Desde a última quarta-feira (14) que os elementos do skate protagonizam uma mostra na Casa Porto das Artes Plásticas, que fica no Centro de Vitória, com a exposição Fricción. E, neste sábado (17), a partir das 16h, o local recebe ainda um bate-papo com os cinco artistas mexicanos que realizam intercâmbio pela Cidade. A participação é livre.
O bate-papo tem como objetivo apresentar o processo da mostra, o trabalho de cada artista e as experiências em circular por diversos países – iniciativa que acontece desde 2009 com esse grupo de artistas do município de Querétaro, no México.
O Festival Latinta Mural segue até o dia 21 deste mês com mais atividades que envolvem os artistas intercambistas, além convidados locais para outras ações e conversas. Já a mostra fica aberta até 1º de outubro, de terça a sexta, das 12h às 19h; e sábados, das 10h às 14h. A entrada é livre.
A exposição
A proposta de Fricción é fazer arte a partir de tábuas de skate, os chamados shapes. E por trás do objetivo artístico, ainda há uma outra causa nobre, o reaproveitamento dos materiais descartados dos skates, abandonados em galpões. O trabalho envolve recolher esse material, apropriá-lo novamente para uso e realizar novas linguagens com ele.
Por lá, 68 objetos estão expostos – de um acervo de 300 trabalhos artísticos com artes, incluindo realizadores de países como a Suécia, Argentina, Japão, Peru, Estados Unidos, Espanha, Porto Rico e, agora, Brasil. Por sinal o Espírito Santo é o primeiro Estado Brasileiro a receber a mostra.
Serviço
O bate-papo com artistas da mostra Fricción, será realizado neste sábado (17), a partir das 16h, na Casa Porto das Artes Plásticas – praça Manoel Silvino Monjardim, 66, Centro de Vitória. A mostra fica aberta até 1º de outubro, de terça a sexta, das 12h às 19h; e sábados, das 10h às 14h. A entrada é livre.