domingo, novembro 17, 2024
22.9 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Grandes obras do cinema europeu chegam a Vitória em circuito audiovisual

A partir desta quinta-feira (23), até o dia 29, Vitória recebe mais uma edição do Festival de Cinema Europeu, no Cine Metrópolis, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Serão seis dias de exibição de 11 filmes de diversos países da Europa, todos com sessão gratuita, Será exibido, pelo menos, um filme por dia até o final do evento. 
 
O evento apresentará filmes de países como França, Alemanha, Eslovênia, Suécia, Portugal, Espanha, Holanda, Hungria, entre outros. Entre os filmes inclusos na mostra, está o português Aristides de Sousa Mendes, O Cônsul de Bordéus (foto de capa), dirigido por Franscisco Manso e João Correa. A obra será axibida na abertura do evento, quinta (23), às 20h. Na trama de Aristides de Sousa Mendes, O Cônsul de Bordéus, está a extraordinária história do herói português que salvou mais de 30.000 vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
 
 
Uma das boas surpresas do festival é a apresentação do filme Hope (vídeo acima), uma obra francesa dirigida por Lojkine Boris. Na história está Léonard, um homem camaronês que salva Hope da morte em pleno deserto do Saara. Hope é nigeriana e, junta de Leonardo, deseja abandonar a África e chegar na Europa. O filme é comovente e delicado, elogiado pela crítica e foi uma das obras da Semana de Crítica em Cannes, em 2014. Ele será exibido no domingo (26), às 16h30. 
 
 
Pelo segundo ano seguido trazido pelo Cine Metrópolis, o Festival de Cinema Europeu se caracteriza por incluir em seu circuito filmes que geralmente não entram nas grandes salas de cinema – muitos por questão de conteúdo, destacando temáticas nem sempre bem recebidas pela grande mídia, e outros em que seus realizadores preferem seguir o circuito alternativo de exibição. Outro ponto importante do evento é o acesso a filmes de países que ficam fora da grande produção cinematográfica do mundo, como Eslováquia e República Tcheca. 
 
Para fechar o festival, no dia 29 será exibido às 20h, o filme Ocidente (foto ao lado), de Christian Schwochow, produzido em 2013 na Alemanha. A história se passam no verão de 1978, quando a doutora em engenharia química, Nelly Senff, , com seu filho, foge de Berlim Oriental para começar uma nova vida na Berlim Ocidental. Os dois vão parar em um abrigo de refugiados, mas a burocracia alemã os causa dificuldades. 
 
Serviço
 
O Festival de Cinema Europeu começa na quinta-feira (23) e segue até o dia 29 de junho no Cine Metrópolis – avenida Fernando Ferrari, 514, Goiabeira, Vitória. A entrada é livre. 

Mais Lidas