Depois do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador e Recife, a Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do MERCOSUL (RECAM) será realizada este ano em Vitória, pela primeira vez sediada por um festival de curtas-metragens. O evento acontece durante o Festival de Vitória – 19º Vitória Cine Vídeo, na quinta (8) e na sexta-feira (9), no Hotel Senac Ilha do Boi.
Com o propósito de desenvolver e implementar a integração das indústrias cinematográficas e audiovisuais da região, a RECAM é realizada bianualmente em diferentes cidades-sede dos países integrantes do Mercosul. Criada em 2003, a RECAM tem como principal objetivo minimizar as assimetrias produtivas entre os países da região, potencializando sua integração pela identidade, e acima de tudo, pelos valores culturais que ao mesmo tempo os une e distingue.
A cidade receberá a visita de 20 representantes dos estados membros, Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Participam também os membros dos Estados associados, representando a Bolívia, Colômbia, Chile, Equador e Peru. A Secretaria do Audiovisual/SAV-MINC é a instituição titular do Brasil na representação da reunião, seguida da ANCINE (Agência Nacional do Cinema). O país ocupa, neste momento, a presidência da entidade, e liderará o encontro em Vitória.
“Por iniciativa da secretária do Audiovisual, Ana Paula Santana, esta RECAM veio aportar no Festival de Vitória. A intenção é descentralizar as ações do grupo aqui no Brasil, jogar luz sobre outros eventos de cinema que acontecem no país, bastante conhecidos internamente, mas ainda sem muita projeção internacional. É a primeira vez, por exemplo, que um festival dedicado ao formato do curta-metragem recebe uma reunião do grupo. É um sinal de prestígio para o Espírito Santo, e um gesto decisivo de integração com a produção audiovisual do Mercosul”, afirma Lucia Caus, organizadora do Festival de Vitória.
Os planos de trabalho desenvolvidos pela RECAM têm como objetivo a análise, o desenvolvimento e a implementação dos mecanismos destinados à promoção e integração da indústria na região, procurando harmonizar as políticas públicas e a legislação aplicada ao setor para promover a livre circulação de bens e serviços cinematográficos entre os países. Os trabalhos da RECAM também buscam facilitar a realização de cooperações e coproduções internacionais. A prioridade é atuar no desenvolvimento sustentável do setor audiovisual, potencializando novos modelos de negócio, inovação e convergência.
Programa MERCOSUL Audiovisual e Salas Digitais
Em 2009, um convênio firmado entre a RECAM e a União Europeia deu origem ao Programa MERCOSUL Audiovisual, com o objetivo de fomentar a produção e o consumo de conteúdos audiovisuais próprios.
Ao longo de três anos foram realizadas pesquisas e estudos comparados sobre a legislação aplicada ao setor e sua cadeia de valor, além de uma série de oficinas de formação e capacitação nos mais diversos segmentos. Destacam-se, ainda, ações de preservação, restauração e digitalização de acervos e a criação da Rede de Salas Digitais, constituída inicialmente por 30 salas de exibição, sendo 10 na Argentina, 10 no Brasil, 5 no Paraguai e 5 no Uruguai. Essas salas estão conectadas a uma Entidade Programadora responsável pela distribuição de conteúdos audiovisuais produzidos na região.
Em Vitória, o comitê de direção do Programa MERCOSUL Audiovisual se reunirá para discutir os resultados do trabalho realizado até aqui.