Gustavo Anitelli, do Teatro Mágico, é um dos participantes do evento, que contará com showcases e videoclipes
Maior evento de formação na área musical realizado no Espírito Santo, o Formemus terá sua terceira edição em formato totalmente online. Neste ano, as mudanças e desafios provocados pela pandemia do coronavírus vão ser temas centrais para os profissionais da música discutirem. Como nas edições anteriores, além dos painéis, será feita mostra de videoclipes e apresentação de showcases com artista de diversos estados do Brasil, que poderão ser assistidos gratuitamente pela internet.
Entre os temas que vão ajudar a refletir sobre o momento atual e os próximos passos da cena musical são os painéis “Indústria da Música Pós-Pandemia – Seria o futuro híbrido?”, com seis convidados nacionais que trabalham em grandes projetos em diferentes vertentes da cadeia da indústria fonográfica. Em outro espaço, será abordado “O Potencial de Consumo da Música Brasileira no Youtube e o Boom de Distribuição na Pandemia”, do qual participa Walter Venício, do YouTube, Marcos Chomen, do CD Baby, e Renata Gomes, do Ingrooves Brasil.
Com o boom das transmissões de shows diante das medidas de isolamento social, haverá um painel com o tema “Produção Musical Remota e Lives Profissionais”, reunindo dois grandes especialistas, Beto Neves, da AudioWorkshop, e o engenheiro de Áudio Igor Comério, para sugestões de como melhor tecnicamente a qualidade sonora das “lives”. Também haverá um painel com Giulia Perin (CD Baby Brasil) e a produtora cultural Duana Peixoto sobre “Como potencializar o seu Canal do Youtube”, buscando apontar estratégias para construção e engajamento de público e monetização.
Além deles, também figuram assuntos como a produção de trilhas sonoras para o mercado de “games”, instruções sobre o uso e as políticas do Deezer, um dos serviços de stream musical mais usados no brasil, uma conversa sobre o Prêmio Profissionais da Música, que premia toda cadeia produtiva da música, e outros temas como música e branding, gestão de carreira e identidade musical.
“Mesmo com a internet bombando de informações, às vezes ela demoram a chegar aqui. O Formemus traz a oportunidade de uma imersão de três dias para estar a par de vários assuntos do mercado musical de uma vez, com o assunto vindo até você”, aponta Simone Marçal, da MM Projetos Culturais, organizadora do evento.
Showcases e videoclipes
Outro ponto alto do Formemus costuma ser os showcases, que reúnem artistas de vários estados com especial preocupação em representar a diversidade social e musical, incluindo a participação de artistas mulheres, negros, LGBTQI+ e outros grupos. Em 2020, o evento recebeu nada menos que 218 inscritos, decidindo ampliar o número de selecionados de seis para oito, contemplando artistas do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo Minas Gerais e Pará. São eles Luciane Dom, Dan Abranches, 2DE1, AURI, Victor Mus, Lucas Estrela, Congadar e Technobrass, que se apresentam divididos em três sessões durante o final de semana.
Os showcases são apresentações curtas, com duração de 20 a 30 minutos direcionados para os players de mercado, produtores e outras agentes que estão em busca de novos talentos, mas também abertos para o público. “É uma apresentação que contribui para a formação de público para os artistas e ao mesmo tempo uma oportunidade para mostrar seu trabalho a grandes nomes do mercado”, explica Simone Marçal.
Ainda compõe a programação do Formemus 2020 a mostra de videoclipes, que terá seis blocos de apresentações durante os dois dias de evento, com produções de obras musicais e audiovisuais de todo Brasil. Para este ano, o evento ainda abre espaço para contribuições monetárias voluntárias para apoiar a ONG Coral Serenata, que atua nos morros de Vitória e está ajudando cerca de 500 pessoas nas comunidades capixabas durante a pandemia. Os doadores concorrem ao sorteio de dois violões Tagima AC39 NT.
