Ao som dos tambores e das casacas das bandas de congo, a Barra do Jucu, em Vila Velha, será palco, neste domingo (31), às 16 horas, da Fincada do Mastro de São Benedito da banda Tambor Jacarenema.
No domingo (31), é a vez da banda de congo Tambor de Jacarenema realizar a fincada do Mastro de São Benedito, com concentração na casa da Dona Dorinha, a partir de 16h. Como nos anos anteriores, a fincada do mastro será realizada na Igreja Nossa Senhora da Conceição, depois de cortejo pelas ruas da Barra do Jucu.
Para a diretora da Associação de Bandas de Congo de Vila Velha, Rosangela Caus, as festividades deste ano serão mais tranquilas e seguras com o apoio da prefeitura de Vila Velha. “Esse evento atrai cerca de cinco mil pessoas. Fiéis reúnem-se para pedir graças ao santo, amarrando fitas no mastro, durante a caminhada ao som de congo”.
O subsecretário de Cultura, Eliomar Carlos Mazoco, explica a importância das festas de fincada e retirada do mastro, que são formas de celebrar o santo a partir de manifestações como o congo. “A festa é muito importante para a comunidade e para a nossa cidade, tanto do ponto de vista da nossa identidade cultural quanto para o turismo. Muitas pessoas participam pela devoção a São Benedito e outras acreditam que o esforço físico paga uma promessa, como, por exemplo, carregar o mastro durante o cortejo ou tocar o tambor e a casaca. A fincada do mastro significa também um desejo de fecundidade da terra para que haja boa colheita e bons frutos, é como uma evocação da ligação terrena com o divino”, finalizou.
Serviço
Dias 30 e 31 de dezembro
Fincadas do Mastro de São Benedito
Local: Barra do Jucu – Vila Velha
Banda de Congo Mestre Honório
30 de dezembro – 16h – Fincada do Mastro
Local: Rua Antonio Leão (rua principal da Barra do Jucu), em frente ao antigo bar Barroco
28 de janeiro – 16h – Retirada do mastro
Banda de Congo Tambor de Jacarenema
31 de dezembro de 2017 – 16h – Fincada do Mastro de São Benedito
Local: Rua Reginaldo Leão, no Centro da Barra do Jucu
14 de janeiro – 16h – Retirada do mastro