No dicionário, a palavra “aporia??? significa dificuldade, impasse ou paradoxo que impede que o sentido de um texto ou de uma proposição seja determinado. Esta aporia – Uma liturgia do desejo segue o raciocínio de Barthes ??? escritor e filósofo francês – no texto Como Viver-Juntos, em que ele calcula a aporia em tópicos que perpassam o desejo, a falta do desejo, a purificação do desejo e a distância. A conclusão do pensador foi de que: ao matar o desejo, ou se abster do outro, mata-se o viver também.
Nesse sentido constrói-se a exposição Esta aporia – Uma liturgia do desejo, mostra que reúne um repertório de fotografias em preto e branco, incluindo paisagens bucólicas (foto abaixo), o gesto, o espaço, a memória, o desejo e o corpo nu. Essa ação faz parte da proposta expositiva do artista Nicolas Soares. A mostra entrou em exibição na última terça-feira (24) e segue até o final de maio, na Galeria Homero Massena, Centro de Vitória.
Para Nicolas Soares, cada retrato apresentado no processo criativo fotográfico se baseia num rito manual simbólico ao desejo. ???São movimentos do corpo e deslocamento de objetos que conversam por meio de gestos numa espécie de liturgia do desejo???, afirmou. O artista ainda citou detalhes da montagem da mostra. ???A densidade da penumbra, montada na instalação da galeria, reaviva as cenas fotografadas e cria uma esfera de devoção???.
A mostra Esta aporia ??? Uma liturgia do desejo, de Nicolas Soares, permanece em cartaz nas instalações da galeria até maio, encerrando o programa de exposições temporárias da Galeria Homero Massena. No total, quatro artistas passaram pelas instalações do espaço cultural.
Serviço
A mostra Esta aporia ??? Uma liturgia do desejo, de Nicolas Soares, entrou em exibição na última terça-feira (24) e ficará aberta ao público até o final de maio. na Galeria Homero Massena – Rua Pedro Palácios, 99 – Cidade Alta, Vitória. A entrada é livre e