Simone Marçal explica que o Formemus surgiu da percepção da carência no Espírito Santo de eventos de formação na área da música. “As pessoas tinham que sair daqui para participar, e muitos não tinham oportunidades. Percebemos que nesses eventos fora do Estado havia pouca participação”, conta.
Ela entende que o Formemus abriu espaço para o Espírito Santo nacionalmente, já que especialistas, produtores e integrantes de setores da cadeia da música em vários estados comparecem. Além disso, pode ter ajudado a despertar a nível local o interesse dos profissionais. Nos últimos anos, observa Simone, tem sido mais comum encontrar capixabas nos eventos nacionais.
AGENDA CULTURAL
Formemus 2020
Quando: 7 a 9 de agosto
Onde: Transmissão através do YouTube
Inscrições: gratuitas pelo site www.formemus.com.br
Mais informações: (27) 3376-1674
Programação completa
7 de agosto (Sexta-feira):
13h35 – Abertura
13h45 – Painel “Trilha Sonora e o Mercado Independente de Games” com Walter Machado (Ubermosh / Swarmride Omega AccrO / WarpZone Drifter) e Thiago Adamo (Game Audio Academy / Game Audio Sounds). O conteúdo do painel passará por temas como rotina de trabalho, equipamentos, autodidata versus estudo formal, DAW e VSTs, bloqueio artístico, influências, trabalhos complexos, SFX procedural, áudio dinâmico, o mercado nacional e internacional e o futuro da profissão.
15h15 – Mostra de Videoclipes – Bloco 1
O Bando & Jupy (@obandoejupy) – “Mudez” – Direção: Gabriela Gaia Meirelles – RJ
Elana Dara (@elanadara) – “Ninguém dá certo comigo” – Direção: Fernando Moraes – SP
Adikto ft. Leoni MC (@profadikto) – “Vingadores” – Direção: Lucas Araújo – ES
Vitrola Baiana (@vitrolabaiana) – “Ouro pouco” – Direção: Silvonei Filho, Marcelo Costa e Guga Barbosa – BA
Parafuso Silvestre (@parafuso_silvestre) – “Desdentado” – Direção: Lara Koer – SC
Oxe (@oxeoficial) – “Mais Solto” – Direção: Hugo OXE e Boson Post (Luiz Nunes e Dudu Brandão) – AL
15h45 – Painel “Indústria da Música Pós-Pandemia – Seria o futuro híbrido?” com Fabiana Batistela (SIM SP), Cris Falcão (Ingrooves Brasil), Ivanna Tolotti (Tum Cult), Andreza Portella (FIG – Festival de Inverno de Garanhuns), Manno Góes (UBC) e Leo Moraes (A Autêntica). A incerteza dos prazos para o retorno da normalidade ainda coloca toda a organização em torno de eventos e espaços musicais ao vivo em cheque. Após seis meses de pandemia, como o mercado musical dos organizadores públicos e privados de evento enxergam o futuro desse mercado? Este é o tema central do debate.
17h45 – Mostra de Videoclipes – Bloco 2
Carnawood (@carnawood) – “Raiz” – Direção: Chico Rasta – PI
Karola Nunes (@karola_nunes) – “Tá vendo seu moço?” – Direção: Juliana Segovia – MT
Cainã e a Vizinhança do Espelho (@a.vizinhanca) – “Cidadão de Bem” – Direção: Cainã Morellato – ES
Luana Flores (@luanafloresdj) – “Guerreira de Lança” – Direção: Ana Moraes – PB
PTK (@ptkmc) – “Diferenciado” – Direção: Amon e Jeffão – ES
Kikito ft. Malu Guedelha (@kikitokikito_) – “Retina” – Direção: Adrianna Oliveira – PA
18h15 – Painel “O Potencial de Consumo da Música Brasileira no Youtube e o Boom de Distribuição na Pandemia” com Walter Venício (Youtube), Marcos Chomen (CD Baby) e Renata Gomes (Ingrooves Brasil). Debate sobre o mercado musical Brasileiro que, nos últimos seis meses, viu o número de distribuição de novas músicas crescer em 120%. Um bilhão de visitantes procuram música no Youtube a cada mês, se tornando a maior plataforma de streaming de música do mundo.
