Depois de realizar cinco edições, o festival cultural POCAR, que acontece em Conceição da Barra (norte do Estado), não vai ocorrer este ano, conforme informou a organização do evento, composta pela Estandarte Cia de Teatro e pelo Instituto Cultural Tambor de Raiz. A falta de apoio da prefeitura é a principal alegação. Após promessa no ano passado, o apoio foi embargado no último dia e deixou os organizadores com prejuízo, que ainda estão tentando pagar.
A história do POCAR tem início em 2013, como parte da celebração do tombamento do conjunto arquitetônico da Praça Central de Conceição da Barra, das casas do entorno e do Cais do Porto como Patrimônio Histórico e Artístico do Espírito Santo. A praça encontrava-se amaeçada por um projeto de torná-la local de estacionamento. A primera ediçao foi feita a partir da mobilização dos artistas locais e de outros lugares. Nos últimos quatro anos, o festival conseguiu apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) por meio dos editais do Funcultura.
Na última edição, a organização estima que cerca de 15 mil de pessoas participaram do festival que teve shows, espetáculos teatrais, intervenções artísticas, oficinas e apresentações de cultura popular, todas gratuitas, realizadas por artistas locais e também de outros estado e países, que se apresentaram no município e doaram seus cachês.
A organização do evento alega boicote da Prefeitura de Conceição da Barra em diferentes gestões por questões políticas.“Não é algo que começa agora, a gente vem sofrendo boicote há cinco anos. É um poder desproporcional, um grupo lutando para fazer acontecer e a máquina administrativa, que tem mais força e dinheiro, jogando contra”, diz Didito Camilo, idealizador e produtor do evento. “Mas nós somo muitos, e responderemos fazendo uma etapa educativa para mostrar que podem boicotar um ano, que vamos voltar mais fortes.”
Assim, nesta semana, acontece a “Etapa Educativa” do Festival POCAR, com atividades de formação que acontecem de quinta (26) a sábado (28). Serão realizadas oficinas de Elaboração de Projetos Culturais, Introdução ao Documentário, Ferramentas de Valorização do Patrimônio Gastronômico das Comunidades Quilombolas, Contação de Histórias, Iniciação Teatral e um Concurso Literário.
AGENDA CULTURAL
Etapa Educativa do Festival POCAR
Quando: 26 à 29 de abril – quinta a domingo
Onde: Conceição da Barra
Programação
Oficinas:
-Elaboração de Projetos Culturais
Joseane Nogueira
26, 27 e 28 de abril, 18 a 21h
EMEF Dr. Mário Vello Silvares
-Introdução ao Documentário: Meu Povo, Meu Lugar Minha Raiz
Elvis Rodrigues
27,28 e 29 de abril, 14-17h
EMEF Dr. Mário Vello Silvares
-Ferramentas de Valorização do Patrimônio Gastronômico das Comunidades Quilombolas
Karina Moreira
26, 27 e 28 de abril, 14 a 17h
Quilombo do Linharinho
-Contação de Histórias
Marcelino Xibil Ramos
27 e 28 de abril, 14 a 17h
Espaço Kids do Restaurante Casarão
-Iniciação Teatral
com Yago Rufato
26, 27 e 28 de abril, 8 a 10h
Hotel Porto Marlim
Concurso Literário