Entre os dias 24 e 28 de julho, o município de Conceição da Barra recebe mais uma edição Pocar Festival de Cultura, que traz como foco Patrimônio, Arte e Gastronomia. Durante cinco dias, o evento pretende transformar a cidade no centro da cultura no Espírito Santo, com quase quarenta atrações.
Como é tradição, a abertura do festival, na quarta-feira (24), se dá com um cortejo saindo da Igreja de Nossa Senhora da Conceição e sua praça, ocupando um espaço importante que foi tombado como patrimônio cultural estadual após mobilização social diante da ameaça do local ser transformado em um estacionamento. No cortejo, um desfile da cultura popular do município que é considerado Capital da Diversidade Folclórica do Espírito Santo.
Um marco da programação nesse sentido também é o ajuntamento de sanfona, viola e pandeiro no Mercado Municipal, quando os mestres da cultura popular do município se encontrar para rimar, brincar e tocar o tradicional forró de sapezeiro, que costuma ser tocado nos ajuntamentos e nos ensaios do Ticumbi.
Entre as atrações confirmadas do Pocar estão o sanfoneiro Mestrinho, o rap das Melanina MCs, o cantor de reggae norte-americano Biafran Lion, além de afrobatucada, jazz band, literatura, performance, cinema e teatro e circo com grupos do Brasil e da Argentina. O festival se espalha pela cidade, levando as atrações a diversos espaços: a Praça Matriz, a beira do cais, a beira da praia, as comunidades tradicionais, as escolas e restaurantes.
A grande novidade deste ano é a realização de um circuito gastronômico envolvendo cinco restaurantes e uma comunidade tradicional. “Sugerimos que os pratos de cada estabelecimento tivessem elementos das águas do mar ou do rio unidos com derivados da mandioca, como farinha, beiju, aipim. Cada um usou a criatividade para criar um prato delicioso”, diz Didito Camillo, coordenador do Pocar. Nas escolas, o espetáculo Memórias à Venda busca despertar nos alunos a importância da valorização da farinha de mandioca como produto de resistência das comunidades da região.
Além dos restaurantes, será possível ter um almoço cultural numa comunidade pesqueira artesanal de Porto Grande, que poderá ser acessada de caiaque, chalana ou bicicleta. “A comunidade vai preparar o almoço e as pessoas poderão fazer uma visita e ter o privilégio de ter uma troca de saberes tanto sobre a pesca artesanal como sobre manifestações culturais como jongo e reis de bois”.
Segundo Didito, uma das intenções do projeto é colocar em contato e diálogo artistas de fora com os representantes das artes e cultura popular de Conceição da Barra. No ano passado, o evento não aconteceu como festival, optando por uma etapa educativa, mais modesta em custos, mas que pudesse trabalhar com os jovens locais. “O trabalho que ainda queremos chegar é que o festival seja o ato culminante de um trabalho educativo que aconteça durante todo o ano”, considera Didito Camillo. Confira abaixo a programação completa.
AGENDA CULTURAL
Pocar festival Cultural
Onde: Conceição da Barra/ES
Quando: 24 a 28 de julho
Programação
24 de julho (quarta-feira)
Praça da Matriz à Beira do Cais
20h – “Festejo da Chegança” com: Jongo de São Cosme e Damião, Jongo de N. S Aparecida, Afro Batucada, artistas convidados do Pocar, Barroco Jazz Band. Banda Pôr do Sol
Beira do Cais
21h – Abertura Oficial
21h30 – Show “Mo Maiê: Transatlântica”
25 de julho- quinta-feira
Pocar na Escola – EMEF João Bastos Bernardo Vieira
10h – Espetáculo “Memórias à Venda”
10h30 – Roda de Conversa “Memórias e Afetos das Comunidades da Região do Sapê do Norte”, com Simone Batista e Gessi Cassiano
Pocar na Escola – CMEI Menino Jesus
14h – Espetáculo teatral “Um Cesto de Histórias”, Cia. Nós de Teatro
Estação Beer Drinks/ Galeria Cores e Sabores
19h – Espetáculo “#PalavrasCruzadas”, Cia. Nós de Teatro
Praça da Matriz
Mostra Pocar de Cinema
20h – Filmes: “Ato Público”, de Henrique Manara; “Rio Itaúnas Sempre Vivo, da Foz à Nascente”, de Jefferson de Albuquerque Jr. e Kika Gouvêa;
Beira do Cais
21h – Show “Atitude Positiva”
22h30 – Show “Biafran Lion” (EUA)
26 de julho- sexta-feira
Feira da Praça São Pedro
9h – “Literatura a Quilo”, Saulo Ribeiro e Editora Cousa
9h30 – Show “Ajuntamento de Sanfona, Viola e Pandeiro ‘Mestre Mirtinho’ ”
Beira do Cais
17h30 – Performance “A História Não Contada do Boi Estrela”, Henrique Selva Manara
Em frente ao Restaurante do Pintinho
20h – Espetáculo Teatral “As Fábulas”, Teatro Kaô
21h – Show Silvia Gomes e Banda
22h30 – Show “Fogumano”, participação Jeferson Leite
27 de Julho- sábado
Centro Social
10h – Oficina “Diálogos Musicais”, João Paulo Moreira, Orquestra Experimental de Repertório do Teatro Municipal de São Paulo.
Porto Grande
12h- Almoço Cultural, “Sabores e Fazeres” no Tião de Véio
Mandela Gastrô Bar
18h30 – “Ressonâncias Latinoamericanas”, concerto de violão com Demétrios Souza e Sarau Literário da Academia Barrense de Letras e Artes
Praça da Matriz
19h30 – Mostra Pocar de Cinema- Filmes: “Canto para a liberdade – A festa do Ticumbi”, de Orlando Bomfim Netto; “Mestre Pedro de Aurora, pra ficar menos custoso” de Orlando Bomfim Netto; “Baile de Congo de São Benedito”, de Apoena Medeiros
20h – Cortejo “Barroco Jazz Band” (Matriz ao Cais)
Beira do Cais
20h30 – Espetáculo “A Mala”, Circo Gamarra (Argentina)
21h30 – Show “Melanina MC’s”
23h – Show “É Tempo Para Viver”, Mestrinho e Banda
28 de julho- domingo
Centro Social
10h – Oficina “Diálogos Musicais”, João Paulo Moreira, Orquestra Experimental de Repertório do Teatro Municipal de São Paulo.
Em frente ao Restaurante Abrolhos
11h – Espetáculo “Jubarte: Uma Aventura Oceânica”, Cine Teatro Ribalta
12h – Show “Catiços Samba, Choro e Convidados”
FESTA DE ENCERRAMENTO
20h – Espetáculo “Grandes Roubadas”, Circo Teatro El Individuo (Argentina)
21h – Show “Santo de Casa”
22h – Show “Ajuntamento Pocar”