21h – Espetáculo: “CASA GRANDE E SENZALA – MANIFESTO MUSICAL BRASILEIRO”
Mostra Oficial GRAVADO
Grupo: Os Ciclomáticos Cia de Teatro – Rio de Janeiro – RJ
Direção: Ribamar Ribeiro
Duração: 90 minutos
Classificação: 12 anos
Onde assistir:
Plataforma de vídeo Zoom
Clique no link e reserve o seu convite
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
RELEASE
O Espetáculo se inspira e transpira livremente na obra polêmica de Gilberto Freyre para contar através de músicas e lendas um pouco do que hoje é o povo brasileiro, partindo dos índios, negros e portugueses, passando pelo canto das lavadeiras, dos sertanejos e pela poesia popular dos sambas de enredo, o espetáculo traz, através de uma narrativa anacrônica e não-linear, referenciada pelo Teatro de Revista, um pouco desse Brasil que habita em cada um de nós. Esse Brasil outrora menino, agora adolescente, é um pouco de tudo isso, dessa mistura saborosa, dessa gente bonita. É um pouco dessa história que continua sendo escrita por cada um de nós.
DIA: 04 de novembro de 2019 – Quarta
16h – Espetáculo: O GATO DO 303
Mostra Paralela Vera Viana GRAVADO
Grupo: Cena Escola de Atores – Vitória – ES
Direção: Leonardo Magalhães
Duração: 55 min
Classificação: Livre
Onde assistir:
Plataforma de vídeo Zoom
Clique no link Sympla e reserve o seu convite https://www.sympla.com.br/fenatevi-2020-online—espetaculo-o-gato-do-303—es__1021038
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
RELEASE
A peça conta a história do sumiço do bichano de Dona Vera, uma senhora idosa moradora do edifício Jardins, onde Solangy, zeladora do prédio, assume a responsabilidade de dar conta do paradeiro do gato e resolver esse mistério. Para isso, sua investigação passa pelos estranhos moradores do terceiro andar: Bela, Rudson e Agnes. Será que alguém sabe o que o aconteceu com o gato?
18h – Cine Em Cena – Homenageado 2017 /2018 e 2019 – Jose Luiz Gobbi, Nilson Sodré e Robson de Paula e Wilson Nunes. GRAVADO
Onde assistir:
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
18h30 – Mesa: Live: TEATROS – ESPAÇOS CULTURAIS – ES
AO VIVO
Tem como objetivo ampliar o debate e a reflexão sobre a produção e gestão cultural no Espirito Santo.
Mediadora – Beth Caser
Técnico Convidado – Wlad Castiglioni – Iluminador / Engenheiro.
Representantes dos Teatros convidados do Espirito Santo.
Acessibilidade: Interpretação em Libras.
Onde assistir:
Plataforma de vídeo Zoom
Clique no link e reserve o seu ingresso
https://www.sympla.com.br/fenatevi-2020-online—mesa-live-teatros—espacos-culturais—es__1021039
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
20h – Espetáculo: “PARECE LOUCURA, MAS HÁ MÉTODO”
Mostra Oficial AO VIVO
Transmitido pela plataforma de vídeo Zoom
Grupo: Armazém Companhia de Teatro- Rio de Janeiro – RJ
Direção: Paulo de Moraes
Duração: 70 min
Classificação:12 anos
450 vagas
Onde assistir:
Plataforma de vídeo Zoom – https://zoom.us/j/96060231020
Canal YouTube – https://bit.ly/FENATEVI2020
Facebook https://bit.ly/3lKzVmS
RELEASE
Parece Loucura Mas Há Método é uma espécie de ‘peça de teatro emergencial’, uma tentativa de resposta criativa aos palcos vazios destes tempos de pandemia. Num tablado digital, 9 personalidades shakespearianas vão se enfrentar numa arena de ideias, sendo tudo conduzido pelas intervenções de um Mestre de Cerimônias. Já na primeira apresentação, com uma única frase, o público é instigado a eliminar um dos jogadores (ou seja, sua história já acaba ali). Que história você quer continuar acompanhando? Que personagens te interessam? A empatia do público com cada narrativa vai definindo a sequência de duelos de nosso jogo (que é sempre diferente a cada apresentação). PARECE LOUCURA MAS HÁ MÉTODO é teatro de jogo, que tira o espectador de uma posição passiva e o coloca no centro da decisão de nossa fábula.