Seis cenas, cinco mulheres e temas em comum: o amor e os ímpetos da rotina. Assim é formado o espetáculo da dança Impulsos, do coletivo Corpus Kardia – em atuação há um ano. O grupo nasceu da turma de Qualificação Profissional em Dança Contemporânea da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi). Foram dois anos de estudos para a finalização do ciclo que traz como produto final a apresentação de Impulsos.
O espetáculo já havia sido apresentado em pré-estreia no palco aberto da própria Fafi. Agora é a vez da estreia oficial em um ambiente maior e com a possibilidade de conversar com um público mais amplo e misto. Dessa forma, Impulsos entra na programação do próximo dia 11, no espaço do palco multiconfiguracional do Teatro Sesc Glória, no centro de Vitória, a partir 19h, com entrada franca.
O planejamento do trabalho começou desde o início do ano, com preparações mais intensas nos últimos seis meses, para acompanhar matéria de Processos de Montagem, em que é preciso montar, levando em conta todas as etapas, um espetáculo. “Trabalhamos por cenas, cada uma com solistas diferentes. Primeiro começamos com as propostas individuais para depois construirmos um roteiro fechado. A ideia foi montar cenas que imprimissem a particularidade de cada profissional”, explica Franciely Sampaio, atriz e integrante do coletivo.
O espetáculo nasce a partir do livro “Kardia – Poemas de Paixão” (foto a esq.) da escritora carioca Vilma Belfort – obra que trabalha as facetas do amor e trata os ímpetos e impulsos do cotidiano. “Vimos que esse escrito dela tinha tudo a ver tanto com o que queríamos retratar quanto com o que buscamos representar como coletivo de arte, foi assim que estruturamos a peça e o nosso nome: Corpus Kardia”, detalha Franciely.
E desse diálogo entre literatura e dança surge Impulsos, um espetáculo que fala sobre cotidianidade; coisas que ficam às escuras; e o próprio amor; além de carregar outras características que Franciely explica. “Escolhemos evidenciar o ser humano a partir da figura feminina, destacando a mulher e o seu corpo. E isso é difícil, mas é prazeroso. Às vezes brinco e digo que a cada ensaio levamos um ‘tapa na cara’. Pois o espetáculo revela muito sobre nós, sobre as fragilidades que nos cercam”.
Com colaboração de Aline Ribeiro e participação coreográfica de Gilberto Mendes, o espetáculo foi construído etapa por etapa pelos formandos do curso. Os planos do coletivo é voltar com mais apresentações no ano que vem e continuar experimentando o circuito profissional.
Serviço
O Coletivo Corpus Kardia apresenta o espetáculo de dança Impulsos no próximo dia 11, às 19h, no Teatro Sesc Glória – Av. Jerônimo Monteiro, 428 Centro, Vitória. Entrada Franca.