Fim de ano é sempre de muita festa no Espírito Santo. As celebrações do congo, num tributo a São Benedito pelo salvamento de negros após um naufrágio, marcam festejos em diversos municípios. Outras manifestações também acontecem tradicionalmente na mesma época, como o Ticumbi em Conceição da Barra. Neste ano, também acontece um encontro de cultura indígena em Aracruz.
Confira algumas dessas atividades que permitem um calendário cultural diário até dia 1° de janeiro.
24 de dezembro
Às 5h acontece a tradicional Alvorada de Natal, que marca o início dos festejos em Serra Sede. Enquanto o dia amanhece, a banda Estrela dos Artistas toca pelas ruas do bairro junto com a banda de congo Konshaça.
Em Vitória, às 9h, acontece a procissão com a imagem de São Benedito em Santa Marta, com ponto de encontro na Rua José Benedito Cristo.
25 de dezembro
Em Serra Sede acontece às 20h a puxada do navio Palermo, com bandas de congo e Estrela dos Artistas.
Em Vitória, a puxada e fincada do mastro de São Benedito com a banda Amores da Lua são realizadas no bairro Santa Marta, a partir das 17h. Em Goiabeiras, a festa com a banda de congo Panela de Barro começa às 16h.
26 de dezembro
Neste dia acontece o auge das celebrações em Serra Sede, que se torna simbolicamente capital do Espírito Santo por um dia, em solenidade na Câmara Municipal, às 11h. Às 18h30 acontece a puxada do mastro com diversas bandas de congo. A fincada do mastro está prevista para 21h30, seguida de show pirotécnico e apresentações musicais no palco.
27 de dezembro
No encerramento das festas em Serra Sede, ainda acontece o desfile das bandas de congo, às 19h, seguida de show com música ao vivo.
28 de dezembro
A partir das 16h acontece a Fincada do Mastro de São Benedito na Barra do Jucu, Vila Velha, com as bandas Mestre Honório e Raízes da Barra, além da banda convidada Amores da Lua. A concentração da festa será na Rua Antônio Leal.
Em Aracruz, será realizada a Noite Cultural na aldeia Tupinikim de Caieiras Velha. A programação começa às 19h30, no pátio central da aldeia, contando com danças e cantos tradicionais, pintura corporal, exibição de documentário, exposição fotográfica e música ao vivo.
29 de dezembro
No domingo, tem mais congo na Barra do Jucu. A concentração começa 15h na casa de Dona Dorinha, e as bandas de congo Tambor de Jacarenema e Mestres Alcides saem pelas ruas do bairro para a fincada do mastro.
30 de dezembro
Na madrugada do dia 30 de dezembro têm início os festejos do ticumbi em Conceição da Barra. O ensaio geral do grupo começa às 23h, na casa do Bardino, em Porto Grande.
31 de dezembro
A festa do ticumbi segue no início da manhã, quando os brincantes vão à comunidade de Barreiras buscar a imagem de São Beneditinho e levar à cidade em cortejo até a Igreja de São Benedito, também em Conceição da Barra.
Em Timbuí, no município de Fundão, acontece às 19h a puxada do mastro, com participação das bandas de congo do município.
1 de janeiro
Continuando a festa em Conceição da Barra, após missa da manhã acontece mais um cortejo e apresentação do ticumbi.
O ano começa animado também em Fundão, com o Encontro Regional das Bandas de Congo. Às 17h30 elas chegam e são recebidas na Casa da Memória Antenor Netto, em Timbuí. Uma hora depois tem início o cortejo e desfile das bandas. A puxada do navio está prevista para 20h e a fincada do mastro para 21h.