Sábado, 27 Abril 2024

Inscrições abertas para oficinas voltadas à comunidade LGBTQIAPN+

dosfilmes_que_ainda_naofizemos_FotoDivulgacao Divulgação

Estão abertas até o próximo dia 20, as inscrições para quem quiser participar do projeto "Dos filmes que ainda não fizemos LGBTQIAPN+". São ofertadas 30 vagas para as oficinas gratuitas de Técnicas de Roteiro para Audiovisual e Editoração de Textos e Livros. As inscrições podem ser feitas neste link. O público- alvo são pessoas maiores de 16 anos que fazem parte da comunidade LGBTQIAPN+.

Divulgação

Das 30 vagas, 25% serão destinadas para pessoas pretas, pardas, indígenas quilombolas, pessoas com deficiência e idosos. As oficinas ocorrerão às terças e quintas, das 18h às 22h, nos dias 27 e 29 de fevereiro e 5, 7, 12 e 14 de março. As aulas serão remotas. A proposta é dar visibilidade às vivências LGBT+ por meio da produção de roteiros audiovisuais, evidenciando assim seus diversos atravessamentos.

Aulas

Nas oficinas, que terão duração total de 24 horas, os participantes terão contato com técnicas de roteiro para produção audiovisual e editoração de textos. As aulas serão remotas e síncronas, distribuídas em seis módulos de quatro horas-aula para Técnica de Roteiro para Audiovisual e dois módulos de quatro horas-aula para Editoração de Textos e Livros.

Livro coletânea

Ao final do ciclo formativo, será publicado um livro coletânea de roteiros cinematográficos produzidos ao longo das oficinas pelos participantes. Serão impressos 100 exemplares e uma edição exclusiva em Braille, que será doada a uma instituição para acesso público, que ainda não foi escolhida. Haverá ainda uma versão digital para acesso e download em plataforma gratuita. O projeto prevê a entrega de 20% dos livros impressos para bibliotecas públicas e comunitárias capixabas.

Prêmio da Música Capixaba

Thais Carletti

O Prêmio da Música Capixaba abriu etapa de indicações e inscrições para as 26 categorias competitivas da premiação, que irá apresentar os destaques técnicos e artísticos, bem como os produtos musicais que se sobressaíram no ano de 2023. As inscrições e indicações poderão ser feitas até o dia 29 de fevereiro no site do Prêmio pelos próprios profissionais. Já as indicações são destinadas ao público em geral.

Novidade

A novidade entre as categorias é o retorno de "Show ao Vivo", que precisará ser comprovada através de registro audiovisual, e a adição da categoria técnica "Intérprete de Libras de Show Musical", que visa alcançar o profissional que tem essa função técnica, social e de interpretação artística, que hoje engloba o serviço de show musical ao vivo.

Etapas

Na primeira etapa do Prêmio, acontecem as indicações e inscrições por categoria, seguidas por pesquisa ativa e levantamento de informações complementares para avaliação. Na segunda, a curadoria artística e técnica acessa todo o material disponibilizado, e cada curador cria um ranking para cada uma das categorias propostas. Esse ranking é unificado por categoria. Dele saem três finalistas direto para a premiação, além dos 10 melhores, que irão para a etapa de Voto Popular, onde será definido mais um finalista. Na última etapa do prêmio, os quatro finalistas se reúnem em cerimônia com transmissão ao vivo para que se conheça os vencedores de cada categoria.

Categorias

No segmento Destaques Técnicos, as categorias são diretor de palco, luthier, roadie, técnico de iluminação de show musical, técnico de som, técnico de áudio – estúdio, intérprete de libras de show musical e produtor executivo de show musical. No segmento Destaques Artísticos, artista solo ou duo, grupo ou banda, instrumentista, revelação musical, produtor musical, intérprete, vozes negras, linguagens urbanas, LGBTQIAPN+, DJ e projeto de impacto social através da música. No segmento Produtos Musicais, as categorias são álbum, EP, música, composição, videoclipe, show ao vivo e capa do ano.

Lá na Piedade

A Cidade Quintal, em parceria com a Expurgação e Árvore Casa das Artes, e apoio da Casa da Barra e Espaço Cena, irá realizar a exposição Lá na Piedade, na Casa Barra, em Conceição da Barra, norte do Estado. A iniciativa articula arte, tecnologia e direito à cidade como resposta para um momento de grande dificuldade enfrentado pela comunidade, quando muitas famílias deixaram suas casas em função de atos de violência, dando lugar para o silêncio e o vazio. Nesse contexto se formou um movimento comunitário diverso na busca por ressignificar espaços e memórias. A abertura será no dia 24 de fevereiro, às 19h. A exposição ficará aberta ao público até 9 de março, de terça a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 14h.

Pré-venda

A editora Urutau, conhecida por angariar fundos em campanhas para subsidiar a publicação de livros, anunciou no site Benfeitoria, a pré-venda de Ação de Animais, primeira obra em prosa do poeta e tradutor capixaba Wladimir Cazé. A campanha segue até 29 de fevereiro, com uma meta inicial de R$ 2 mil, valor mínimo que cobre os custos de edição, revisão, diagramação, capa e impressão. Aqueles que apoiarem a pré-venda do livro receberão recompensas exclusivas, como livros autografados e outros títulos da editora. Os lances começam a partir de R$ 35,00.

Pré-venda II

Em Ação de Animais, Wladimir coloca seu protagonista autoficcional para interagir com escritores locais, como Saulo Ribeiro, Caê Guimarães, Vitor Cei e Wagner Silva Gomes, em cenários como um Jardim da Penha soturno e um campus da Universidade Federal do Estado (Ufes) transformado em condomínio residencial. Também imagina Spike Lee vindo a Vitória para produzir um filme na cidade.

Até a próxima coluna e bom Carnaval!

E-mail:

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/