Na coluna: Festival Voadora, parceria de Sayra e Afronta, Moxuara nas redes, curso livre de artes e oficina de palhaçaria
A Ciclo Escola de Economia Criativa lançou o Grupo de Estudos em Políticas Culturais (Gepcult), com intenção de pesquisar, refletir, debater e promover ações para fortalecer e propor políticas voltadas para a cultura. A metodologia e formato serão construídos coletivamente com os integrantes. Para participar, é preciso preencher um formulário online com algumas informações. Dúvidas podem ser tiradas pelo email [email protected] ou pelo Instagram.
Artistas pedem mais prazo para editais da Secult
Mesmo já tendo havido uma primeira prorrogação de prazo para inscrições nos editais de projetos para serem financiados pelo Fundo Estadual de Cultura (Funcultura), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), parte dos artistas do Espírito Santo defende que haja uma nova extensão da data limite para se inscrever. Os editais são referentes ao ano 2020, mas só saíram no final do ano passado, com prazo de inscrições inicial até dia 2 de fevereiro, depois ampliado até dia 10.
Um abaixo-assinado online que recolheu mais de 150 assinaturas até o fechamento desta coluna é um dos instrumentos de pressão utilizado. Pede para que o prazo seja até o fim de fevereiro, alegando, entre outros pontos, que muitos profissionais da área cultural estão envolvidos com o planejamento e execução de projetos aprovados pela Lei Aldir Blanc.
Afronta e Sayra lançam novo clipe
Moxuara nas plataformas musicais
O consagrado grupo cariaciquense Moxuara disponibilizou recentemente suas canções no Spotify e outras plataformas digitais. O primeiro álbum disponível é o Quarto Crescente, mas a promessa da banda é que outros discos da carreira virão logo mais. Ouça aqui.
Curso livre de artes começa em fevereiro
A artista plástica Elza Filgueiras ministra a partir de 20 de fevereiro o Curso Livre de Arte, no qual ensina técnicas de desenho artístico acadêmico, contemporâneo e mangás. As atividades serão aos sábados no Clube dos Oficiais, em Jardim da Penha, Vitória, destinadas a pessoas de todas idades. Serão quatro turmas de dez alunos, em horários diferentes. Elza Filgueiras é mestre em História e Crítica de Arte pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e especialista em desenvolvimento humano e social, tendo experiência de 17 anos de atuação na área. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (27) 99642-8390.
Galeria de arte seleciona estudantes para exposição
A Galera de Arte e Pesquisa (GAP), localizada na Ufes, abriu inscrições para seleção de três propostas de projetos colaborativos e participativos em arte contemporânea para comporem a exposição virtual Alter/Algo/Ritmos, que vai ocupar as redes sociais da GAP entre março e abril. Podem participar estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos que fazem parte do Centro de Artes da Ufes: Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Comunicação Social, Desenho Industrial/Design e Teoria da Arte e Música. O prazo para envio das propostas vai até dia 28 por formulário online.
Prêmio Sesc de Literatura com inscrições abertas
Vão até dia 19 de fevereiro as inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura, um dos mais importantes do país na área, que contempla as categorias Romance e Conto. O regulamento está disponível em www.sesc.com.br/premiosesc e o processo de inscrição é online e gratuito. No ano passado, o romance vencedor entre quase 700 inscritos na categoria foi de um escritor do Espírito Santo: Caê Guimarães (foto), que teve a obra Encontro você no oitavo round publicada pela importante editora Record. O Prêmio Sesc é conhecido por revelar novos talentos da literatura nacional.
Festival de literatura de Vargem Alta
Curso promove iniciação em palhaçaria
O Lacarta Circo Teatro realiza de 15 a 19 de fevereiro o curso Menor Máscara do Mundo – Iniciação a Palhaçaria, uma oficina focada em preparar e despertar do palhaço de forma teórica e prática. Tendo como facilitadores Amora Gasparini e Carlitos Cachoeira, o curso será pela plataforma Zoom, com atividades de 19h30 a 21h30. As inscrições vão até dia 14 por aqui. bit.ly/MenorMascaraDoMundo
Festival Voadora convida músicos para comporem programação
Focado na difusão da música autoral feita no Espírito Santo, o Festival Voadora abriu inscrições até dia 20 de fevereiro para seleção de nove artistas ou bandas do estado que queiram se apresentar dentro da programação de sua sexta edição, com cachê de R$ 3500. Os interessados devem preencher o formulário.
Lei Aldir Blanc em ação
Em comum, as últimas três notas têm o fato de serem projetos apoiados financeiramente por editais da Lei Aldir Blanc. Chamado inicialmente de lei de emergência cultural, o projeto construído a partir do Congresso Nacional destinou e descentralizou R$ 3 bilhões de recursos federais para a cultura para atender a artistas, espaços culturais e projetos de arte e cultura por meio de repasses feitos por estados e municípios de todo Brasil. Sobre os atrasos nos pagamentos que noticiamos na última coluna, o município de Vila Velha pagou os projetos contemplados no início da semana e a Secult começou a liberar os recursos nos últimos dias.