Com o intuito de apresentar e valorizar grupos que se dedicam ao repertório de música antiga, o Sesc promove a Mostra Glória à música antiga, com a presença do instrumentista de cordas dedilhadas antigas, Guilherme de Camargo, as Orquestras de Câmera Antiqua Consort , Victoria Antiqua e o Trio Leopoldina. O evento será nesta quinta (23) e sexta feira (24), às 19h, e no sábado (25), às 17h e 19h, no Teatro Multiconfiguracional do Centro Cultural Sesc Glória. O evento é gratuito e de classificação livre.
Na quinta-feira, às 19h, o público vai conferir a apresentação acústica do músico paulista Guilherme de Camargo, conhecido como um dos mais importantes instrumentistas de cordas dedilhadas antigas do Brasil, como o alaúde, teorba, guitarra barroca, viola de arame e guitarra romântica. Além de sua atividade como solista, Guilherme possui trabalhos realizados junto à Orquestra Sinfônica de São Paulo (Osesp), entre outros.
Sexta-feira, também às 19h, a plateia terá a oportunidade de assistir a Orquestra de Câmara Antiqua Consort, composta por alunos e professores da Escola de Música Saint’ Clair Pinheiro de Alegre-ES. Formada em 2012, o grupo se dedica à pesquisa e interpretação da música historicamente informada, realizada pelo núcleo de música antiga da escola. Sendo projeto pioneiro no Espírito Santo, Antiqua Consort utiliza o repertório histórico, instrumentos e técnicas de época como ferramenta de musicalização e iniciação musical.
Já no sábado, às 17h, o palco fica por conta da apresentação do Trio Leopoldina e às 19h, da Orquestra de Câmara Victoria Antiqua. O Trio Leopoldina é composto por pesquisadores de um repertório ainda pouco conhecido, incluindo obras de Fesca e Dressler. Sua música é formada por flauta, violino e violoncelo sem baixo contínuo e possui repertório clássico e pré-romântico, tendo um diferencial sonoro condizente com as atuais tendências mundiais de interpretação: o uso de instrumentos originais ou cópias históricas.
A Orquestra de Câmara Victoria Antiqua se apresentará com um repertório especialmente programado e fundamentado no seu trabalho de redescoberta do rico repertório dos períodos mais antigos da história da música, com toda uma atenção à reconstituição histórica musical rigorosamente fiel ao estilo original da época em que as obras foram compostas. O grupo surgiu da união de profissionais da música erudita do Espírito Santo.
Serviço
I Mostra Glória a música antiga acontece nesta quinta (23) e sexta-feira (24), às 19h, e neste sábado (25), as 17h. Entrada franca, com retirada do ingresso com uma hora de antecedência e classificação etária livre
Mais informações: (27) 3324-1168