terça-feira, outubro 15, 2024
21 C
Vitória
terça-feira, outubro 15, 2024
terça-feira, outubro 15, 2024

Leia Também:

Festival Nacional de Teatro começa neste domingo

Mais: lançamento de livros e homenageados; e álbum Mãe_Solo

Começa neste domingo (13) e vai até o dia 20 de outubro, a 20ª edição do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória (Fenatevi), que contará com 19 apresentações teatrais gratuitas, inclusive inéditas, de trupes capixabas e também de outros estados. Além dos espetáculos de teatro, na programação constam lançamento de livros, homenagens, oficinas e workshops, cujas inscrições já se encerraram.

Divulgação

As apresentações teatrais, que vão do drama à comédia e atendem aos públicos adulto e infantil, serão todas em Vitória, no Teatro do Sesi, em Jardim da Penha; no Teatro Universitário, em Goiabeiras; na Casa da Cultura Sônia Cabral, na praça Costa Pereira; e na Má Companhia, no Centro. No caso das peças em espaços fechados, os interessados devem retirar o ingresso na bilheteria uma hora antes do início do espetáculo. O Fenatevi é realizado pela Associação Uma Floresta, com produção da Ratimbum Produções. A programação completa pode ser acessada aqui.

Peça de abertura

Divulgação

A peça A lenda de um homem sem nome, do Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira, abre a programação do Fenatevi, dia 13 de outubro, às 19h30, no Teatro Sesi. A montagem, dirigida por Carlos Ola, é uma adaptação da lenda capixaba A pedra do Diabo, que fica em Inhanguetá, Vitória. Traz música, humor, costumes e resgate da oralidade do Espírito Santo.

Homenageados

Divulgação

Todos os anos, o Fenatevi homenageia trabalhadores da cultura por sua contribuição ao mundo das artes. Nesta edição, os homenageados serão o técnico de luz Alcides Luiz Rodrigues Pereira e o capataz de circo e técnico de palco Luiz Claudio Siqueira, o Bere. Este último iniciou sua carreira profissional no Circo da Cultura do DEC. Em 1996, foi convidado a integrar a equipe do Teatro Carmélia e, logo depois, no Teatro Carlos Gomes. Atualmente, está na Casa da Cultura Sonia Cabral.

Homenageados II

Alcides Luiz Rodrigues Pereira iniciou sua carreira em 1984, no Teatro SCAV. Em 1985, foi efetivado no Departamento Estadual de Cultura (DEC) e passou também a integrar a equipe do Teatro Carlos Gomes. A escolha dos homenageados foi muito acertada, pois trabalhadores da cultura não são somente os artistas. Tem uma série de profissionais que “fazem a coisa acontecer” e também merecem muitos aplausos.

Lançamento de livro

Faz parte da programação do Fenatevi, ainda, o lançamento do livro O céu é o limite, de Erlon José Paschoal; das coletâneas Melhor manter o escuro aceso, do ator e dramaturgo Duílio Kuster Cid; e Ontem, hoje e amanhã – Narrativas capixabas, de Nieve Matos e autores parceiros. Os lançamentos serão na próxima sexta-feira (18), às 18h30, na Casa da Cultura Sônica Cabral.

Mãe_Solo

Divulgação

Está disponível nas plataformas de streaming, o álbum Mãe_Solo, da cantora Taís Lobo, que com esse novo trabalho estreia na música autoral independente. As primeiras canções foram compostas durante o puerpério da artista, em 2020, auge da pandemia da Covid-19. A cantora afirma que em Mãe_Solo algumas de suas influências foram Fátima Miranda, Meredith Monk, Anna Homler, Camille Dalmais, Uakti, Björk, Ibeyi, Juçara Marçal, Milton Nascimento, Itamar Assumpção, PJ Harvey, Abner Jay e Ali Farka Touré.

Conexão com a terra

O álbum, relata a artista, é uma oferenda a Onilé, orixá conhecida como a Senhora da Terra, a Terra-Mãe, aquela que recebe todos os viventes ao nascerem e ao morrerem, bem como a memória de seus passos no planeta. Assim, busca refletir sobre os termos “mãe-solo”, “solo” e “mãe”, entendendo que, em um país onde 15% das famílias é formada por mulheres a sós com suas crianças, “mãe” e “solo” parecem soar como uma mesma palavra. Além disso, convida à reflexão poética sobre as maternidades e os sistemas de filiação, a partir da capacidade de gerar, criar e cuidar.

Espiritualidade e materialidade

O álbum conta com 10 faixas, que, segundo a artista, entrelaçam as dimensões espirituais e materiais que envolvem o maternar, e percorre a narrativa da existência desde a sua configuração espiritual até a chegada de uma pessoa ao mundo, perpassando o nascimento e a criação de vida e arte de uma mãe em um contexto solo. Temáticas como o primeiro banho de um recém-nascido, o plantio da placenta e a troca de olhares entre mãe e filho são exploradas em canções como Lava, Quaresmeira e Breu.

Capacitação em audiovisual

Estão abertas até 21 de outubro, as inscrições para capacitação de profissionais do audiovisual para oficinas e masterclass gratuitas do projeto Entrenós. As formações ocorrerão em três áreas do audiovisual: assistente de direção, gaffer (profissional que viabiliza a iluminação planejada pelo diretor de fotografia) e continuísta. As oficinas ocorrem ainda em outubro presencialmente no Hubes+, no Centro de Vitória, enquanto a masterclass sobre continuidade ocorre online pelo Google Meet. Para participar é preciso fazer inscrição por este link.

Capacitação em audiovisual II

A oficina de Gaffer, que terão 30 vagas, serão nos dias 25 e 26 de outubro, das 9h às 12h e das 13h às 18h. O facilitador será Álvaro Brito. A de Assistência de Direção, com Carol Covre e Melina Galante, também com 30 vagas, acontecerá de 28 a 31 de outubro, das 14h às 18h.  A masterclass de Continuidade, no dia 6 de novembro, das 18h às 21h, não tem limite de vagas, mas é preciso se inscrever neste link. A facilitadora será Marianne Macedo.

Cinema e literatura

Na próxima quinta-feira (17), haverá sessão do Cine Zona na Biblioteca Pública Municipal de Vitória, no Centro de Vitória, às 19h, com a exibição dos filmes Dias de Pouco Pão e Zero Sonho, de Saskia Sá, e Tomar o Tempo, do coletivo Poesia Inútil. A sessão também vai contar com a participação da escritora Bernadette Lyra e da realizadora Saskia Sá, que irão falar sobre cinema e literatura. Além da exibição dos filmes, no evento também acontece a Zona Literária, com apresentação de escritoras e escritores convidados. Entre eles Ingrid Carrafa, João Chagas, MarCéu Rosário, Ana Sophia Brioschi, João Martins e Casé Lontra Marques.

Até a próxima coluna!

E-mail: [email protected]

Mais Lidas