A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Fundação Nacional de Artes (Funarte) vão promover, gratuitamente, entre os dias 19 e 30 de outubro, as oficinas de Trilha sonora para cena; Montagem e operação de luz; ‘Cenotécnica/contra-regragem’; e ‘Criação de figurino’. A ação integra o Cena em Construção, um programa da Funarte de capacitação técnica em Artes Cênicas.
O Cena em Construção foi idealizado pelo Centro de Artes Cênicas da Funarte. A ação consiste em circuitos de quatro oficinas, ministradas em diversas cidades visitadas por profissionais com reconhecida atuação em suas áreas. Serão um total de 20h/aula, oferecidas gratuitamente. A expectativa da Funarte é atingir cerca de 800 alunos nas 10 cidades visitadas.
O objetivo principal é proporcionar aos participantes aprimoramento e refinamento das percepções sobre os ofícios ligados à concretização do espetáculo; além de contribuir com o processo produtivo da cena; fortalecê-lo e valorizá-lo; e criar oportunidades de reconhecimento e desenvolvimento profissional dos alunos, facilitando a inserção no mercado de trabalho.
Apesar de os cursos serem só no final do mês, as vagas são limitas aos primeiros que realizarem inscrição até a próxima sexta-feira (9). Dessa forma, os interessados devem preencher ficha e enviá-la para o e-mail [email protected].
Os cursos
A oficina de Montagem e Operação de luz terá 30 vagas e será realizada entre os dias 19 e 23 de outubro, das 9h às 13h, no Theatro Carlos Gomes, Centro de Vitória, por Flávio Andrade. O objetivo dela é proporcionar a aproximação com habilidades técnicas (desde o reconhecimento da estrutura elétrica até a confecção de mapas e a operação) e conhecimentos avançados na manutenção de equipamentos e criação artística para o ofício do iluminador cênico (desde a história da iluminação no espetáculo até novas tecnologias na área), visando capacitação inicial de mão de obra para atendimento dos segmentos artísticos circo, dança e teatro.
Em Criação de Figurino, com instrução da artista circense Elsa Wolf, a atividade será trabalhar o aproveitamento e a escolha de tecidos para cada figurino, bem como tipo de costura para cada tecido, desenho e corte de moldes, reforma de figurinos usando criatividade, manipulação de máquina comum e overlock, aplicação de adornos, lentejoulas, strass, vidrilhos. A oficina tem o olhar sobre a criação de figurinos para espetáculos circenses e será realizada entre os dias 19 e 23 de outubro, das 13h às 17h, na Universidade Vila Velha (UVV). Serão 20 vagas.
A oficina Cenotécnica e Contra-regragem tem realização entre os dias 26 a 30 de outubro, das 9h às 13hs, no Theatro Carlos Gomes, com o instrutor Bruno Matos, que compartilhará a experiência profissional de cenotécnica e contra-regragem, buscando a capacitação para o mercado, com aulas teóricas e práticas. Serão 20 vagas.
E por fim a oficina de Composição de Trilha Sonora para Cena será realizada entre os dias 26 e 30 de outubro, das 13h às 17h, na Universidade Vila Velha (UVV). E também serão ofertadas 20 vagas. Essa oficina, com instrução de Marcelo Neves – diretor musical e arranjador -, se destina a apresentar todos os aspectos da criação de uma trilha sonora, sonoplastia e direção musical para espetáculos cênicos, envolvendo simulações com a participação de todos e a apresentação de exemplos de inserções musicais em cenas teatrais.
Serviço
As inscrições para os cursos de Trilha sonora para cena, Montagem e operação de luz, Cenotécnica/contra-regragem e Criação de figurino seguem abertas até a próxima sexta-feira (9) – é preciso realizar inscrição pela internet e enviar para o e-mail: [email protected]. Os cursos são gratuitos e terão realização no final do mês.