segunda-feira, novembro 18, 2024
25.5 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

Festival reúne em Vitória congo, grafiti e bandas locais

Com foco na cultura capixaba, rebuscando o tradicionalismo do congo e sem deixar de lado as manifestações culturais de bandas locais recentes, o Festival Cultural de Vitória realiza nesse final de ano uma programação extensa que inclui seis bandas de congo, três grupos musicais, grafiti ao vivo e roda de capoeira. O evento será realizado no próximo domingo (21), a partir das 13h, no Ilha Shows que fica na Praia do Canto, Vitória. A entrada é gratuita. 
 
No total já são cinco anos de existência do evento e, nessa edição, o público tem como atração as representativas bandas de congo, são elas: Beatos de São Benedito (Centro de Vila Velha), Unidos de Boa Vista (Roda D’água), Unidos de Boa Vista Mirim (Roda D’água) e Panela de Barro (Goiabeiras). As apresentações de congo começam a partir das 13h30 e vão durar cerca de 30 minutos cada uma. 
 
Durante toda a programação outras ações culturais acontecerão simultaneamente ás apresentações musicais, como demonstrações de grafite, capoeira e confecção de panelas de barro. Já a primeira banda a se apresentar será a Derengos, às14h30. O trabalho dos capixabas se iniciou em 2006 e passou a ganhar destaque com Zica, que venceu o V Festival Prato da Casa. Além disso, a canção Balancê foi selecionada para o catálogo cultural oficial da Secretaria de cultura do governo do Espírito Santo (Secult). 
 
Às 17h30 quem se apresenta será o grupo Regional da Nair (foto a esq.). Com um repertório que destaca o samba, o projeto já é bem conhecido pelos capixabas por arrastar centenas de pessoas nos blocos de rua do Centro de Vitória.  Sem vocalista definido, eles promovem, desde 2008, apresentações  que partem de uma abordagem mais participava do público, com um caráter festivo bem carnavalesco.  
 
A última apresentação será do Projeto Feijoada, a partir das 19h30,  que fará um show em formato “roda de samba”, em volta de uma mesa. O grupo gravou, recentemente, o primeiro DVD, intitulado Pode Chegar. O trabalho chama atenção pelas participações nacionais, como B Negão (Planet Hemp), Gabriel Moura (Farofa Carioca) e Arlindo Neto (Paralamas do Sucesso). A banda também possui experiência em turnê internacional, tendo passado por Portugal, França, Inglaterra e Itália.
 
Serviço
 
O 5° Festival Cultura de Vitória será realizado no próximo domingo (21), a partir das 13h no Ilha Shows – Alameda Ponta Formosa, 350, Praia do Canto, Vitória. A entrada é gratuita

Mais Lidas