domingo, novembro 17, 2024
22.7 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Intercâmbio literário: Caravana Rolidey volta ao Espírito Santo

 
O Caravana Rolidey pode parecer até o nome de um tour de banda de pop rock, mas é um evento literário criado pelo escritor Erre Amaral – inspirado no personagem Lorde Cigano do filme Bye Bye Brasil (1980) –, de São Paulo, para circular o Brasil levando discussões sobre o universo da literatura. A ideia é integrar a iniciativa às necessidades temáticas do local de passagem e, desta forma, passear pelas cidades e capitais realizando uma espécie de intercâmbio entre escritores. Em Vitória, o Caravana Rolidey já esteve uma vez, mas volta para trazer o debate-papo sobre Produção e circulação: literatura independente
 
Para que o Caravana Rolidey chegue até Vitória, foi preciso uma parceria entre dois atuantes capixabas, a editora Cousa, de Saulo Ribeiro, e o site Livros por Lívia, de Lívia Corbelari – que juntos irão unir três escritores no debate-papo, o próprio  Erre Amaral. Manoel Herzog (SP) e Orlando Lopes (ES). O evento terá início na quarta-feira (8), às 19h30, no Grappino RangoBar, em Vitória, com o lançamento de obras de Erre Amaral e Manoel Herzog. Já na quinta-feira (9), será a vez da discussão sobre literatura independente na Biblioteca Pública Estadual, em Vitória, às 19h. 
 
 
As parcerias literárias
 
A volta do Caravana Rolidey em Vitória se deve ao entusiasmo da editora Cousa em trazer o evento, que dessa vez contou com a parceira do Livros por Lívia, um blog de resenhas literárias encabeçado pela jornalista Lívia Corbelari, que conta um pouco de como foi que ela e Saulo se articularam. “O Livros por Lívia sempre foi muito próximo das editoras locais, principalmente a Cousa e a Pedregulho, por conta da amizade que tenho com os editores. Sempre ajudei a divulgar os lançamentos por meio dos blogs e costumo resenhar muitos livros de capixabas, até então, a parceria se dava apenas dessa maneira. Daí, quando surgiu a oportunidade de recebermos o Caravana em Vitória, o Saulo me procurou para ser mediadora do debate e, além disso, consolidar de vez a parceria da Cousa com o Livros por Lívia
 
E foi assim que o evento começou a ser pensado em Vitória. Primeiramente, ambos escolherem os escritores que iriam participar, depois o tema a abordar e, logo, partiram para a produção e divulgação do evento.  O Caravana Rolidey foi  uma forma que os dois projetos, a editora e o blog, encontraram de fortalecer um ao outro e agregar públicos diferentes. Sobre a união de pessoas que o evento faz, Saulo Ribeiro conta um pouco da ideia inicial até escolha de cada um. “A proposta de trazer novamente o evento veio do Erre Amaral, que vive em Minas Gerais, mas lançou seu último livro pela Cousa. O nome de Manoel Herzog, paulista, foi logo lembrado pela participação que ele fez no seminário Bravos Companheiros e fantasmas, realizado em Vitória. Já a Lívia e Orlando Lopes foram lembrados pelo forte trabalho de difusão literária que promovem no Espírito Santo” .
 
Já sobre a escolha do eixo temático, a produção literária independente, Lívia apresenta quais foram as motivações em levantar a pauta do tema. “Os três escritores trabalham literaturas e estilos bem diferentes, entre poemas, contos e romances. Então, nós pensamos em um ponto em comum que unisse a obra de cada um, e logo levantamos a pauta da literatura produzida de forma independente e com poucos recursos, que é um tema que perpassa a obra dos três. Além disso, o legal é também que, como os escritores vivem em cidades diferentes, vamos poder conhecer realidades de locais diferentes, incentivando novas formas de produção e publicação independente por aqui”. 
 
Intercâmbio de obras literárias
 
No dia 8, Erre Amaral (escritor, poeta e ensaísta) e Manoel Herzog (poeta e romancista) dão abertura ao Caravana Rolidey, ao trazerem algumas obras escritas por eles para circular com os capixabas. O primeiro irá trazer as obras Uma Denise (romance, Editora Cousa, 2014); e Le mot juste (romance, Orobó Ediçoes, 2011). Já Herzog trará A Comédia de Alissia Bloom (romance, Editora Patuá, 2014); Os Bichos (romance, Realejo Ediçoes, 2012); e CBA. Cia. Brasileira de Alquimia (romance, Editora Patuá, 2013). Cada livro será vendido por, em média, R$ 30,00.  
 
Serviço
 
O Caravana Rolidey em Vitória terá início da quarta-feira (8), às 19h30, com lançamento de obras literárias no Grappino Rangobar –  Rua Gama Rosa, 128, Centro de Vitória. A entrada é livre. 
 
Na quinta-feira (9), às 19h, será a vez do debate-papo sobre Produção e circulação: literatura independente, às 19h, na Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo (BPES) – Avenida João Batista Parra, 165, Praia do Suá – Vitória. . A entrada é livre.

Mais Lidas