sábado, novembro 23, 2024
21.6 C
Vitória
sábado, novembro 23, 2024
sábado, novembro 23, 2024

Leia Também:

Grupo de mulheres realiza I Sarau do Coletivo Maria Ortiz

No sarau, que será no Sesc Glória, também acontecerá a apresentação do coletivo, criado em junho

O Coletivo Maria Ortiz, criado no último mês de junho, realiza sua primeira atividade. Trata-se do I Sarau do Coletivo Maria Ortiz, no próximo sábado (13), às 16h, no Sesc Glória, Centro de Vitória. A ideia é, além de apresentar o grupo, ser um espaço para dar visibilidade às escritoras capixabas e suas obras. O sarau acontecerá na modalidade microfone aberto e as autoras poderão se inscrever na hora.

Durante o evento, haverá ainda um varal literário, onde trechos de textos de autoria de mulheres capixaba serão expostos. Uma das organizadoras do Sarau, Taiga Scaramussa, informa que a ideia é que outros eventos sejam realizados pelo coletivo em diversos municípios capixabas. “As atividades serão organizadas por mulheres da cidade que sedia o evento. Já surgiu a possibilidade de eventos em Cariacica, Vila Velha, Viana e Serra”, afirma.

Segundo Taiga, o Sarau também possibilitará o estreitamento de laços entre as escritoras, além de proporcionar ao público conhecer essas artistas por meio de uma atividade cultural gratuita.
O Coletivo Maria Ortiz reúne cerca de 90 escritoras do Espírito Santo e surgiu a partir de uma foto histórica feita em 12 de junho, na Escadaria Maria Ortiz. O registro foi feito por meio de uma mobilização que começou em São Paulo e acabou motivando grupos de todo o Brasil, em 20 cidades brasileiras.

No Espírito Santo, a iniciativa foi organizada pelo Leia Mulheres, um coletivo de leitura de obras de autoria feminina, cujas atividades acontecem mensalmente no Sesc Glória. A ideia da foto foi mostrar que as mulheres estão no mercado editorial.

Essa visibilidade, segundo o coletivo, se faz necessária diante dos obstáculos que as escritoras precisam enfrentar, impostos pelo machismo, e ainda a baixa participação nas academias de letras, o menor índice de reconhecimento nos prêmios literários de maior prestígio, e, até mesmo, a crença no fato de que mulheres escrevem assuntos considerados como tipicamente femininos pela sociedade machista, como amor, casamento e família. A ideia é que o grupo vá muito além do sarau e faça outras atividades, como publicação de antologias.


I Sarau do Coletivo Maria Ortiz


Quando:
13 de agosto

Horário: 16h.

Local: SESC Glória – espaço para exposição no 4º andar

Contato para mais informações: [email protected] ou @coletivomariaortiz

Mais Lidas