Uma dramaturgia multifragmentada, não cronológica, que aborda linhas narrativas diversas e repletas de surpresas. Tal é a diretriz do espetáculo Cidade/Abismo, nova peça do Grupo Teatro Empório, que estreia na próxima terça-feira (17), dentro da programação do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória. Entrada franca.
A montagem terá duas sessões gratuitas, uma destinada a estudantes da rede pública de ensino e outra aberta ao público.
Na segunda-feira (16) também haverá sessão gratuita do espetáculo no Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto, em Cariacica. Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria a partir das 10h. Além das apresentações, haverá oficinas e exposição que integram o projeto, que foi contemplado no Edital de Produção de Artes Cênicas 2016 da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult).
No espetáculo, uma cantora que questiona o absurdo da sua existência, uma mulher que assiste um corpo cair de uma ponte, mas testemunha a não chegada dele à superfície do mar e um atendente de uma central telefônica que recebe ligações de potenciais suicidas. Esses e outros vértices se conectam numa cidade também repleta de fragmentos.
Para conduzir a investigação e a montagem, o grupo contou com a participação de Marco André Nunes da Aquela Cia. De Teatro, Miwá Yanagizawa e Liliane Rovaris do Areas Coletivo, que juntos com Leandro Bacellar produzem um universo de várias relações em cena.
Duas atividades de contrapartida do projeto A Cidade e o Abismo serão gratuitas para todo o público durante a durante a programação do Festival Nacional de Teatro de Vitória 2017: a exposição GTE 14 ANOS e a oficina de dramaturgia O Drama e as Imagens, que será ministrada pelo dramaturgo do grupo, Leandro Bacellar.
O Grupo Teatro Empório completa 14 anos em 2017. Durante esta trajetória, fotógrafos e artistas registraram a exposição GTE 14 ANOS. A mostra conta a reprodução do olhar para o teatro de Luara Monteiro, Lucas Asseituno, Luana Barreto e Vírgilio Libardi. A curadoria é da artista plástica Kênia Lyra.
Já oficina de dramaturgia propõe a elaboração da escrita dramática a partir de imagens pré-determinadas, escolhidas pelos participantes. Com discussões e escrita de cenas, a oficina é destinada para interessados em dramaturgia para diversos formatos, incluindo o teatro e o cinema. A carga horária será de 12 horas. A oficina será realizada no Teatro Estrelas – Espaço Cultural Ratimbum, no Centro de Vitória.
Serviço
O Grupo Teatro Empório apresenta Cidade/Abismo nesta segunda-feira (16), a aprtir das 19h, no Teatro Centro Cultural Frei Civitella. Avenida Expedito Garcia, Campo Grande, Cariacica (Ao lado do supermercado Carone). Gratuito. Retirada de Ingressos a partir das 10h. Na terça-feira (17) o espetáculo será apresentado no Festival Nacional de Teatro de Vitória, às 21h, no Teatro Carlos Gomes. Ingressos na bilheteria. Às 16h a sessão é destinada a estudantes da rede pública de ensino.