Em agosto a primeira edição do Festival Nacional Newton Braga de Poesia Falada foi anunciada. O evento chamou atenção pelo ineditismo no Estado e pela integração entre vertentes artísticas que ainda são pouco exploradas juntas no Espírito Santo: a poesia e o teatro – a proposta é promover literatura, dando voz e corpo à poesia por meio da interpretação dos escritos.
Pois bem, o Festival, que será realizado no município de Cachoeiro de Itapemirim, sul do Estado, recebeu inscrições até o final de agosto. De acordo com o regulamento do evento, após as inscrições, 12 poesias seriam selecionadas – sendo seis exclusivamente de inscrições vindas de Cachoeiro; e as outras seis vindas de outras partes do Estado e do país. Contudo, os organizadores optaram por incluir uma poesia a mais, devido a qualidade da obra.
A lista dos selecionados inclui poesias vindas de São Paulo, Rio e Janeiro, Minas Gerais e, claro, do Estado. No total, o Festival recebeu 24 inscrições de Cachoeiro; e 108 de todas as cinco regiões do Brasil – de Estados como o Tocantins, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Goiás, entre outros. Mas, só 13 foram escolhidos, de acordo com os critérios da banca julgadora formada pelo editor da Revista Cachoeiro Cult, Fernando Gomes; a poetisa e professora Milena Paixão; e o ator e produtor cultural Luiz Carlos Cardoso, que levaram em consideração critérios como conteúdo poético e estruturação textual da poesia.
Na próxima e última fase, que será o evento em si, os artistas dessas poesias selecionadas irão realizar uma apresentação para a banca de jurados. Os três melhores intérpretes e as três melhores poesias serão premiadas em dinheiro.
Os seis candidatos cachoeirenses que tiveram poesias selecionados são: Cláudia Sabadini, com a poesia Cor de Rosa; Nelson Miranda, com Acordai; Francielly Cesario Gonçalves, com Meu Abrigo; Leonardo Nascimento Cordovil, com O Ideal; Maria Elvira Tavares Costa, com Ventania; e Marco Antônio Reis, com Ponto de Vista.
Já os sete poemas de outros Estados e municípios do país são: Jacqueline Salgado, com Seu eu fosse um poema; Yuri Westermann de Souza, com Ariadne; Luís Kifier, com Cecograma; Robisson Albuquerque, com Poemanifesto; Diego Martins de Paula, com Pico da Neblina ; André Arçari, com ((( I, II, III, Soul ))); e, por fim, Poliana Paiva, com Bucelfie.
Vale frisar que os intérpretes inscritos para apresentar ao público cada uma das poesias não são, nem sempre, os próprios poetas – muitos inscreveram atores e atrizes, por exemplo.
No dia do evento, que será realizado no Teatro Municipal Rubem Braga, todos competirão entre si para ganhar os troféus de melhor poesia e melhor intérprete, ambos para primeiro, segundo e terceiro lugar. O evento será aberto ao público.
Serviço
A primeira edição do Festival Nacional Newton Braga de Poesia Falada será realizada no dia 31 de outubro, a partir das 19h, no Teatro Municipal Rubem Braga – avenida Beira Rio, s/n, Bairro Guandu, Cachoeiro de Itapemirim.