20h – Showcase
Luciane Dom
Dan Abranches
2DE1
8 de agosto (Sábado):
14h15 – Painel “Produção Musical Remota e Lives Profissionais” com Beto Neves (AudioWorkshop) e Igor Comério (Engenharia de Áudio). Este painel traz ao Formemus um dos maiores nomes do mercado de serviços técnicos do brasil, Beto Neves, para dialogar com o produtor musical Igor Comério sobre a formação de conhecimento técnico para profissionais de áudio, as produções profissionais de lives e as mudanças do mercado com produção musical remota para músicos e produtores.
15h35 – Mostra de Videoclipes – Bloco 3
SambAdm (@sambadm) ft. VK Mac & DJ GH – “Dez Motivos” – Direção: Lucas Araújo – ES
Tiago Máci (@tiagmaci) ft. Zeca Baleiro – “Beijo à queima-roupa” – Direção: Arthur Rosa – MA
Alan Bernardes (@alan.bernardes)– “Subúrbio Velho” – Direção: Caro Petersen – RJ
Duo Severino (@severino.music)– “Manhã de Domingo” – Direção: Gabriel Hand – ES
Flávia Ellen (@flaviaellen) – “Desperta” – Direção: Ana Carolina Moraes, Olívia Franco, Lorena Zschaber e Bruna Freitas – SP
Ócio (@ociorock) – “Natural Born Cleaner part II” – Direção: Raphael “Baygon” Teixeira – ES
Pratagy (@pratagy) – “Dias de Verão” – Direção: Lucas Domires – PA
16h05 – Por dentro da Deezer para Artistas com Bernardo Bassin (Deezer) e Alexandre Saldanha (CD Baby Brasil). A Deezer é um dos principais serviços de stream utilizados no Brasil. Neste painel, será debatido um pouco mais sobre a Deezer e como funciona a sua relação com os artistas, a sua construção de conteúdo, políticas de curadoria, playlists e demais serviços, além de novidades e insights sobre o futuro do mercado musical.
17h10 – Mostra de Videoclipes – Bloco 4
Eliabe (@dnlsena) – “Astronauta” – Direção: Daniel Sena – DF
Luana Mascari (@luanamascari) – “Tudo bem” – Direção: Thomas Henne e Pedro Bürgerbraü – SP
Israel Paixão ft. Bwyane (@israelpaixaooficial) – “Tudo posso” – Direção: dr1nho – DF
Vinaa (@vinaadelmar) – “Volta pra casa” – Direção: Vinaa – MA
Licon ft. Keops, Raony, Capone (@thiagolicon) – “Amaré” – Direção: Pri Garcia – MG
Vitu (@vitu.locatelli) – “Deixa Sossegar” – Direção: Vitor Locatelli – ES
Nego Zú e Dani Coimbra (@negozu_) – “Corpo e pele” – Direção: Mateus Alves – RJ
18h40 – Identidade Musical – A Essência da Diversidade da Música Brasileira com Pena Schmidt (Lista das Listas), Thomas Roth (Lua Nova Produtora / Elemess Music n’ Services), Barral Lima (Un Music), Torcuato Mariano (Produtor Musical e dos programas The Voice Brasil/The Voice Kids), Paula Lima (Diretora UBC) e Márcio Brant (Musicxpert). Todo músico é único. Essa construção do artista se realiza pelas características pessoais, estudos, práticas, acesso a instrumentos e oportunidades aproveitadas, em uma construção narrativa muito pessoal. Entretanto, para que sua música e sua identidade musical sejam reconhecidas pelo grande público, existem diversos fatores que deverão ser levados em consideração na construção de uma carreira artística. O DNA da música brasileira é infinito em estilos e em possibilidades e é essa essência diversificada e seus diversos caminhos identitários que serão debatidos neste painel.
