Obras inéditas e autorais de artistas do Espírito Santo concorrem a prêmios do Festival Autoral Pandêmico
Músicas e poesias que refletem criticamente sobre o momento de pandemia social. Essa é a proposta do Festival Autoral Pandêmico, que recebeu 183 inscrições de obras de artistas do Espírito Santo.A organização divulgou os vídeos de trabalhos inéditos dos 23 selecionados para a fase final, que agora passam pelo júri popular (confira todos eles abaixo).
O resultado final vai considerar uma média ponderada entre a votação dos jurados indicados pela organização do festival e o voto do público, que se dá por meio do número de curtidas em cada vídeo na página do Instagram.
A votação ficará aberta até sábado (4), com o resultado final sendo divulgado no domingo (5), às 18h, numa transmissão ao vivo pela página do Festival Fico em Casa ES, que também responde pela organização do Festival Autoral Pandêmico.
No total serão R$ 5 mil em prêmios, contemplando dois trabalhos de música e dois de poesia na categoria adulta, e um trabalho de música e outro de poesia na categoria infanto-juvenil. Os vencedores também irão fazer transmissões ao vivo na página do festival e estarão escalados para realização de um show após o fim do período de isolamento e volta da permissão para eventos artísticos.
“O que queríamos, que era incentivar a criação crítica da cultura para esse momento tão complicado, foi atingido. As obras, em sua maioria, são lindas. É uma pena que tenhamos poucos prêmios. Foi muito difícil conseguir verba”, diz Guilene Leonardi, uma das organizadoras do Festival Autoral Pandêmico, que ofereceu prêmios graças a doações de apoiadores.
A diversidade é apontada por ela como um ponto alto do resultado final. “Tivemos congo, blues, MPB, samba, moda de viola, slam…de tudo, mesmo! Penetramos no interior e isso também é motivo de orgulho. Queríamos que fosse maior, mas infelizmente tivemos um grupo reduzido de pessoas trabalhando voluntariamente. E cada vez mais o isolamento e a crise financeira estão deixando as pessoas adoecidas. Portanto, não foi fácil, não é fácil, mesmo assim a recompensa de ver essas joias raras da cultura capixaba mostrando suas criações é fundamental para que tenhamos força de continuar”, concluiu.
Confira abaixo o nome e o link dos vídeos dos finalistas, todos disponíveis na página do Festival Fico em Casa ES no Instagram. Para votar, basta clicar no vídeo e curtir a publicação no Instagram.
Poesia
Autora: Natalia Ferreira Laurete
Autor: Ronald da Silva Alves
Autora: Leticia Baptista Braga
Autor: Marcéu Rosário Nogueira
Autora: Juane Valentim Miranda
Autora: Júlia Viegas Alves
Autora: Ana Sophia Brioschi Santos
Autor: Anderson da Silva Fraga
Música
Autores: Nano Viana e Bruno Kohl
Autores: Alan Santos Biazatti e Diego Santos Biazatti
Autoras :Elaine de Oliveira Santos e Samara Segades de Oliveira
Autores: Fraga Ferri e Hudson Ribeiro
Autor: Sérgio Pereira Gonçalves
Autores: Maurício Abdalla e Cecitônio
Autores: Fernando Nardi e Tom Beuquis
Jocenir Leite
Poesia Infanto-juvenil
Autor: Andrey Claudio Ferreira
Autora: Kellen Mara Ferreira Gomes
Autor: Rafael Sizenando dos Santos
Autor: Hugo Santos Santiago
Música Infanto-juvenil
Autora: Renata Portella
Autor: Jodson Silva dos Santos Ferreira
Autora: Jamily Cardoso dos Santos