20h30 – Exibição do videoclipe “Conexão Periferia”
20h45 – Showcase
AURI
Victor Mus
Lucas Estrela
9 de agosto (Domingo):
14h15 – Música, Branding e Marcas – Sua música, seu negócio e as relações com outras marcas, corporações e produtos no mercado com Bruna Biason (Song4 Produções), Thor Moura (Sling Musical), Gustavo Anitelli (O Teatro Mágico), Dani Ribas (Sonar Cultural e Data Sim) e Amaro Lima (Músico do ES). A música dialoga com as marcas e cada vez mais as marcas dialogam com as músicas e os artistas. As oportunidades dessas relações comerciais são o tema principal desse painel mediado pelo músico Amaro Lima.
16h05 – Mostra de Videoclipes – Bloco 5
Pássaro Vivo (@soupassarovivo) – “Beija-flor” – Direção: Sandrow Almeidan – MG
Enme Paixão (@enmepaixao) – “Killa” – Direção: Jessica Lauane – MA
Thainá Lopez (@thainalopezoficial) – “Deixa eu te falar” – Direção: Sara Engelhardt e Golias Engelhardt – ES
Oto Gris (@otogris) – “Uma prece” – Direção: Jonathas Alpoim e Rafael Neves – PE
Rohmanelli (@rohmanelli) ft. MC Versa, Ju Sofer, Orquidália, Iguanas Tropicais e Duda Medeiros – “Toneaí” – Direção: Antonio Rossa – SC
Izar (@izar_music) – “Todo mundo é mais famoso que eu” – Direção: João Paulo Rocetti e Lucas Duarte – ES
16h35 – Painel “A Gestão de Carreira como Caminho do Sucesso!” com Tereza Dantas (Perpétua Produção Cultural), Barral Lima (Un Music) e Daniel Morelo (Formemus). As complexidades do mercado para além da produção musical e realização de shows muitas vezes fazem o artista pouco preparado desistir de investir em seu sonho. Este debate vai apresentar os principais gargalos da gestão de uma carreira musical e como uma gestão de carreira pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de um projeto.
17h40 – O Prêmio Profissionais da Música e suas + de 100 categorias com Gustavo Vasconcelos (PPM) e Bruno Oxe (Produtor Musical). Este painel vem apresentar o Prêmio Profissionais da Música, que está em sua 6ª edição e premia praticamente toda a cadeia produtiva da música brasileira. Com interlocução do artista e vencedor do prêmio Bruno Oxe, o Formemus 2020 recebe Gustavo Vasconcellos para uma conversa sobre o prêmio e todas as suas possibilidades.
18h25 – Mostra de Videoclipes – Bloco 6
Pedro Gama (@opedrogama) – “Pipa Avuada” – Direção: Zé Pereira – RJ
SoulRa (@soulra.oficial) – “À flor da pele” – Direção: Wilyam Nicolay – MS
Tequilla Bomb (@tequillabomb) – “Na minha jangada” – Direção: Izael Filipe – AL
O Mangue ft. Luiza Lian (@omangueoficial) – “Virada da Maré” – Direção: Rafael Bispo – SP
Xavi (@xavimusic_) – “Quimera” – Direção: Philipe Grilo – ES
Banda AL9 (@bandaal9oficial)– “Ela me ligou” – Direção: Matheus Khouri e Thiago Khouri – SP
Gustavo Rosseb e Adriano (@gustavorosseb) – “Primeiro Remix” – Direção: Raphael Correa – SP
18h55 – Como potencializar o seu Canal do Youtube com Giulia Perin (CD Baby Brasil) e Duana Peixoto (Produtora Cultural). Este painel trata de como construir conteúdos e organizar um canal de Youtube para construção de público, realização de estratégias para mantê-lo engajado e como começar a monetizar o canal de forma inteligente.
20h05 – Showcase
Congadar
Technobrass